Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Matemática

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Multiplicação e divisão de números naturais por base 10

Trabalhe a regularidade dessas operações e o uso da potência de 10 para resolver problemas com cálculo mental

Grandezas e medidas com o jogo "Desafio das Aves"

Explore grandezas e medidas a partir do jogo "Desafio das Aves", um supertrunfo baseado nos voadores dos seis biomas brasileiros

Planificação de sólidos geométricos

Plano de aula sobre a planificação de sólidos geométricos nas aulas de Matemática

Com boliches, dados e argolas a turma aprende a fazer cálculos

Veja as atividades para que a turma avance nas operações do campo aditivo e multiplicativo

Leitura e interpretação de tabelas nutricionais

Plano de aula de Matemática usa tabelas nutricionais para abordar o tratamento da informação em sala de aula

Leitura e criação de gráficos e tabelas

Plano de aula de Matemática sobre tratamento da informação para Ensino Fundamental 1.

Usando resultados numéricos conhecidos para resolver outros cálculos

Atividade permanente para aumentar o repertório de cálculos memorizados conhecidos pela turma.

Tabela Pitagórica para aprender multiplicação

Atividade permanente de multiplicação para ampliar o repertório de multiplicações e explorar as relações de proporcionalidade.

Leitura de gráficos sobre os animais do zoológico

Sequência didática sobre tratamento da informação para 2º e 3º anos.

"Donald no País da Matemágica": geometria e fantasia

Plano de aula utiliza o filme "Donald no País da Matemágica para resolver problemas utilizando as relações entre as figuras geométricas.

Como explorar a geometria com o documentário "Amilcar de Castro"

Plano de aula explora a transição do desenho (plano) para a escultura (tridimensional).

Discutir estratégias para resolver problemas

Atividade permanente para ensinar os alunos de 2º e 3º anos a socializar diferentes procedimentos de cálculo.

Interpretação de enunciados de problemas

Atividade permanente para ensinar os alunos de 2º e 3º anos a interpretar problemas.

Jogo de cartas Supertrunfo e sistema de numeração decimal

Projeto didático de produção de um jogo de Supertrunfo para trabalhar as propriedades do sistema de numeração decimal com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Medida de massa: quanto pesa este recipiente?

Sequência didática sobre as medidas direta e indireta de massa, com base no peso de um recipiente vazio.

Relação entre medidas com análise das informações de embalagens

Sequência didática sobre a relação entre medidas e análises das informações contidas nas embalagens, - como peso, preço e quantidade - para verificar as representações decimais.

Como medir áreas

Sequência didática mostra que a medida de áreas envolve a comparação entre duas grandezas da mesma natureza.

Geometria: cobrir desenhos e identificar características de figuras

Sequência didática de Matemática para identificar as características das figuras geométricas e as relações entre elas.

Poliedros e corpos redondos

Sequência didática de Matemática poliedros e corpos redondos, para alunos do 4º e 5º anos.

Cópia de figuras geométricas

Sequência didática de Matemática para investigar relações em formas geométricas.

Problemas de divisão com o jogo "Quem dirá 20?"

Sequência didática propõe o jogo "quem dirá 20?" para trabalhar diferentes abordagens da divisão.

Reconhecer a porcentagem como representação da fração

Sequência didática de Matemática sobre reconhecimento da porcentagem como representação da fração de uma quantidade.

Estratégias para resolver problemas de combinatória

Plano de aula ajuda alunos a construir estratégias eficientes para resolver problemas de combinatória.

Operações com frações

Sequência didática para alunos do 4º e 5º anos sobre operações com frações.

O uso das moedas e os números decimais

Sequência didática emprega moedas para ajudar os alunos a compor números decimais.

Relação das frações com o inteiro

Sequência didática de Matemática sobre as relações das frações com o inteiro.

Medida de tempo no calendário

Atividade permanente sobre a identificação da passagem do tempo com base na medição pelo calendário.

Jogo do sítio: localização de objetos e relações espaciais

Sequência didática de Matemática para reproduzir o cenário de um sítio e localizar objetos em função das relações espaciais.

Cópia de um quadrado

Sequência didática para identificar relações entre os elementos de um quadrado.

Composição e reprodução de figuras geométricas

Sequência didática para resolver problemas envolvendo as características da figuras geométricas.

Exploração de sólidos geométricos

Sequência didática para que os alunos compreendam as propriedades básicas dos sólidos geométricos.

Polígonos nos sinais de trânsito

Sequência didática de Matemática sobre a identificação de polígonos e a identificação de formas geométricas nos sinais de trânsito.

Tangram e a geometria de figuras planas

Sequência didática de Matemática sobre o Tangram e a geometria de figuras planas.

Representação gráfica do espaço

Sequência didática sobre a leitura e interpretação de informações matemáticas em representações gráficas.

Características das figuras geométricas

Sequência didática de Matemática fala sobre as características das figuras geométricas para alunos do 1º ao 3º ano.

Jogo de bingo e as regularidades do sistema de numeração

Sequência didática de Matemática traz um jogo de bingo para melhorar a interpretação dos números.

Onde estou? Onde estamos?

Sequência didática de Matemática para Educação de Jovens e Adultos sobre localização e pontos de referência

Medindo áreas na EJA

Sequência didática de Matemática para Educação de Jovens e Adultos, com base em unidades de medida.

Cópia de figuras geométricas na EJA

Sequência didática sobre trabalho com figuras geométricas para os anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA.

Comparação de ofertas

Sequência didática que aborda o diagnóstico da turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA a respeito de estratégias de cálculo.

Problemas de transformação de medidas de tempo

Sequência didática sobre o cálculo de duração de eventos.

Introdução aos números decimais

Plano de aula de matemática sobre representações fracionárias e decimais, com flexibilizações de recursos, tempo e conteúdos para crianças com deficiência intelectual.

Localização de um ponto no plano

Sequência didática de Matemática sobre xadrez para ensinar plano cartesiano, com flexibilização para alunos com deficiência visual.

Orientação espacial

Sequência didática para trabalhar a noção de localização e produção de itinerários com mapas do bairro. Atividade voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Medindo objetos estáticos

Plano de aula em que uma turma do 3º ano precisa medir objetos sem poder compará-los. Precisam, portanto, usar algum instrumento (convencional ou não) para descobrir a medida de cada um.

Diferentes maneiras de resolver problemas de divisão

Sequência didática em que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I precisam utilizar diferentes procedimentos para resolver problemas de divisão sem se apoiar em representações gráficas (desenhos).

Tabela dobrada

Sequência didática com problemas de multiplicação para reconhecer dobros, metades, quádruplos, quarta parte e suas equivalências no Ensino Fundamental I.

Foto a foto

Plano de aula com um problema de combinatória simples que pode ser resolvido com tabelas, adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e multiplicações. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Introdução a problemas com frações

Plano de aula em que os alunos do 4º ano precisam compor quantidades com frações, com problemas do tipo: "quantos pacotes de 1/2 kg preciso para juntar 2 kg de farinha"?

Problemas de proporcionalidade direta

Plano de aula com o objetivo de resolver problemas, reconhecendo que uma mesma operação pode se usada em problemas diferentes. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Divisões equitativas

Sequência didática para introdução das primeiras noções de divisão, relacionadas às regularidades da multiplicação. Atividades voltadas para o 3º ano do Ensino Fundamental I.

Organização retangular: "x" azulejos vezes "y" linhas

Plano de aula com problemas de multiplicação que envolvem os conteúdos específicos de organização retangular para alunos do Ensino Fundamental I.

Análise combinatória simples para fazer sanduíches

Plano de aula com problemas de multiplicação nos quais os alunos do Ensino Fundamental I precisam combinar vários pães e vários recheios para descobrir quantos sanduíches diferentes podem ser montados.

O valor das partes

Sequência didática que visa relacionar o campo numérico com o geométrico, utilizando frações para medir e comparar superfícies. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Livros e pacotes de livros

Plano de aula com problemas que podem ser solucionados com adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e repertórios multiplicativos por alunos do Ensino Fundamental I.

Comparação de frações com cálculo mental

Sequência didática que desenvolve o cálculo mental como ferramenta para comparar frações no Ensino Fundamental I.

Quocientes de naturais

Sequência didática para aprender a utilizar frações como recurso para dividir coisas inteiras no Ensino Fundamental I.

Multiplicação com o jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês

Sequência didática de introdução ao campo multiplicativo por meio do jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês. Atividades voltadas para o 3º ano do Ensino Fundamental I.

Quantas rodas têm "x" carrinhos?

Plano de aula no qual os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental vão utilizar procedimentos próprios para resolver os primeiros problemas multiplicativos.

Trajetos no bairro

Sequência didática para descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos, voltada para as séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Estimativa de resultados por aproximação

Plano de aula no qual os alunos Ensino Fundamental I vão usar diferentes estratégias mentais para resolver questões que não precisam de um cálculo exato.

Adivinhar o número com cálculos mentais

Sequência didática de Matemática para estimular a construção de diferentes estratégias de cálculo no Ensino Fundamental I.

Problemas de multiplicação

Sequência didática com multiplicações envolvendo números redondos (múltiplos de 10) como apoio para multiplicar outros números. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Explosão demográfica

Sequência didática do campo aditivo em que os alunos devem reconhecer a subtração como uma estratégia possível para resolver esse tipo de problema no Ensino Fundamental I.

Brigadeiro de colher

Sequência didática com problemas de adição e subtração que permitem vários caminhos para a solução. A ideia é fazer com que os alunos do Ensino Fundamental I resolvam as operações e comparem as diversas estratégias utilizadas.

Quem venceu?

Sequência didática em que os alunos devem reconhecer a subtração como uma estratégia possível para resolver certos tipos de problemas. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Sessão de cinema: "x" poltronas ocupadas, "y" poltronas vazias

Sequência didática com problemas envolvendo a ideia de composição de medidas com incógnita em uma das medidas. Atividade para o Ensino Fundamental I.

A caixa da transformação

Sequência didática com problemas em que a incógnita aparece no estado final, inicial e na transformação. Atividade para as séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Complete o texto usando números

Plano de aula de Matemática em que os alunos precisam fazer estimativas para preencher um texto sem perder a coerência do significado. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Qual é o número mais próximo de...

Jogo no qual os alunos do Ensino Fundamental I precisam realizar a sobrecontagem ou a subtração para verificar qual o número mais próximo do escrito na lousa pela professora.

Feche a caixa

Sequência didática de Matemática na qual os alunos do Ensino Fundamental I vão aprender a memorizar o resultado de algumas somas por meio do jogo Feche a Caixa.

Problemas na calculadora

Sequência didática de Matemática com problemas envolvendo escritas numéricas e relações aritméticas intrínsecas a um número. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Os mais-mais: livro de recordes

Sequência didática de Matemática para trabalhar hipóteses sobre os números e comparação entre escritas numéricas para o 1º ano do Ensino Fundamental I.

Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita

Sequência didática com situações do campo aditivo em que a incógnita não está no final do problema e requer a subtração para ser descoberta. Atividade voltada para o 3º ano do Ensino Fundamental I.

Cartões numerados

Plano de aula de Matemática sobre as regras do sistema de numeração decimal e comparação entre números de até três algarismos. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

De olho na dengue

Sequência didática de Matemática sobre leitura e interpretação de dados organizados em tabelas de dupla entrada. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Tabela numérica

Atividade permanente de Matemática sobre leitura, escrita e comparação de números, utilizando a tabela numérica, voltada para o 1º ano do Ensino Fundamental I.

Contando de 10 em 10

Plano de aula para ensinar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I a somar mentalmente o 10, sem precisar contar de um e um.

Somar ou multiplicar?

Plano de aula de introdução ao campo multiplicativo para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.

Análise de regularidades do sistema de numeração decimal

Sequência didática para desenvolver a percepção das regularidades do sistema numérico decimal. As atividades são voltadas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.

Coleção coletiva de tampinhas

Projeto didático para desenvolver a compreensão do sistema numérico, procedimentos simples de adição e a escrita de números com mais de um algarismo. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Construção do repertório de cálculos memorizados

Sequência didática para ampliar o repertório de cálculos memorizados de adição e subtração nas turmas de 2º e 3º ano.

Repertório de resultados de cor

Currículo sobre ampliação do repertório de resultados matemáticos memorizados por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Valor posicional e decomposição numérica

Sequência didática de Matemática sobre o uso do dinheiro em compras, para alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental.

Relações entre unidades

Sequência didática sobre equivalências entre unidades de medida de comprimento, massa e capacidade.

Estimando e tirando medidas

Sequência didática de Matemática sobre grandezas e medidas, que introduz o conceito de unidade de medida convencional. Atividade voltada para os alunos do Ensino Fundamental I.

O uso da calculadora e o sistema de numeração

Sequência didática sobre o uso da calculadora para compreender o sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Quadrados, triângulos e retângulos

Sequência didática para trabalhar as relações entre figuras geométricas por meio de dobraduras no papel. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Construção geométrica

Sequência didática de Matemática sobre construções de figuras geométricas. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental I.

Números racionais para resolver problemas de medidas

Sequência didática de Matemática sobre a utilização dos números racionais como recurso para resolver problemas de medidas. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental I.

Brechó escolar

Sequência didática de Matemática sobre adição e subtração. Atividade para alunos do Ensino Fundamental I.

Resolver o problema e explicar a solução

Sequência didática de Matemática sobre campo multiplicativo para alunos do Ensino Fundamental I.

Mesa de 6,5 sapatos

Sequência didática de Matemática que tem o objetivo de ensinar alunos do Ensino Fundamental I a usarem unidades não-convencionais de medida.

Qual é o perímetro?

Sequência didática de Matemática com o objetivo de familiarizar os alunos do Ensino Fundamental I a ter a noção de perímetro.

Pesos e volumes

Sequência didática de Matemática que propõe que crianças conheçam os instrumentos de medição e unidades de medida e as diversas relações entre elas. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Aproximação e estimativa de medidas

Sequência didática de Matemática que mostra como os alunos podem estimar resultados de problemas que envolvem comprimento, capacidade e massa. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Metro, quilômetro. Litro, mililitro

Sequência didática de Matemática sobre equivalências entre unidades de medida, usando as características do sistema numérico, a multiplicação e a divisão pela unidade seguida de zeros e as relações de proporcionalidade direta. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Adivinhação de figuras geométricas

Sequência didática de Matemática sobre reconhecimento de figuras geométricas. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Problemas do campo aditivo

Sequência didática de Matemática sobre diferentes maneiras de se resolver problemas de adição e de subtração nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Matemática salarial

Sequência didática de Matemática sobre o ensino de cálculo no 1o Ciclo da Educação de Jovens e Adultos.

Cálculo mental com frações

Sequência didática de Matemática sobre cálculo mental com frações. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Intercalar frações

Sequência didática de Matemática sobre numeros racionais, voltada para o Ensino Fundamental I.

Buscando informações

Sequência didática de Matemática sobre tratamento da informação. O foco é interpretar informações contidas em comprovantes de pagamento. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Adição e subtração para 1º, 2º e 3º anos

Roteiro didático aponta tudo que é preciso saber sobre o ensino do campo aditivo para turmas de 1º, 2º e 3º anos.

Sistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos

Roteiro didático aponta tudo que é preciso saber sobre o ensino do sistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos.

Contexto e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática

Artigo de Saddo Ag Almouloud, matemático milanês, coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Como são medidas as quantidades na feira?

Os comerciantes usam balanças, mas também instrumentos não convencionais, como bacias

Copa do Mundo: entram em campo as relações geométricas

Convide a meninada a pensar sobre elas sugerindo a construção de um dedobol

O trabalho com problemas geométricos

Ana Flávia Alonço Castanho mostra a importância da resolução de problemas geométricos no ensino de geometria para o Fundamental 1.

Como saber quantas tampinhas Pedro tem?

Para que os alunos criem estratégias e cheguem à resposta, é preciso escolher bem os problemas

É correto pedir a escrita de números em sequência, do 1000 ao 1100, por exemplo?

Resposta de Neurilene Martins, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre o ensino de números

Contrato didático: o "não dito" é essencial

Artigo de Guy Brousseau, presidente de honra da Associação dos Pesquisadores em Didática da Matemática

Multiplicar por 10, por 100 e por 1.000

Pensar nas operações que estão ocultas no sistema de numeração é um apoio para cálculos mais complexos

Como planificar sólidos geométricos

É preciso elaborar hipóteses sobre cada face, sua posição e seu tamanho

Susana Wolman e Maria Emilia Quaranta falam sobre ensino e aprendizagem do sistema de numeração

Susana Wolman e Maria Emilia Quaranta falam sobre sistema de nunmeração

Com jogos, a turma aprendeu a calcular

Boliche, dados e argolas para ensinar números e operações

Todos os sólidos geométricos têm vértices?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre geometria.

A Khan Academy não substitui o professor

Reportagem mostra que a Khan Academy é interessante, mas não substitui o trabalho do professor

Álbum: como trabalhar estratégias de cálculo com jogos matemáticos

Fotos da turma da professora Luciane Ribeiro, que trabalhou cálculo com jogos

Concurso Cultural: A Matemática na Escola

Concurso A Matemática na Escola, entre os dias 3 de dezembro de 2012 e 3 de fevereiro de 2013

Frações: nem tudo acaba em (problemas com) pizza

Reportagem sobre como abordar problemas diversificados com frações

Seus alunos sabem interpretar problemas?

Reportagem sobre como planejar enunciados adequados e como eles interferem na compreensão das tarefas pelos estudantes.

Inaf: comentários sobre as questões de Matemática

Confira exemplos e comentários sobre as questões de Matemática do Inaf

Geometria: três atividades que não podem faltar

Reportagem sobre problemas que envolvem cópia, reconhecimento e distinção de figuras geométricas.

Aprender divisão é mais que dividir

Reportagem sobre como ensinar a divisão para turmas do 4º e 5º anos.

Paola Tarasow e Mercedes Etchemendy falam sobre o ensino da divisão

Entrevista com Paola Tarasow e Mercedes Etchemendy falam sobre o ensino da divisão no Fundamental 1.

A construção do repertório de cálculos memorizados

Reportagem sobre o projeto de memorização de cálculos mentais, desenvolvido por Lucimar Borba de Lima, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

O segredo do sucesso de Khan

Reportagem faz uma análise pedagógica do sucesso do professor Salman Khan, que publica suas aulas em vídeos no Youtube para 4 milhões de alunos

Quem é Salman Khan

Reportagem sobre Salman Khan, o professor que publica suas aulas no Youtube e já conquistou mais de 4 milhões de alunos

Os desafios do ensino da Matemática para alunos com deficiência

Artigo de Teresa Assude, professora do Instituto Universitário de Formação de Docentes, da Universidade de Provence, na França, sobre práticas inclusivas em Matemática.

Um novo jeito de ensinar a tabuada

Reportagem sobre o ensino da tabuada mostra por que é melhor compreender antes de decorar, como a discussão e a reflexão ajudam na aprendizagem e formas de usar a tabela pitagórica

Gráficos e tabelas para organizar informações

Reportagem sobre o trabalho com leitura e interpretação de gráficos e tabelas nas séries iniciais.

Diferentes caminhos para entender e calcular problemas

Reportagem sobre como orientar a análise de enunciados e discussões sobre procedimentos de adição e subtração com turmas do 2º e 3º anos.

Professora de Matemática reinventa seu jeito de ensinar

Reportagem sobre as mudanças pedagógicas de uma professora depois de passar por um curso à distância de Matemática.

Arestas e vértices são elementos exclusivos dos polígonos?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre números racionais.

Geometria para pensar

Reportagem sobre a importância de trabalhar a descrição de figuras geométricas e o vocabulário específico da geometria.

O que são números racionais?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre números racionais.

O que é algoritmo?

Resposta de NOVA ESCOLA sobre a questão do leitor sobre algoritmo.

Qual a utilidade de ensinar unidades de medidas que as crianças pouco utilizam?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre o ensino de unidades de medidas.

Estudo foca alunos com fraco desempenho em Matemática

Reportagem sobre estudo de pesquisadora francesa sobre alunos com fraco desempenho em Matemática.

Palestra de Horácio Itzcovich na Semana da Educação 2010

Reportagem sobre a palestra do especialista argentino Horácio Itzcovich na Semana de Educação 2010

Como iniciar o trabalho com geometria?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre a introdução de geometria.

A calculadora deve ser usada em sala de aula?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre calculadora na sala de aula.

A tabela numérica deve começar pelo zero ou pelo um?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre matemática.

Como ensinar os alunos a antecipação de resultados

Reportagem sobre como ensinar estratégias de antecipação de resultados.

Assim não dá! Ensinar o algoritmo antes do cálculo

Comentário da NOVA ESCOLA sobre o ensino do algoritmo antes do cálculo.

Estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo

Reportagem de sala de aula sobre estratégias eficientes para o ensino do conceito de ângulo.

Fórum sobre avaliação inicial em Matemática

Fórum sobre avaliação inicial em Matemática

Diagnóstico em Matemática: você sabe o que eles já sabem?

Reportagem sobre como fazer o diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre matmética

Álgebra desde cedo

Reportagem sobre a importância das notações para a organização do raciocínio na aprendizagem de álgebra.

Cultura africana e geometria

Reportagem sobre a abordagem da cultura africana nas aulas de Matemática

Problemas com cálculo de tempo

Reportagem sobre o cálculo de duração de eventos para o 4º e 5º ano.

Professora Nota 10 mostra como ensinar ângulos à turma

Apresentação de Andréia Betina Legatzky Klitzke, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professora Nota 10, em 2009. Seu projeto foi sobre Matemática (ângulos)

Multiplicar e dividir o tempo todo

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre diferentes estratégias para ensinar multiplicação e divisão para os alunos Ensino Fundamental I.

Multiplicação e divisão já nas séries iniciais

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre como incorporar noções básicas do campo multiplicativo no currículo, desde o 1º ano do Ensino Fundamental.

Somar e subtrair: operações irmãs

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre a complementaridade entre as operações de adição e subtração, segundo a teoria do campo aditivo.

A incógnita pode estar em qualquer parte do enunciado

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre problemas em que a incógnita não aparece no final da operação, estimulando o aluno a pensar diferentes caminhos para chegar à solução.

Cálculo mental não é chute

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre como ensinar a resolver problemas utilizando o cálculo mental como estratégia no Ensino Fundamental I.

Cálculo mental: contas de cabeça e sem errar

Reportagem sobre a importância de desenvolver a habilidade de calcular mentalmente dentro e fora da sala de aula

A base das operações matemáticas

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre como ensinar a organização e as regularidades do sistema de numeração decimal.

Diversos jeitos de ensinar os números

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre diferentes práticas de ensino das características do sistema numérico decimal nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Memorização e cálculo

Reportagem sobre memorização de resultados matemáticos no Ensino Fundamental 1.

Quando e como foram definidos os sentidos horário e anti-horário?

Reportagem explica a origem dos sentidos horário e anti-horário.

Números bem tratados

Reportagem sobre atividade para turmas iniciais que introduz conceitos de tratamento da informação, em Matemática.

Atividades de cálculo mental na formação continuada

Lista de atividades de cálculo mental com números naturais.

Prova Brasil de Matemática - 5º ano: tratamento da informação

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para 5º ano ou 4ª série.

Prova Brasil de Matemática - 5º ano: grandezas e medidas

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para 5º ano ou 4ª série.

Prova Brasil de Matemática - 5º ano: números e operações

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para 5º ano ou 4ª série.

Prova Brasil de Matemática - 5º ano: espaço e forma

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para o 5º ano ou a 4ª série.

Esportes, como futebol, podem ser usados para ensinar Matemática?

Reportagem sobre como usar o sistema de pontos do Campeonato Brasileiro para ensinar conteúdos de matemática

Solução na medida

Reportagem sobre trabalho de Professora Nota 10 com conteúdos de grandezas e medidas.

Qual a origem das figuras geométricas?

Nova Escola responde dúvida sobre geometria

Nova ordem numérica

Reportagem sobre a didática do ensino de frações.

Atividades de campo multiplicativo

Sugestões de atividades sobre o campo multiplicativo.

De vezes e de dividir

Reportagem sobre a teoria que fundamenta o conceito de campo multiplicativa na Matemática.

Problemas complexos, mas não impossíveis

Reportagens com casos reais de professores que realizam atividades sobre campo aditivo com suas turmas de Matemática.

Atividades sobre o campo aditivo

Sugestões de atividades de adição e subtração para trabalhar o campo aditivo em Matemática.

Chute, não!

Reportagem com casos reais de professores que realizam atividades de cálculo mental com suas turmas de Matemática.

Atividades de cálculo mental

Sugestões de atividades de cálculo mental.

Um ''onzilhão'' de possibilidades

Reportagens com casos reais de professores que realizam atividades sobre sistema de numeração com suas turmas.

Atividades sobre sistema de numeração

Sugestões de atividades para ensino de sistema de numeração, base de todas as operações matemáticas.

Falta fundamentação didática no ensino da Matemática

Entrevista com a pesquisadora Patricia Sadovsky sobre didática da Matemática

Pesquisador Héctor Ponce fala sobre o poder da antecipação

Reportagem fala sobre a palestra dada pelo argentino Héctor Ponce, membro da equipe de Matemática da Direção de Currículo da Secretaria de Educação de Buenos Aires, na Semana da Educação 2008, organizada pela Fundação Victor Civita, em São Paulo.

Manobra bem calculada

Reportagem mostra o Vaga Certa, um jogo matemático com carrinhos e garagens, que vai ajudar a criançada a aprimorar sua capacidade de raciocínio.

Professora ensina formas planas e não-planas à turma

Reportagem mostra atividades de Matemática de uma professora de Guarulhos (SP), que utiliza a construção e a desconstrução de objetos para mostrar aos alunos da 4a série as características de figuras geométricas.

Mostre aos alunos os conceitos de direção e dimensão

Reportagem mostra como a classe pode aprender na aula de Matemática a se orientar no espaço e saber do nome de figuras planas e tridimensionais. Veja também entrevista com o professor Héctor Ponce.

Um dia após o outro no calendário

Reportagem mostra como usar o calendário para ensinar a turma de 1ª série a contagem do tempo.

Receita bem calculada

Reportagem mostra como os alunos podem aprender o que é lucro e prejuízo com a venda de lanches na escola.

Todas as contas num punhado só

Reportagem apresenta uma turma da 1a série de uma escola gaúcha, que aprendeu as quatro operações matemáticas ao mesmo tempo com jogos divertidos e simples.

Um debate animado sobre frações

Reportagem traz sugestões para ensinar frações às turmas do 1º ao 5º ano.

Como medir tudo o que há

Reportagem mostra como alunos do Ensino Fundamental I podem aprender as diferenças entre volume, comprimento, peso, área e outras grandezas utilizadas no dia-a-dia.

Introdução aos números racionais

Entrevista com a professora Claudia Broitman, da Universidade Nacional de La Plata, que fala sobre o aprendizado dos números racionais e frações.

Da cabeça ao caderno

Reportagem fala sobre cálculo mental em aulas de Matemática para jovens e adultos.

Na medida certa

Reportagem mostra como estudar proporções montando maquetes nas aulas de Matemática.

Caça ao tesouro ajuda a ensinar ângulos

Reportagem mostra como uma brincadeira, como a caça ao tesouro, faz com que os alunos aprendam noções de direção e de ângulos nas aulas de Matemática.

Alfabetização estatística

Reportagem mostra como ensinar os alunos das séries iniciais a coletar dados e organizar gráficos.

Cálculo mental: quanto mais diversos os caminhos, melhor

Reportagem sobre como abordar o cálculo mental nas aulas de Matemática.

Vamos às compras

Reportagem traz como sugestão a simulação de compras e vendas na escola para trabalhar conteúdos de soma e subtração nas aulas de Matemática.

Gérard Vergnaud: "Todos perdem quando a pesquisa não é colocada em prática"

Entrevista com o francês Gérard Vergnaud, renomado pesquisador em Matemática, que fala sobre pesquisas didáticas.

O que ensinar em Matemática

Reportagem fala sobre a didática de Matemática, os mitos pedagógicos, as metodologias mais comuns e uma linha do tempo sobre o ensino dessa disciplina no Brasil.

Abaixo a Matemática do papagaio - Fala Mestre com Thomas O'brien

Entrevista com o educador americano Thomas O´Brien, que é contra a decoreba e a favor do construtivismo nas aulas de Matemática.

Números grandes para os pequenos

Reportagem fala sobre como ensinar a turma de 6 anos a aprender os números acima de 10.

Guy Brousseau: referência na didática da Matemática

Reportagem sobre as ideias do educador tcheco Guy Brousseau e a influência delas na didática da Matemática

As situações didáticas de Matemática

Reportagem mostra como o professor de Matemática pode ensinar a turma a criar estratégias para chegar à resolução de um problema.

Medindo objetos estáticos com instrumentos não-convencionais

Animação que mostra uma situação didática na qual os alunos precisam medir e comparar o tamanho de objetos estáticos utilizando instrumentos não-convencionais como sapatos, passos ou palmos.

Aprendendo a inferir em geometria

Animação sobre um exercício que tem como objetivo fazer com que o aluno aprenda a inferir, antecipando a constituição de sólidos geométricos e argumentando suas respostas

Multiplicação entre números de dois algarismos

Animação sobre diferentes procedimentos utilizados por alunos de séries iniciais para resolver um problema que envolve multiplicação entre números de dois algarismos

Ditado de números

Animação sobre ditado de números para problematização de escrita numérica em séries iniciais.

Jogo da memória de Matemática: descubra os dobros

Neste jogo da memória sobre adição, as crianças devem descobrir onde estão os dobros dos números apresentados nas cartas.

Jogo da memória de Matemática: subtração com base no 10

Neste jogo, as crianças são desafiadas a achar o resultado de subtrações com base no 10.

Jogo da memória de Matemática: expressões equivalentes

Jogo da memória para que as crianças exercitem o repértório básico de cálculos do campo aditivo. Neste jogo, o aluno é desafiado a relacionar as expressões com resultados iguais.

Jogo da antecipação

Jogo de Matemática para treinar estratégias de antecipação

Labirinto da tabuada

Jogo de Matemática em que os alunos praticam a tabuada em um campo de futebol.

Feche a caixa

Jogo de Matemática que tem por objetivo estimular o desenvolvimento do cálculo mental.

Daqui pra lá, de lá pra cá

Jogo de Matemática em que as crianças poderão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial.

Jogo do castelo

Jogo de Matemática para auxiliar a criança a compreender o sistema de numeração.

Sjoelbak ou Bilhar holandês

Jogo de Matemática que tem o objetivo de estimular na criança a prática do cálculo mental.

O enigma das frações

Jogo sobre frações criado com exclusividade por NOVA ESCOLA.

Subtração: estratégias de cálculo

Neste vídeo, a consultora pedagógica Priscila Monteiro trabalha diferentes estratégias para resolver problemas de subtração com os alunos da 4ª série da EMEF Olavo Pezzotti

Tabela numérica: por que e como usar

Priscila Monteiro, consultora pedagógica de matemática da Fundação Victor Civita, fala sobre a importância da tabela numérica para os alunos que estão aprendendo sobre o sistema decimal de numeração e dá dicas sobre o seu uso em sala de aula.

Tabuada: como usar a tabela pitagórica

Vídeo em que a pesquisadora argentina, Claudia Broitman, discute os usos da tabela pitagórica no ensino da multiplicação

Cálculo mental: fácil ou difícil?

Vídeo sobre o projeto de Matemática da professora Lucimar Borba de Lima, de Ariquemes (RO), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Claudia Broitman fala sobre o ensino de Espaço e Forma

Entrevista em vídeo com a pesquisadora argentina Claudia Broitman sobre as relações entre o estudo e o ensino do espaço em Geometria

Horácio Itzcovich fala sobre o ensino de números racionais

Vídeo com os principais trechos da palestra de Horácio Itzcovich na Semana da Educação 2010. O professor de Matemática da Universidade de Buenos Aires fala sobre o ensino de números racionais.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Matemática do 1º ao 5º ano

Depoimento de Priscila Monteiro, selecionadora de Matemática do1º ao 5º ano do Prêmio Victor Civita 2010.

Construindo o conceito de ângulo

A professora nota 10 Andréia Betina Legatzky Klitzke fala sobre seu projeto vencedor do Prêmio Victor Civita 2009

Construindo poliedros com varetas

Neste vídeo, o arquiteto Roberto Pompéia, estudioso da Geometria, ensina a construir poliedros com varetas de churrasco.

Rummikub

Vídeo que ensina a fazer o jogo Rummikub.

Resolução de problemas: medidas e cálculos

Trabalho realizado pela Educadora Nota 10 Elaine Terezinha Mattioli Coviello, vencedora do Prêmio Victor Civita 2008, na área de Matemática.

Organização espacial no mapa do bairro

Vídeo da 1ª aula da sequência didática "Orientação espacial" em que as crianças tinham de localizar pontos conhecidos no mapa da região. Atividade realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

"Quantos lápis você tem a mais?"

Vídeo da 3ª aula da sequência didática "Problemas do campo aditivo", na qual os alunos do 2º ano descobrem a adição e a subtração como operações complementares, usando seus próprios lápis.

Detetive de figuras

Vídeo sobre atividade em que as crianças tem de fazer perguntas sobre as características de figuras geométricas para descobrir em qual a professora está pensando.

Construção de sólidos geométricos de massinha

Vídeo sobre atividade de construção e análise de sólidos geométricos, utilizando massa de modelar, numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Elaborando itinerários

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Orientação espacial", na qual os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I elaboram itinerários, dentro do bloco de conteúdos de espaço e forma.

Avançando na divisão sem desenhar

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Diferentes manerias de resolver problemas de divisão". Atividades voltadas para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Primeiras tabuadas

Vídeo da 4ª aula da sequência didática "Da divisão à multiplicação", em que as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I analisaram a proporcionalidade entre as tabuadas do 2, do 3 e do 4.

Diferentes jeitos de dividir

Vídeo da 1ª aula da sequência didática "Diferentes maneiras de resolver problemas de divisão". Atividade voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Primeiros problemas de divisão

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Da divisão à multiplicação" voltada para o 3º ano do Ensino Fundamental I.

Avançando na multiplicação

Vídeo sobre atividade de campo multiplicativo em turma de 3º ano, em que o foco é a percepção da proprocionalidade direta, como a relação de dobros.

Sjoelbak ou Bilhar holandês

Vídeo sobre atividade com o jogo Sjoelbak, em que as crianças do 3º ano têm de desenvolver estratégias dentro do campo multiplicativo para calcular os pontos do jogo.

Somar ou multiplicar?

Vídeo com atividade de introdução ao campo multiplicativo em uma turma do 2º ano, envolvendo pacotes de figurinhas.

Aprendizagens do campo aditivo

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita". Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I podem resolver o problema contando de 10 em 10, por meio de cálculo memorizado ou usando a subtração.

Aprendizagens do campo aditivo no 2º ano

Vídeo da 5ª e última aula da sequência didática "Problemas do campo aditivo". Ao resolver uma situação com figurinhas, os alunos do 2º ano mostram o que aprenderam sobre adição e subtração.

Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita

Vídeo da 1ª aula da sequência didática "Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita". Com a calculadora, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I precisam usar a subtração para solucionar o problema.

Jogo "Detetive de Números"

Vídeo da 3ª aula da sequência didática "Regularidades do sistema de numeração decimal". Os alunos do 2º ano participam de um jogo fazendo perguntas para descobrir o número em que a professora está pensando.

Transformando os números na calculadora - Parte 2

Vídeo da 5ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração". Agora, os alunos do 3º ano já conseguem transformar 4444 em 4044, com operações na calculadora. Também compreenderam o valor posicional dos números.

Analisando regularidades no quadro numérico

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Regularidades do sistema de numeração decimal". Nesta atividade, os alunos do 2º ano começam a perceber características repetitivas das séries numéricas.

Decomposição de números com a calculadora "quebrada"

Vídeo da 4ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração". Os alunos do 3º anos são desafiados a fazer aparecer certos números na calculadora sem digitar determinadas teclas.

Caixa de tampinhas

Vídeo da 4ª aula da sequência didática "Problemas do campo aditivo". Nesta atividade os alunos do 2º ano resolvem um problema de adição com variações da incógnita: no estado final, no estado inicial e na transformação.

Contando de 10 em 10

Vídeo sobre atividade de contagem de 10 em 10 em turma do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Escrevendo números grandes

Vídeo da 4ª e última etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Os alunos do 2º ano discutem sobre a escrita de números altos com dois, três e até quatro algarismos.

Aprendendo a explicar os resultados da calculadora

Vídeo da 3ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração". Nesta atividade as crianças do 3º ano explicam que teclas usaram para chegar a cada resultado.

Contando a coleção de tampinhas

Vídeo da 3ª etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Nesta aula, os alunos do 2º ano registram o aumento de suas coleções por meio da contagem e da sobrecontagem.

Transformando números na calculadora - Parte 1

Vídeo sobre atividade de campo aditivo em uma turma de 3º ano. As crianças começam a perceber como funciona a calculadora, na 2ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração"

Iniciando uma coleção coletiva

Vídeo da 1ª etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Nesta atividade, os alunos do 2º ano desenvolvem diferentes maneiras de contar e de registrar uma determinada quantidade de objetos.

Matemática é D+ - Calculadora

Vídeo sobre uma atividade de uso de calculadora com uma turma de 3ª série.

Matemática é D+ - Parque de diversões

Vídeo sobre uma atividade de campo multiplicativo em que um grupo de crianças têm de relacionar ligados ao dinheiro gasto em um parque de diversões.

Operações com jogo de tabuleiro

Vídeo sobre estratégias de adição no 2º ano com o uso de um jogo de tabuleiro.

Fita métrica para compreender o sistema de numeração decimal

Vídeo sobre atividade de sistema numérico com o uso de fita métrica, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Cópia de figuras geométricas no Fundamental I

O vídeo mostra uma atividade de cópia de figuras, de geometria, utilizando papel quadriculado. Voltada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Frações para medir

Vídeo sobre atividade de frações em que uma turma de 3ª série tem que realizar uma medição com uma medida fixa.

Medindo objetos estáticos

Vídeo do plano de aula "Medindo objetos estáticos" em que uma turma do 3º ano precisa medir objetos sem poder compará-los. Precisam, portanto, usar algum instrumento para descobrir a medida de cada um.

Medidas de uma toalha com a fita métrica

O vídeo mostra uma atividade de grandezas e medidas com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O desafio era tirar as medidas de uma mesa para encomendar uma toalha para uma costureira.

Introdução a problemas com frações

O vídeo da 1ª aula da sequência didática "Introdução a problemas com frações". Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I precisam distribuir igualmente 5 chocolates para 3 crianças.

Explorando as unidades de medida

Vídeo mostra uma atividade de grandezas e medidas na turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, em que as crianças devem escolher a unidade mais adequada para expressar a medida de um produto.

Construção de poliedros

Vídeo sobre oficina de poliedros ministrada pelo educador Roberto Pompéia e comentada por Héctor Ponce, especialista em didática da Matemática.

Cópia de figuras geométricas em papel quadriculado

O vídeo mostra uma atividade de cópia de figuras geométricas em uma turma de 2ª série.

Desenhando e orientando caminhos

Vídeo da 3ª aula da sequênica didática "Orientação espacial". Nesta ativadade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental precisam descrever um percurso para o colega desenhá-lo em um papel quadriculado.

Composição de quantidades com frações

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Introdução a problemas com frações". Nesta atividade os alunos do 4º ano precisam compor quantidades (dois quilos e meio, por exemplo) com somas de frações.

Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.