Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Língua Portuguesa: Produção de texto

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Como trabalhar hipo e hipersegmentação com a turma

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre hipo e hipersegmentação para turmas de 1º ao 5º ano

Estudo e produção de texto com base no gênero 'causo'

Plano de aula para o 5º ano com o estudo do gênero causo e produção de texto

Procedimentos de estudo: tomar notas de aula expositiva

Sequência didática para estimular o hábito de tomar nota de informações ouvidas em aula

Avaliação inicial da produção de texto

Atividade para avaliação inicial do domínio da linguagem escrita para turmas de 1º e 2º anos

Os tipos de discurso

Sequência didática trabalhar a produção de texto e a análise dos discursos direto e indireto com turmas de 3º e 4º anos.

Produção de minicontos no Twitter

Projeto didático de produção de texto para utilizar recursos coesivos e desenvolver a síntese.

Leitura e escrita de contos de aventura

Projeto didático para apropriação da linguagem de contos de aventura.

Reescrita de fábulas mudando elementos da narrativa

Sequência didática ajuda os alunos a comparar e reescrever fábulas, com o objetivo de fazer com que eles apropriem-se de procedimentos de escrita.

Escrita de textos instrucionais: regras de brincadeiras

Projeto didático de produção de textos instrucionais de regras de brincadeiras

Escrita de conto de terror

Sequência didática para trabalhar a produção de contos de terror com os alunos de 4º e 5º anos.

Livro de contos da turma

Projeto didático sobre a produção de um livro de contos da turma tendo como base o livro Contos da Rua Broca.

Mural de indicações literárias

Projeto didático de Língua Portuguesa sobre produção de texto e revisão de aspectos discursivos

A agenda telefônica da turma

Sequência didática sobre o uso de agendas de telefones para ensinar letra inicial dos nomes e ordem alfabética.

Reescrita com personagem-narrador

Sequência sobre reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho com narrador em primeira pessoa.

Produção e revisão de contos de fadas

Projeto didático para identificar características discursivas dos contos de fadas e reescrever um conto.

Mural de animais em extinção

Projeto didático com explicação sobre as etapas de um projeto, tendo como tema-exemplo animais em extinção.

Diagnóstico do domínio da linguagem escrita

Plano de aula sobre diagnóstico de produção textual entre alunos de 3º ao 5º ano.

Como escrever contos de mistério

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre planejamento, transcrição e revisão do texto.

Estudando a paragrafação de verbetes enciclopédicos

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre paragrafação.

Outdoor: convencer em poucas palavras

Plano de aula de Lingua Portuguesa sobre linguagem publicitária e consumismo.

Escrita de verbetes enciclopédicos

Projeto de leitura e escrita de verbetes enciclopédicos.

Livro de fábulas escritas pelos alunos

Projeto didático de leitura e escrita de fábulas para turmas do 3º ao 5º ano.

Produção de texto - 1º e 2º anos

Orientações sobre o que é produção de texto e como ensinar alunos de 1º e 2º anos a realizar bons trabalhos em linguagem escrita

Convide a turma para organizar um diário

A atividade permanente faz com que todos se dediquem com frequência à produção de texto

E-mail, mais um gênero para ensinar à garotada

Reportagem explica como trabalhar a escrita do gênero e-mail em sala de aula.

Filmes para ensinar os tipos de discurso

Reportagem sobre o uso de filmes para trabalhar os tipos de discurso com turmas de 3º e 4º anos.

Como trabalhar com contos de aventura

Projeto didático para apropriação da linguagem de contos de aventura.

Ani Siro fala sobre reescrita de textos literários

Entrevista com Ani Siro sobre didática da linguagem e reescrita de textos.

Comparação e reescrita de fábulas

Reportagem fala sobre a produção e reescrita de fábulas para alunos do 2º e 3º ano.

Jandira de Oliveira Costa Stand

Resumo do projeto de Língua Portuguesa da professora Jandira de Oliveira Costa Stand, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Ensinar a escrever para formar autores

Artigo da professora doutora Márcia Fortunato sobre os desafios de formar escritores proficientes

Abrir mão da letra cursiva e da legibilidade

Comentário da NOVA ESCOLA sobre a importância de ensinar os alunos a utilizarem a letra cursiva depois que se alfabetizam.

Autor de bons textos em formação

Reportagem de sala de aula sobre os processos que envolvem a produção de texto e o projeto da educadora Claudia Tondato, Educadora Nota 10 de 2009.

O estilo dos clássicos da literatura

Reportagem sobre produção de texto que enfoca o trabalho de análise das marcas de estilos de autores profissionais.

Ler para escrever

Apresentação de Claudia Tondato, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10, em 2009. Seu projeto é de reescrita de texto, com o título "Novos Contos da Rua Brocá"

Revisão: a hora de aperfeiçoar o texto

Reportagem sobre revisão de aspectos discursivos

Qual é a utilidade do ditado feito pelo professor?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a validade do ditado feito pelo professor

Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos

Reportagem mostra que, para ensinar aos alunos como produzir textos de diferentes gêneros, é preciso usá-los no dia-a-dia.

O uso de recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa

Reportagem mostra que é possível utilizar recursos de informática em atividades de Língua Portuguesa.

Como reescrever um texto mudando o narrador

Reportagem da série de produção de texto sobre modificação de narrador em atividades de reescrita.

É correto exigir mínimo ou máximo de linhas em produções textuais?

Texto fala sobre limitar ou não a extensão da produção textual na escola.

Contos 2.0: os alunos são autores de um conto de fada

Reportagem mostra que uma turma do 5º ano compôs um livro com adaptações de contos de fadas.

O que e para que(m)

Reportagem sobre a melhor forma de fazer propostas de escrita para turmas de 1º ao 5º ano.

Ler para escrever

Reportagem sobre a necessidade de leitura específica para identificar boas estratégias de escrita

Avaliação diagnóstica na produção de textos

Reportagem sobre diagnóstico inicial para produção de textos em classes do 3º ao 5º ano.

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade

Reportagem sobre produção de texto e a importância da definição de gênero e da revisão no Ensino Fundamental.

Para ir além do tripé narração-dissertação-descrição

Reportagem mostra professoras de São Paulo que aprimoraram a produção escrita de seus alunos, levando artigos de opinião para dentro da sala de aula.

Produzir e revisar textos

Reportagem sobre a palestra da professora argentina Mirta Castedo na Semana da Educação 2008, em São Paulo. O tema abordado foi a importância de produzir e revisar textos em sala de aula.

A chave para o bom texto: revisão

Reportagem mostra como o professor de Língua Portuguesa pode ajudar seus alunos na revisão de textos produzidos por eles. A ideia é ensiná-los a fazer autocorreção. Veja algumas dicas aqui.

Textos com estilo

Reportagem mostra que, ao trabalhar com obras literárias, alunos de todas as séries produzem textps cada vez melhores.

Ler e escrever de verdade

Reportagem mostra como crianças da 1ª Série aprenderam a ouvir uma história, recontá-la, escrevê-la com as próprias palavras, revisá-la e ilustrá-la, até virar um livro

Entrevista com Bernard Schneuwly

Entrevista com o psicólogo suíço Bernard Schneuwly, que fala sobre o ensino da comunicação

Solte os bichos e faça um livro

Reportagem sobre um projeto pedagógico em que os alunos das 3ª e 4ª Séries elaboram um livro contendo ilustrações e descrições de seres imaginários.

Leitura e reescrita de fábulas

Portfólio do projeto “Reescrita de Fábulas”, da professora Jandira de Oliveira Costa Stand, uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita em 2010.

Escrever de verdade - galeria de textos

Galeria de reproduções de textos produzidos por alunos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, durante projetos que contemplaram o estudo dos gêneros, o planejamento e a revisão dos textos escritos.

Reescrita de contos de fadas

Vídeo sobre o projeto de reescrita da Educadora Nota 10, Cátia Elaine Nicolachick, de Itapoá (SC), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Reescrita de fábulas

Vídeo com o professora Jandira de Oliveira Costa Stand, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010, com um projeto sobre reescrita de fábulas.

Produção de texto: os alunos são autores de um conto de fada

Projeto "No Caminho da Autoria", da Educadora Nota 10 de 2007, Renata Gomes Campos Pio dos Reis, professora da EE Maria Angelita Sayago de Laet, em São Paulo.

Avaliação inicial na produção de texto

Vídeo mostra como fazer a avaliação inicial na produção de textos.

Projeto de reescrita de conto

A professora nota 10 Claudia Tondato fala sobre se trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Inclusão nas aulas de produção de texto

A psicopedagoga, Daniela Alonso, comenta as adequações que o professor de Língua Portuguesa deve realizar para incluir alunos com deficiênicas nas aulas de produção de texto.

Diagnóstico e avaliação

Cláudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguea da Prefeitura de São Paulo, orienta que o professor deve diagnósticar as habilidades escritoras dos alunos e adaptar o planejamento das aulas de acordo com a heterogeneidade encontrada em cada turma.

Ler para escrever bons textos

Débora Rana, professora e formadora do Instituto Avisa Lá, destaca que, para mediar um trabalho de escrita, o professor precisa ensinar um tipo específico de comportamento leitor: a busca de informações com o objetivo de produzir um novo texto.

Reescrita no percurso de autoria

Débora Rana, professora e formadora do Instituto Avisa Lá, explica como um percurso de autoria pode ser construído a partir da reescrita de textos conhecidos pelos alunos.

Quais são as condições didáticas da escrita?

Cláudio Bazzoni, assessor da Prefeitura de São Paulo, explica que, ao solicitar a produção de textos, o professor precisa definir junto com o aluno o que escrever (qual gênero), para quê (com que função comunicativa) e para quem (para quais destinatários).

Reescrita coletiva de história conhecida

A formadora Bia Gouveia, do Instituto Avisalá, realiza uma atividade de reescrita coletiva com a 3ª série da Escola Estadual Victor Civita, de Guarulhos.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.