Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Língua Portuguesa: Análise e reflexão sobre a língua

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Heróis da Mitologia Grega

Projeto didático de gramática

Elaboração de cartazes de irregularidades ortográficas

Atividades permanentes de consulta ao dicionário e elaboração de cartazes para aprender irregularidades ortográficas.

Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário

Atividades permanentes de consulta ao dicionário e elaboração de cartazes para aprender irregularidades ortográficas.

Análise de tempos verbais e sua função em um texto

Sequência didática para analisar tempos verbais (presente, passado e futuro do indicativo)

Revisão de concordância verbal e nominal

Sequência didática para ensinar os alunos a revisar textos considerando o uso da norma-padrão da concordância verbal e nominal

Releitura com focalização

Sequência didática para trabalhar com os alunos a reflexão sobre o erro ortográfico, produzindo dicas de como escrever corretamente as palavras terminadas em ESA/EZA

Refletindo sobre o uso do AM e ÃO finais

Sequência didática para trabalhar com os alunos a reflexão sobre o uso das terminações AM e ÃO em verbos (pretérito imperfeito e futuro do presente)

Regularidades ortográficas

Plano de aula com objetivo de fazer o aluno refletir sobre ortografia

Reescrita com transgressão ortográfica

Sequência didática para construir com os alunos um repertório de regularidades ortográficas

Pontuação nos discursos

Sequência didática para analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador: discuros direto e indireto.

Os porquês do porquinho

Sequência didática sobre aspectos gramaticais da língua portuguesa.

Aprendendo a fazer uso da pontuação

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre os conceitos e aplicações da pontuação.

Revisão de texto com foco na pontuação

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre revisão de texto.

Copiar para aprender a escrever

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre regência e concordância em textos escritos.

Trabalhando uma questão ortográfica com ditado interativo

Plano de aula com ditado interativo para estudo da ortografia.

Reescrita de contos com correção ortográfica

Projeto de Língua Portuguesa sobre produção e revisão textual para alunos de 3º e 4º anos.

O correto é dizer "tenho de fazer" ou "tenho que fazer"?

Entenda por que, atualmente, as duas formas são consideradas certas

O correto é "15% das pessoas são" ou "15% das pessoas é"?

Confira como fazer a concordância verbal de acordo com a norma culta

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016

Reportagem sobre as mudanças na Língua Portuguesa com o novo acordo ortográfico.

Por que, de acordo com a nova ortografia, há substantivos sem hífen, como "pé de vento"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a nova regra ortográfica para o uso do hífen em substantivos com elemento de ligação "de".

Não sei quando devo usar "nenhum" e "nem um". Qual é a regra?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões 'nenhum' e 'nem um'.

Como ensinar as irregularidades ortográficas

Reportagem sobre o ensino da grafia correta de palavras com irregularidades ortográficas.

Plantão de Língua Portuguesa tira dúvidas por telefone

Reportagem sobre o serviço que esclarece dúvidas de gramática em Fortaleza, CE.

Por que podemos falar "mais gordo", mas não podemos falar "mais pequeno"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso do grau comparativo dos adjetivos.

Como ensinar ortografia

Reportagem sobre como ensinar ortografia sem ter que ficar decorando regras.

As duas faces da ortografia

Reportagem sobre como trabalhar as regularidades e irregularidades da ortografia em sala de aula.

As letras K, W e Y são consideradas consoantes ou vogais?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

O exercício de soletração tem alguma utilidade na prática escolar?

Nova Escola responde dúvida sobre a importância da soletração

Por que há substantivos que podem ser usados tanto para o gênero masculino como para o feminino?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

Como colocar em ordem alfabética as palavras com cedilha?

Nota explica como colocar em ordem alfabética palavras escritas com cedilha.

Qual a diferença entre língua, idioma e dialeto?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

As mudanças da nova ortografia da Língua Portuguesa

Reportagem sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa e sobre como trabalhar a questão na escola.

Museu da Língua Portuguesa

Reportagem fala sobre o Museu da Língua Portuguesa.

Gramática sem decoreba

Reportagem mostra como ensinar gramática de forma prática, para que a classe escreva melhor

A hora de ensinar ortografia

Reportagem mostra como é importante ensinar ortografia desde as primeiras séries. O conhecimento das normas ajuda a turma a superar o medo de escrever.

Pontuar? Depende do gênero, do leitor...

Reportagem sobre as formas diferentes de pontuação. Tudo depende da intenção do escritor e do gênero do texto.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.