Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Língua Portuguesa: Alfabetização inicial

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Alfabetização: ouvir e ler um mesmo texto no computador

Sequência didática sobre explorar o texto escrito para localizar as partes do texto ouvidas em áudio

Escrever descrições de personagens da mitologia grega

Projeto didático sobre a ampliação do repertório de leituras literárias, focando em um gênero específico: os mitos

Escrita coletiva de e-mail durante a alfabetização

Projeto didático de reflexão sobre o e-mail como ferramenta de comunicação

Leitura e escrita com comparação de receitas

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre ler para localizar informações

Leitura de textos informativos e produção de um álbum digital

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre produção de texto oral com destino escrito.

Leitura na EJA ao som de Gonzagão

Plano de aula sobre leitura na EJA com as músicas de Luiz Gonzaga

Leitura e escrita de marchinhas na alfabetização inicial

Plano de Aula para Ensino Fundamental 1 sobre leitura e escrita pelo aluno por meio do uso de marchinhas de carnaval.

Leitura de índices de livros na alfabetização inicial

Sequência didática focada na leitura pelo aluno e análise do sistema alfabético de escrita.

Introdução à cultura africana com o filme "Kirikú e a Feiticeira"

Plano de aula utiliza o filme "Kirikú e a Feiticeira" para ampliar o repertório narrativo com os contos africanos.

Primeiras leituras de Monteiro Lobato

Sequência didática de leitura pelo professor com o objetivo de apresentar Monteiro Lobato às crianças de 1o e 2o anos.

Ditado para sondagem na alfabetização

Atividade de ditado de palavras e frase para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita

Escrita de títulos de contos conhecidos

Sequência didática para favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita na alfabetização inicial

Escrita de recomendações literárias

Projeto didático para ensinar os alunos a escrever recomendações literárias considerando as características textuais e discursivas do gênero

Ler para saber mais sobre um tema

Sequência didática para ensinar aos alunos procedimentos de leitor em situações de estudo

Leitura de parlendas na alfabetização inicial

Projeto didático para trabalhar a leitura de textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.

Galeria de bruxas

Projeto didático de leitura e escrita na alfabetização inicial.

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho

Sequência didática para o 1º ano sobre leitura, que propõe a comparação entre diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho.

Leitura na hora da chamada

Atividade para incentivar alunos da pré-escola a aprenderem a escrever seu nome e reconhecer os dos colegas

Agenda telefônica da turma da EJA

Sequência didática para trabalhar a escrita com os alunos da EJA que ainda não escrevem convencionalmente

Leitura pelo aluno para aprender a ler na EJA

Sequência didática de leitura para alunos jovens e adultos.

Prática de leitura na EJA

Sequência didática sobre a prática de leitura feita pelo professor para turmas de EJA.

Escrita coletiva na EJA

Sequência didática sobre a produção de um texto coletivamente.

Texto informativo sobre filhotes

Projeto didático que sugere a produção de um encarte sobre filhotes, com objetivo de desenvolver a produção de textos informativos ditados ao professor.

Reconto de histórias conhecidas

Projeto didático sobre reescrita de histórias conhecidas, para a construção de um livro elaborado pelo grupo para ser levado para casa.

Leitura literária e intercâmbio de impressões

Atividade permanente que propõe a leitura de livro de poesias em uma roda de leitura.

Sessões simultâneas de leitura de contos

Projeto didático que propõe três sessões quinzenais de leitura de histórias escolhidas pelas crianças, divulgadas em cartazes com a propaganda das sessões.

Leitura de textos informativos feita pelo professor

Atividade permanente que sugere a leitura de textos informativos sobre temas de interesse dos alunos.

Leitura de títulos de histórias conhecidas

Atividade permanente que sugere uma rotina semanal de leitura de contos de fadas conhecidos dos alunos.

Coletânea de textos poéticos memorizados

Projeto didático que propõe a construção de saberes sobre a leitura, mesmo antes de saber ler convencionalmente, por meio da produção de uma coletânea de poesias.

Comparar personagens de diferentes histórias

Sequência didática que propõe a comparação de histórias sobre um mesmo personagem, para que a criança perceba semelhanças e diferenças na descrição de suas características

Galeria de personagens

Sequência didática de atividades de reflexão sobre o sistema de escrita, que propõe a criação de uma galeria de personagens mais importantes das histórias preferidas da turma.

Legendas para fotos

Projeto didático que propõe um trabalho de produção e revisão de legendas escritas pelos alunos para fotos de um passeio do grupo.

Livro de parlendas preferidas

Projeto didático que propõe a produção de um livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Criar agendas telefônicas

Projeto didático sobre a confecção de agendas telefônicas em ordem alfabética com o auxílio do alfabeto pendurado na parede.

Leitura e escrita de nomes próprios

Sequência didática sobre leitura e escrita de nomes próprios para incentivar a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita.

Leitura pelo aluno na alfabetização inicial

Sequência didática sobre prática de leitura na alfabetização inicial.

Projeto biografias e autobiografias

Projeto de Língua Portuguesa sobre produção de biografias dos alunos.

Escrita pelo aluno na alfabetização inicial

Roteiro sobre a situação didática de escrita pelo aluno na alfabetização inicial.

Quais são as dúvidas das famílias sobre alfabetização?

Envie seus comentários e colabore com a reportagem de NOVA ESCOLA

Alfabetização: placas novas para o hortifrúti do bairro

Com um projeto simples e criativo, a sala inteira aprendeu a ler e escrever

Como organizar atividades permanentes na alfabetização?

Resposta de Neurilene Martins, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre rotina na Alfabetização Inicial

Projetos para saber mais sobre um tema no início da alfabetização1

Artigo de Claudia Molinari, professora de Didática de Leitura e Escrita da Universidade Nacional e La Plata

Alfabetização e tecnologia

Como incluir computadores, lousas digitais e outros recursos no planejamento de atividades desafiadoras

Encontro histórico entre especialistas

A psicolinguista Emilia Ferreiro e a pedagoga Telma Weisz inauguram os Grandes Diálogos

NOVA ESCOLA promove encontro entre Emilia Ferreiro e Telma Weisz

Reunidas, duas das maiores especialistas em alfabetização conversam sobre ensinar a ler e escrever

Como trabalhar a segmentação convencional das palavras

"É para escrever tudo junto ou separado?". Confira como trabalhar essa dificuldade tão comum na alfabetização inicial

Alfabetização: vamos criar fichas para um jogo de memória?

Reportagem explica como trabalhar a o sistema alfabético de escrita com a criação de um jogo de memória

Alfabetizar na EJA: o que muda no planejamento das aulas?

Reportagem aborda as mudanças que o professor deve fazer em seu planejamento quando alfabetiza alunos na EJA

Telma Weisz fala da alfabetização nas escolas públicas nas últimas décadas

Entrevista com a especialista em alfabetização Telma Weisz.

As particularidades das escritas silábico-alfabéticas

Reportagem sobre as melhores intervenções para ajudar os alunos silábico-alfabéticos a se alfabetizarem.

Alfabetização: como trabalhar linguagem e reflexão sobre o sistema juntos

Reportagem explica como articular as práticas de leitura e de produção de texto à reflexão sobre a escrita.

Diana Grunfeld fala sobre a intervenção do professor no processo de alfabetização

Entrevista com Diana Grunfeld, especialista em didática da alfabetização e presidente da Rede Latino Americana de Alfabetização na Argentina.

Reescrita de textos literários na alfabetização inicial

Reportagem sobre o projeto de leitura e escrita de texto literário, desenvolvido por Catia Eliane Nicolachik, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

O que está incluído em uma alfabetização inicial para todos?

Artigo da pesqusiadora argentina, Mirta Castedo, sobre diversidade e inclusão nas situações didáticas da alfabetização inicial.

A desestabilização das escritas silábicas: alternâncias e desordem com pertinência

Artigo da pesquisadora argentina, Emilia Ferreiro, sobre os detalhes do período silábico-alfabético do processo de aquisição da língua escrita na alfabetização.

Em seis meses, 100% dos alunos alfabetizados

Reportagem sobre a professora alfabetizadora Eudes da Silva, de São Bernardo do Campo.

Leitura de listas de títulos

Reportagem sobre como planejar uma boa situação didática de leitura pelo aluno na alfabetização inicial.

O caminho para alfabetizar

Reportagem mostra que é essencial mergulhar no funcionamento do sistema escrito alfabético em meio às práticas sociais de linguagem em que ele se expresas.

Alfabetização: 6 práticas essenciais

Reportagem aponta as seis ações indispensáveis para a alfabetização e os erros mais comuns que podem ser cometidos no ensino.

Ainda se usa o caderno de caligrafia?

Resposta de Heloisa Ramos à pergunta da leitora sobre caderno e caligrafia.

Jaime Luiz Zorzi: "A escola ignora quem não consegue aprender"

Entrevista com o fonaudiólogo especializado em problemas de desenvolvimento da escrita

7 perguntas sobre textos memorizados na alfabetização

Reportagem sobre o uso de textos memorizados na alfabetização inicial.

Palestra de Anne-Marie Chartier na Semana da Educação 2010

Reportagem sobre a palestra da pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier na Semana de Educação 2010.

Como trabalhar com projetos didáticos na alfabetização

Reportagem sobre o trabalho com projeto didático de Milca dos Santos, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009.

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?

Exercício de interpretação de hipóteses de escrita de alunos da alfabetização inicial

Ler e escrever na 1ª série

Reportagem sobre o comprometimento de duas professoras para alfabetizar toda a turma de 1ª série

Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)

Lista de apostilas e vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Todos alfabéticos

Apresentação de Milca Luiza Toyneti dos Santos, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10. Seu trabalho é de alfabetização.

Célia Diaz Argüero: "A organização do texto vale tanto quanto vírgula e ponto"

Entrevista com a especialista Celia Dias Argüero sobre o uso que as crianças fazem da pontuação na alfabetização inicial

Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?

Nova Escola responde dúvida sobre alfabetização

Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito

Situações didáticas em sala de aula para atividades de ditado para o professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de ditado para o professor.

Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente

Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de leitura pelo aluno.

Como elaborar atividades de escrita pelo aluno na alfabetização

Situações didáticas em sala de aula para atividades de escrita pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de escrita pelo aluno.

A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização

Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de leitura pelo professor.

Parceiros em ação na alfabetização

Como formar grupos nas turmas de alfabetização inicial para que o trabalho fique mais produtivo. Colocar crianças de hipóteses alfabéticas diferentes é essencial no processo

Organizar a rotina da alfabetização

Como o professor deve planejar antecipadamente todas as atividades de cada semestre, com a preocupação de distribuí-las entre atividades permanentes, projetos e sequências didáticas.

Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma

Como fazer o diagnóstico inicial de uma nova turma para descobrir as hipóteses alfabéticas de cada aluno. Procedimentos básicos para acompanhar e registrar a evolução da criança durante o ano.

Alfabetizar é todo dia

Reportagem que mostra ao professor a importância de se manter atualizado sobre as pesquisas a respeito de situações didáticas a serem utilizadas na alfabetização inicial

Entrevista com Ana Maria Kaufman sobre alfabetização

Entrevista com a pesquisadora argentina Ana Maria Kaufman, na qual ela fala sobre a importância das intervenções do professor durante as atividades de alfabetização inicial.

Entrevista com Telma Weisz sobre alfabetização inicial

Entrevista com a educadora e pesquisadora Telma Weisz sobre alfabetização.

Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?

Nota explica por que as crianças aprendem primeiro a escrever com letra de forma e só depois passam a usar a cursiva.

O alfabeto não pode faltar

Reportagem sobre o uso do alfabeto como recurso de apoio nas classes de 1º e 2º anos.

Letramento de verdade

Reportagem sobre projetos de leitura e escrita em aulas de diversas disciplinas.

As situações didáticas de Língua Portuguesa

Reportagem mostra que tipos de atividades podem ser realizadas na fase de alfabetização inicial.

Perguntas e respostas sobre Alfabetização

Reportagem responde as principais dúvidas sobre alfabetização

A professora Mariluci garante: ''Vou alfabetizar todos eles até o fim do ano''

Reportagem mostra como a professora Mariluci Kamisaka garante que seus alunos, moradores da maior favela de São Paulo, saiam da 1ª série lendo e escrevendo

Ensinar a falar é tão importante quanto ensinar a ler e a escrever

Reportagem fala sobre a importância de crianças e jovens aprenderem a falar em público. Essa habilidade pode ser desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa.

Cláudia Molinari aborda estratégias de intervenções conscientes

Cobertura da Semana de Educação 2008. A especialista em Alfabetização, a argentina Cláudia Molinari, fala sobre estratégias de intervenções conscientes no ensinamento da leitura e da escrita.

Ler rima com prazer

Reportagem mostra projeto de alfabetização com parlendas em Alagoas.

Crianças aprendem a ler e escrever na areia da praia

Reportagem mostra projetos de alfabetização que usam a areia da praia, placas e até cardápios de restaurantes.

Entrevista com Emilia Ferreiro

Entrevista com a psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, que fala sobre a leitura na era da internet e do desenvolvimento tecnológico.

Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização

Especial Grandes Pensadores sobre Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina que mostrou novas formas pelas quais as crianças aprendem a ler e escrever, causando grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização.

Telma Weisz: "A culpa pelo fracasso não é do aluno"

Entrevista com a educadora carioca Telma Weisz. Ela critica o uso da cartilha no processo de alfabetização e diz que há outras formas de ensinar a ler e a escrever.

Ana Teberosky: ''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita''

Entrevista com a educadora argentina Ana Teberosky. Para ela, a alfabetização é mais eficiente nas sociedade que valorizam a cultura escrita e a interação entre as pessoas.

Aulas que estão no gibi

Reportagem sobre como usar as histórias em quadrinhos na alfabetização. A criança aprende a se comunicar por meio de desenhos e de palavras.

Emilia Ferreiro: ''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise''

Entrevista com a psicolinguista Emilia Ferreiro. Ela avalia como as inovações tecnológicas trouxeram mudanças nas práticas de leitura e escrita nas escolas.

Quem conta um causo aprende a ler

Reportagem mostra como usar em aula os contos de assombração para os alunos de 2ª série.

O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores

Reportagem mostra a importância dos contos de fadas na escola. Veja dicas de leitura de clássicos da literatura infantil.

A escrita do nome próprio

Animação com análise da escrita do nome próprio, em atividade de cópia de escrita convencional, realizada por uma criança de 4 anos.

Conhecimento Didático | Grandes Diálogos com Delia Lerner

As situações didáticas fundamentais e o papel da formação do professor das séries iniciais foram tópicos debatidos por elas

Escrita alfabética e não alfabética

Episódio do Nova Escola na Sua Escola mostra atividade de leitura e escrita em turma com diferentes níveis de conhecimento

Delia Lerner e Regina Scarpa conversam sobre alfabetização

A coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA, Regina Scarpa, recebe, no dia 25 de julho, às 16h, a educadora argentina Delia Lerner para mais uma edição da série Grandes Diálogos NOVA ESCOLA. O debate tratará de questões relativas à aquisição da leitura e da escrita pelas crianças e será mediado por Beatriz Gouveia, coordenadora do Instituto Avisa Lá. Deixe suas dúvidas e perguntas nos comentários. Elas poderão ser respondidas ao vivo pelas especialistas. Participe!

Emilia Ferreiro: papel das expectativas dos professores sobre a aprendizagem dos alunos

A especialista em alfabetização Emilia Ferreiro participou com Telma Weisz da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola. Neste vídeo, Emilia responde a Telma sobre o papel das expectativas dos professores sobre os alunos.

Emilia Ferreiro fala sobre sua contribuição às pesquisas sobre alfabetização

Emilia Ferreiro e Telma Weisz participaram da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola. Neste vídeo, Emilia diz o que considera ter sido sua maior contribuição para as pesquisas sobre o tema.

Emilia Ferreiro: considerações sobre alfabetização e tecnologias

Emilia Ferreiro e Telma Weisz participaram do Grandes Diálogos, produzido por Nova Escola. Neste vídeo, Emilia tece comentários sobre a alfabetização das crianças no contexto das novas tecnologias.

Emilia Ferreiro: cisão entre alfabetização e letramento

Emilia Ferreiro e Telma Weisz participaram da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola. Neste vídeo, as duas especialistas falam sobre a cisão entre alfabetização e letramento.

Emilia Ferreiro: a importância da criança escrever conforme suas ideias

A especialista em alfabetização Emilia Ferreiro participou da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola, Neste vídeo, Emilia fala sobre a importância de valorizar que as crianças escrevam conforme suas ideias

Emilia Ferreiro: o que as crianças podem aprender na Educação Infantil sobre leitura e escrita

A especialista em alfabetização Emilia Ferreiro participou da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola, Neste segundo vídeo, Emilia fala sobre a leitura e escrita na Educação Infantil.

Emilia Ferreiro: a dúvida sobre a idade certa para alfabetizar

Emilia Ferreira participa da série Grandes diálogos promovida por Nova Escola, No primeiro dia, ela fala sobre a idade certa para alfabetizar.

Telma Weisz: A cultura escrita e o analfabetismo funcional

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre analfabetismo funcional, práticas de linguagem e a cultura escrita.

A importância do estudo para os alfabetizadores

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre a importância do estudado e da formação continuada para os professores alfabetizadores. Ela comenta a velocidade que as pesquisas avançam nessa área e a complexidade de se trabalhar ensinando as crianças a ler e escrever.

Telma Weisz: A importância do estudo para os alfabetizadores

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre a importância do estudado e da formação continuada para os professores alfabetizadores. Ela comenta a velocidade que as pesquisas avançam nessa área e a complexidade de se trabalhar ensinando as crianças a ler e escrever.

Telma Weisz: A passagem da hipótese silábica para a silábica-alfabética

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre as pesquisas sobre a alternância grafofônica e sobre como as crianças passam da hipótese silábica de leitura para a silábico-alfabética.

Os principais avanços na área de alfabetização

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre os principais avanços da alfabetização nos últimos anos.

Telma Weisz: Alfabetizar no contexto da cultura escrita

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre a relação entre a cultura escrita, as práticas de linguagem e a alfabetização.

É correto deixar de ensinar a letra cursiva?

Beatriz Gouveia fala sobre a importância do ensino da letra cursiva

Aprender a linguagem que se escreve - parte 3

Última parte do sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 2

Segunda parte do sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 1

Sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Alfabetização

Depoimento de Débora Rana, selecionadora de Alfabetização do Prêmio Victor Civita 2010.

Projeto de indicações literárias na Alfabetização inicial

Vídeo sobre o Projeto de Indicações Literárias apresentado aos alunos do 1º ano da Escola Estadual Victor Civita, em Guarulhos, para desenvolver conhecimentos sobre o sistema de escrita.

Planejar é preciso - parte 2

Continuação do último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Planejar é preciso - parte 1

Último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que acontece quando lemos - parte 2

Última parte do décimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que acontece quando lemos - parte 1

Nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 5

Última parte do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Planejar é preciso - parte 2

Continuação do último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que acontece quando lemos - parte 1

ono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Alfabetização e contextos letrados - parte 4

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 3

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 2

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 1

Nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 5

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 4

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 3

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 2

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 1

Oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 4

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 3

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 2

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 1

Sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 4

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 3

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 2

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 1

Sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 4

Última parte do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 3

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 2

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 1

Quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 5

Última parte do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita: primeiros passos - parte 4

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 3

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 2

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 1

Quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita - parte 6

Última parte do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 5

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita - parte 4

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 3

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita - parte 2

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 1

Terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Em outras palavras - parte 3

Continuação do segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Em outras palavras - parte 2

Continuação do segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Em outras palavras - parte 1

Segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 4

Última parte do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 3

Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 2

Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 1

Primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrita de texto informativo na alfabetização de jovens e adultos

Vídeo sobre a produção de textos informativos na Educação de Jovens e Adultos.

Leitura de textos informativos na alfabetização de jovens e adultos

Vídeo sobre o trabalho com textos informativos na alfabetização de jovens e adultos.

Como os adultos não-alfabetizados pensam a língua escrita

Vídeo sobre as concepções que alunos jovens e adultos têm sobre o sistema de escrita.

O computador pode ser um grande aliado na alfabetização de adultos

Vídeo sobre o uso do computador na alfabetização de jovens e adultos.

O limite da problematização da escrita com alunos adultos

Vídeo com depoimento da especialista em Educação de Jovens e Adultos, Marta Durante.

Revisão coletiva de texto na EJA

Vídeo sobre uma atividade de revisão coletiva de texto com alunos adultos.

As contribuições de Paulo Freire para a alfabetização de adultos

Vídeo com depoimento de especialistas sobre as contribuições práticas e teóricas de Paulo Freire para a Alfabetização.

Palestra de Emilia Ferreiro sobre Alfabetização

A psicolinguista Emilia Ferreiro fala sobre alfabetização durante a 1ª Semana de Educação, em outubro de 2006.

Conhecer cada um, alfabetizar todos

A professora nota 10 Milca Luiza Toyneti dos Santos fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Panorama de alfabetização - Prêmio Victor Civita 2009

Débora Rana, selecionadora de Língua Portuguesa / Alfabetização, fala sobre o o perfil dos trabalhos enviados para a edição 2009 do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Escrita pelo aluno para aprender a escrever

Vídeo com atividade de escrita realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Leitura pelo professor

Vídeo com atividade de leitura pelo professor, realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Leitura pelo aluno para aprender a ler

Vídeo com atividade de leitura realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Ditado para escriba: produção de texto oral com destino escrito

Vídeo com atividade de ditado para escriba realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 5

Quinta e última parte do vídeo com palestra da professora Telma Weisz, na qual a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 4

Quarta parte do vídeo com palestra da professora Telma Weisz, na qual a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 3

Terceira parte da palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 2

Segunda parte de vídeo com palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 1

Vídeo com palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

A importância do nome próprio - parte 2

Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial.

A importância do nome próprio - parte 1

Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial.

Diagnóstico na alfabetização inicial

Vídeo sobre como e por que fazer um diagnóstico de hipóteses de escrita na alfabetização inicial.

Leitura de textos informativos

Vídeo de atividade de leitura de texto científico realizada com alunos ainda não alfabetizados.

Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.