Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Língua Portuguesa

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Clarice Lispector para crianças

Saiba como usar os textos da escritora Clarice Lispector para criar o gosto pela leitura

Alfabetização: ouvir e ler um mesmo texto no computador

Sequência didática sobre explorar o texto escrito para localizar as partes do texto ouvidas em áudio

Escrever descrições de personagens da mitologia grega

Projeto didático sobre a ampliação do repertório de leituras literárias, focando em um gênero específico: os mitos

Escrita coletiva de e-mail durante a alfabetização

Projeto didático de reflexão sobre o e-mail como ferramenta de comunicação

Leitura e escrita com comparação de receitas

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre ler para localizar informações

Leitura de textos informativos e produção de um álbum digital

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre produção de texto oral com destino escrito.

Como trabalhar hipo e hipersegmentação com a turma

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre hipo e hipersegmentação para turmas de 1º ao 5º ano

Estudo e produção de texto com base no gênero 'causo'

Plano de aula para o 5º ano com o estudo do gênero causo e produção de texto

Leitura na EJA ao som de Gonzagão

Plano de aula sobre leitura na EJA com as músicas de Luiz Gonzaga

Heróis da Mitologia Grega

Projeto didático de gramática

Sequência Didática: Pesquisando e escrevendo sobre os animais

Sequência didática de alfabetização fala sobre como como aproveitar as atividades de leitura e escrita sobre os animais para propor a reflexão sobre a escrita.

Exposição oral sobre os "porquês" da digestão humana

Projeto didático de Língua Portuguesa sobre a produção de um seminário para alunos das séries finais do Ensino Fundamental 1

Comunicação oral - entrevista no contexto de estudo

Projeto didático de Língua Portuguesa - comunicação oral - para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental 1

Leitura e escrita de marchinhas na alfabetização inicial

Plano de Aula para Ensino Fundamental 1 sobre leitura e escrita pelo aluno por meio do uso de marchinhas de carnaval.

Reescritas de Chapeuzinho Vermelho

Projeto didático para trabalhar a leitura e reescrita de contos, com foco nos procedimentos de revisão.

Ler para estudar: aves em extinção no Brasil

Projeto didático para trabalhar a leitura de textos informativos em contexto de estudo.

Procedimentos de estudo: tomar notas de aula expositiva

Sequência didática para estimular o hábito de tomar nota de informações ouvidas em aula

Leitura de índices de livros na alfabetização inicial

Sequência didática focada na leitura pelo aluno e análise do sistema alfabético de escrita.

Literatura na EJA: leitura para os filhos ou netos na hora de dormir

Sequência didática que prepara alunos da EJA para ler livros em voz alta para crianças na hora de dormir

Como despertar o interesse pelos livros com o filme "Pagemaster - O Mestre da Fantasia"

Plano de aula utiliza o filme "Pagemaster - O Mestre da Fantasia" para discutir gêneros literários.

"Matilda": como adaptar um texto para o cinema

Plano de aula utiliza o filme "Matilda" para analisar a adaptação de um livro para filme.

Introdução à cultura africana com o filme "Kirikú e a Feiticeira"

Plano de aula utiliza o filme "Kirikú e a Feiticeira" para ampliar o repertório narrativo com os contos africanos.

Avaliação inicial da produção de texto

Atividade para avaliação inicial do domínio da linguagem escrita para turmas de 1º e 2º anos

Os tipos de discurso

Sequência didática trabalhar a produção de texto e a análise dos discursos direto e indireto com turmas de 3º e 4º anos.

Produção de minicontos no Twitter

Projeto didático de produção de texto para utilizar recursos coesivos e desenvolver a síntese.

Círculos de leitura de "Reinações de Narizinho"

Sequência didática de leitura integral do livro "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato

Primeiras leituras de Monteiro Lobato

Sequência didática de leitura pelo professor com o objetivo de apresentar Monteiro Lobato às crianças de 1o e 2o anos.

Leitura e escrita de contos de aventura

Projeto didático para apropriação da linguagem de contos de aventura.

Elaboração de cartazes de irregularidades ortográficas

Atividades permanentes de consulta ao dicionário e elaboração de cartazes para aprender irregularidades ortográficas.

Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário

Atividades permanentes de consulta ao dicionário e elaboração de cartazes para aprender irregularidades ortográficas.

Ditado para sondagem na alfabetização

Atividade de ditado de palavras e frase para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita

Reescrita de fábulas mudando elementos da narrativa

Sequência didática ajuda os alunos a comparar e reescrever fábulas, com o objetivo de fazer com que eles apropriem-se de procedimentos de escrita.

Análise de tempos verbais e sua função em um texto

Sequência didática para analisar tempos verbais (presente, passado e futuro do indicativo)

Revisão de concordância verbal e nominal

Sequência didática para ensinar os alunos a revisar textos considerando o uso da norma-padrão da concordância verbal e nominal

Releitura com focalização

Sequência didática para trabalhar com os alunos a reflexão sobre o erro ortográfico, produzindo dicas de como escrever corretamente as palavras terminadas em ESA/EZA

Refletindo sobre o uso do AM e ÃO finais

Sequência didática para trabalhar com os alunos a reflexão sobre o uso das terminações AM e ÃO em verbos (pretérito imperfeito e futuro do presente)

Regularidades ortográficas

Plano de aula com objetivo de fazer o aluno refletir sobre ortografia

Aprender a debater

Projeto didático para ensinar os alunos a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas

Entrevistar para conhecer melhor

Projeto didático para trabalhar a linguagem oral por meio de planejamento, produção, revisão e realização de entrevista

Escrita de títulos de contos conhecidos

Sequência didática para favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita na alfabetização inicial

Escrita de recomendações literárias

Projeto didático para ensinar os alunos a escrever recomendações literárias considerando as características textuais e discursivas do gênero

Ler para saber mais sobre um tema

Sequência didática para ensinar aos alunos procedimentos de leitor em situações de estudo

Exposição oral sobre vulcões

Projeto didático para trabalhar a pesquisa de informações com base na leitura de textos informativos

Leitura de parlendas na alfabetização inicial

Projeto didático para trabalhar a leitura de textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.

Reescrita com transgressão ortográfica

Sequência didática para construir com os alunos um repertório de regularidades ortográficas

Pontuação nos discursos

Sequência didática para analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador: discuros direto e indireto.

Círculos de leitura

Sequência didática sobre organização de círculos de leitura com as turmas de 1º a 5º ano. Projeto Entorno.

Biblioteca de sala, como organizar o espaço de leitura

Projeto de organização de bibliotecas e desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura. Projeto Entorno.

Ciranda Literária, troca de indicações de leitura

Projeto Ciranda Literária para Educação Infantil, no qual os alunos trocam indicações literárias com crianças da mesma faixa-etária. Projeto Entorno.

Rodas de leitura, conversando sobre livros

Atividade permanente sobre rodas de leitura, nas quais os alunos conversam sobre livros e indicam leituras. Projeto Entorno.

Galeria de bruxas

Projeto didático de leitura e escrita na alfabetização inicial.

Lendo o livro... antes de ler a história do livro

Sequência didática que propõe a exploração de informações que fazem parte do livro para desenvolver comportamentos leitores

Escrita de textos instrucionais: regras de brincadeiras

Projeto didático de produção de textos instrucionais de regras de brincadeiras

Como preparar e apresentar seminários

Projeto didático no qual os alunos vão aprender a preparar e aprensentar seminários

Leitura de contos do mundo todo

Sequência didática de leitura para identificar elementos que compõem os contos e as características de textos de diferentes países

Escrita de conto de terror

Sequência didática para trabalhar a produção de contos de terror com os alunos de 4º e 5º anos.

Livro de contos da turma

Projeto didático sobre a produção de um livro de contos da turma tendo como base o livro Contos da Rua Broca.

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho

Sequência didática para o 1º ano sobre leitura, que propõe a comparação entre diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho.

Leitura na hora da chamada

Atividade para incentivar alunos da pré-escola a aprenderem a escrever seu nome e reconhecer os dos colegas

Agenda telefônica da turma da EJA

Sequência didática para trabalhar a escrita com os alunos da EJA que ainda não escrevem convencionalmente

Leitura pelo aluno para aprender a ler na EJA

Sequência didática de leitura para alunos jovens e adultos.

Prática de leitura na EJA

Sequência didática sobre a prática de leitura feita pelo professor para turmas de EJA.

Escrita coletiva na EJA

Sequência didática sobre a produção de um texto coletivamente.

Mural de indicações literárias

Projeto didático de Língua Portuguesa sobre produção de texto e revisão de aspectos discursivos

A agenda telefônica da turma

Sequência didática sobre o uso de agendas de telefones para ensinar letra inicial dos nomes e ordem alfabética.

Leitura de bons textos literários

Atividade permanente de Língua Portuguesa sobre leitura para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com flexibilizações de recursos, tempo e conteúdos para alunos com deficiência física.

Reescrita com personagem-narrador

Sequência sobre reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho com narrador em primeira pessoa.

Produção e revisão de contos de fadas

Projeto didático para identificar características discursivas dos contos de fadas e reescrever um conto.

Mural de animais em extinção

Projeto didático com explicação sobre as etapas de um projeto, tendo como tema-exemplo animais em extinção.

Leitura para refletir sobre a escrita

Sequência didática para usar a leitura como fonte essencial da produção de textos.

Texto informativo sobre filhotes

Projeto didático que sugere a produção de um encarte sobre filhotes, com objetivo de desenvolver a produção de textos informativos ditados ao professor.

Reconto de histórias conhecidas

Projeto didático sobre reescrita de histórias conhecidas, para a construção de um livro elaborado pelo grupo para ser levado para casa.

Leitura literária e intercâmbio de impressões

Atividade permanente que propõe a leitura de livro de poesias em uma roda de leitura.

Sessões simultâneas de leitura de contos

Projeto didático que propõe três sessões quinzenais de leitura de histórias escolhidas pelas crianças, divulgadas em cartazes com a propaganda das sessões.

Leitura de textos informativos feita pelo professor

Atividade permanente que sugere a leitura de textos informativos sobre temas de interesse dos alunos.

Leitura de títulos de histórias conhecidas

Atividade permanente que sugere uma rotina semanal de leitura de contos de fadas conhecidos dos alunos.

Coletânea de textos poéticos memorizados

Projeto didático que propõe a construção de saberes sobre a leitura, mesmo antes de saber ler convencionalmente, por meio da produção de uma coletânea de poesias.

Comparar personagens de diferentes histórias

Sequência didática que propõe a comparação de histórias sobre um mesmo personagem, para que a criança perceba semelhanças e diferenças na descrição de suas características

Galeria de personagens

Sequência didática de atividades de reflexão sobre o sistema de escrita, que propõe a criação de uma galeria de personagens mais importantes das histórias preferidas da turma.

Legendas para fotos

Projeto didático que propõe um trabalho de produção e revisão de legendas escritas pelos alunos para fotos de um passeio do grupo.

Livro de parlendas preferidas

Projeto didático que propõe a produção de um livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Como identificar fontes confiáveis de pesquisa na Internet

Sequência didática sobre pesquisa em internet e produção de texto para alunos do 3a ao 5 ano.

Almanaque da classe

Projeto didático de Língua Portuguesa sobre conhecimento de características de textos jornalísticos e revistas. Voltado para o Ensino Fundamental I.

Diagnóstico do domínio da linguagem escrita

Plano de aula sobre diagnóstico de produção textual entre alunos de 3º ao 5º ano.

Criar agendas telefônicas

Projeto didático sobre a confecção de agendas telefônicas em ordem alfabética com o auxílio do alfabeto pendurado na parede.

Os porquês do porquinho

Sequência didática sobre aspectos gramaticais da língua portuguesa.

Leitura e escrita de nomes próprios

Sequência didática sobre leitura e escrita de nomes próprios para incentivar a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita.

Como escrever contos de mistério

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre planejamento, transcrição e revisão do texto.

Aprendendo a fazer uso da pontuação

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre os conceitos e aplicações da pontuação.

Revisão de texto com foco na pontuação

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre revisão de texto.

Investigando o comportamento leitor

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre comportamentos leitores, como ensiná-los e como avaliá-los.

Análise de "Conto de Escola", de Machado de Assis

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre o texto 'Conto de Escola' de Machado de Assis, que trabalha os conceitos de corrupção, delação e de conto.

Do poeta ao aluno

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre leitura de poesias de Manuel Bandeira com alunos do Ensino Fundamental 1

Comparando diferentes versões de Pinóquio

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre leitura, que propõe a comparação de diferentes versões de Pinóquio

Copiar para aprender a escrever

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre regência e concordância em textos escritos.

Estudando a paragrafação de verbetes enciclopédicos

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre paragrafação.

Leitura de textos jornalísticos

Sequência didática sobre os gêneros jornalísticos: editorial, notícias e reportagens, para os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Os poetas e o fazer poético

Seqüência didática de Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa sobre variação linguística.

O que cabe na lata do poeta?

Sequência didática para aprender a ler, escutar, compreender, interpretar, declamar e escrever poemas.

Outdoor: convencer em poucas palavras

Plano de aula de Lingua Portuguesa sobre linguagem publicitária e consumismo.

Escrita de verbetes enciclopédicos

Projeto de leitura e escrita de verbetes enciclopédicos.

Trabalhando uma questão ortográfica com ditado interativo

Plano de aula com ditado interativo para estudo da ortografia.

Reescrita de contos com correção ortográfica

Projeto de Língua Portuguesa sobre produção e revisão textual para alunos de 3º e 4º anos.

Escuta e oralização de poesias

Projeto de leitura e análise de poesias brasileiras.

Leitura pelo aluno na alfabetização inicial

Sequência didática sobre prática de leitura na alfabetização inicial.

Projeto biografias e autobiografias

Projeto de Língua Portuguesa sobre produção de biografias dos alunos.

Livro de fábulas escritas pelos alunos

Projeto didático de leitura e escrita de fábulas para turmas do 3º ao 5º ano.

Escrita pelo aluno na alfabetização inicial

Roteiro sobre a situação didática de escrita pelo aluno na alfabetização inicial.

Produção de texto - 1º e 2º anos

Orientações sobre o que é produção de texto e como ensinar alunos de 1º e 2º anos a realizar bons trabalhos em linguagem escrita

Em uma turma multisseriada, como ensinar alunos do 4º ano ainda analfabetos?

Resposta de Neurilene Martins, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre Alfabetização

Como desafiar crianças do 1º ano que já sabem ler, escrever e interpretar?

Resposta de Neurilene Martins, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre leitura e escrita

Teresa Colomer: "Literatura não é luxo. É a base para a construção de si mesmo"

Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil e Juvenil e de Educação Literária (Gretel), da Universidade Autônoma de Barcelona, fala sobre o ensino de literatura na escola

Contos das Mil e Uma Noites pelo olhar das crianças

Histórias de Aladim e de Sherazade reescritas e ilustradas por alunos da Professora Nota 10 Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros

Fotografias que inspiram contos

Produzir textos sobre imagens articula as linguagens verbal e não verbal

A turma vai saber como tomar notas

Registrar a fala do professor permite organizar dados e refletir sobre o que foi estudado

Notícias da escola no jornal feito pela turma

Ensine a meninada a realizar entrevistas e produzir textos

Quais são as dúvidas das famílias sobre alfabetização?

Envie seus comentários e colabore com a reportagem de NOVA ESCOLA

Pequenos autores, grandes felinos

Ao passar por todas as etapas de uma produção de texto, a turma aprimorou a leitura e a escrita

Alfabetização: placas novas para o hortifrúti do bairro

Com um projeto simples e criativo, a sala inteira aprendeu a ler e escrever

Como organizar atividades permanentes na alfabetização?

Resposta de Neurilene Martins, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre rotina na Alfabetização Inicial

Clarice pergunta, as crianças respondem

Ela mesma, Clarice Lispector. Saiba como usar os textos da escritora para criar gosto pela leitura

Meus alunos usam vocabulário bem local. Como devo agir?

Resposta de Neurilene Martins, formadora de professores, à pergunta do leitor sobre língua oral e língua escrita

Projetos para saber mais sobre um tema no início da alfabetização1

Artigo de Claudia Molinari, professora de Didática de Leitura e Escrita da Universidade Nacional e La Plata

Desafios da formação de leitores na escola

É importante escolher bons livros literários, garantir a diversidade de gêneros e levar em conta o gosto das crianças e dos adolescentes

Alfabetização e tecnologia

Como incluir computadores, lousas digitais e outros recursos no planejamento de atividades desafiadoras

Encontro histórico entre especialistas

A psicolinguista Emilia Ferreiro e a pedagoga Telma Weisz inauguram os Grandes Diálogos

NOVA ESCOLA promove encontro entre Emilia Ferreiro e Telma Weisz

Reunidas, duas das maiores especialistas em alfabetização conversam sobre ensinar a ler e escrever

Convide a turma para organizar um diário

A atividade permanente faz com que todos se dediquem com frequência à produção de texto

A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora

Atividades variadas de leitura na escola favorecem a fluência leitora e a compreensão dos textos

Como trabalhar a segmentação convencional das palavras

"É para escrever tudo junto ou separado?". Confira como trabalhar essa dificuldade tão comum na alfabetização inicial

O correto é dizer "tenho de fazer" ou "tenho que fazer"?

Entenda por que, atualmente, as duas formas são consideradas certas

O correto é "15% das pessoas são" ou "15% das pessoas é"?

Confira como fazer a concordância verbal de acordo com a norma culta

Colômbia: a fantástica terra das bibliotecas públicas

Reportagem sobre o Plano Nacional de Leitura e Bibliotecas na Colômbia

O causo na sala de aula

Esse gênero rende atividades de análise das marcas da oralidade, transcrição, retextualização e revisão

Ondjaki

Reportagem sobre literatura africana elenca cinco autores contemporâneos. Aqui, mais sobre Ondjaki

É correto dizer "fica quieto" ou "fique quieto"?

Resposta à pergunta enviada por uma leitora sobre verbos no imperativo

Alfabetização: vamos criar fichas para um jogo de memória?

Reportagem explica como trabalhar a o sistema alfabético de escrita com a criação de um jogo de memória

No Dia do professor, educadores de todo o Brasil mostram o orgulho que têm da profissão

No Dia do Professor, confira a galeria de fotos enviadas por professores de todo o Brasil, que mostram o seu orgulho da profissão.

Como ficam os acentos quando as palavras são colocadas no diminutivo ou no aumentativo? Por que pezinho não é acentuado e mãozinha sim?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre acentuação em diminutivos e aumentativos.

Qual a origem da Língua Portuguesa?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre as origens da Língua Portuguesa

E-mail, mais um gênero para ensinar à garotada

Reportagem explica como trabalhar a escrita do gênero e-mail em sala de aula.

Alfabetizar na EJA: o que muda no planejamento das aulas?

Reportagem aborda as mudanças que o professor deve fazer em seu planejamento quando alfabetiza alunos na EJA

Inaf: comentários sobre as questões de leitura e de escrita

Questões de Leitura e Escrita do Inaf comentadas por especialistas de Nova Escola

10 vídeos sobre livros imperdíveis

10 vídeos com recomendações de livros imperdíveis. Com Heloisa Prieto, Jorge Miguel Marinho, Eva Furnari e outros.

Como ensinar o uso de marcadores temporais na produção de textos

Reportagem sobre como ajudar os alunos a identificar e compreender a ordem dos acontecimentos em uma história e produzir textos com indicações de passado, presente e futuro.

Um único texto, vários sentidos

Artigo do professor João Luís Ceccantini sobre a formação do leitor literário nas escolas

Viagem pela literatura

Reportagem sobre como organizar ótimos momentos de leitura com os pequenos e assim estimular o interesse deles por bons textos literários

Cinco motivos para ler Monteiro Lobato com os alunos

Influência para várias gerações, o autor do Sítio do Pica Pau Amarelo ainda é uma boa porta de entrada para estimular o comportamento leitor da turma

Adaptação do trabalho sobre marcadores temporais para crianças com deficiência

Adaptação das atividades sobre marcadores temporais em textos para alunos com deficiência

Para ler e pensar sobre o tempo

Títulos para refletir sobre a ordem dos acontecimentos e o uso dos marcadores temporais

Telma Weisz fala da alfabetização nas escolas públicas nas últimas décadas

Entrevista com a especialista em alfabetização Telma Weisz.

As particularidades das escritas silábico-alfabéticas

Reportagem sobre as melhores intervenções para ajudar os alunos silábico-alfabéticos a se alfabetizarem.

Alfabetização: como trabalhar linguagem e reflexão sobre o sistema juntos

Reportagem explica como articular as práticas de leitura e de produção de texto à reflexão sobre a escrita.

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016

Reportagem sobre as mudanças na Língua Portuguesa com o novo acordo ortográfico.

Tita e Lola

Conto Tita e Lola, de Bel Assunção Azevedo .

Diana Grunfeld fala sobre a intervenção do professor no processo de alfabetização

Entrevista com Diana Grunfeld, especialista em didática da alfabetização e presidente da Rede Latino Americana de Alfabetização na Argentina.

O que fazer quando um aluno não consegue escrever com letra pequena, só grande?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre letra dos alunos.

Os contatos iniciais com o amigo dicionário

Reportagem com orientações sobre como introduzir o hábito de consultar o dicionário, desde as séries iniciais.

Alfabetização, leitura e escrita em sala multisseriada

Reportagem sobre o projeto de alfabetização, leitura e escrita de texto informativo, desenvolvido por Adriana Almeida Oliveira, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Reescrita de textos literários na alfabetização inicial

Reportagem sobre o projeto de leitura e escrita de texto literário, desenvolvido por Catia Eliane Nicolachik, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Dados da Prova ABC ilustram o quanto ler ajuda a escrever

Reportagem sobre a análise dos dados da Prova ABC que avalia alunos do 3º ano em leitura e escrita.

O que está incluído em uma alfabetização inicial para todos?

Artigo da pesqusiadora argentina, Mirta Castedo, sobre diversidade e inclusão nas situações didáticas da alfabetização inicial.

A desestabilização das escritas silábicas: alternâncias e desordem com pertinência

Artigo da pesquisadora argentina, Emilia Ferreiro, sobre os detalhes do período silábico-alfabético do processo de aquisição da língua escrita na alfabetização.

Menosprezar a maneira como o aluno fala

Comentário de Heloisa Ramos, formadora de professores, sobre variedades linguísticas na sala de aula.

Por que, de acordo com a nova ortografia, há substantivos sem hífen, como "pé de vento"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a nova regra ortográfica para o uso do hífen em substantivos com elemento de ligação "de".

Em seis meses, 100% dos alunos alfabetizados

Reportagem sobre a professora alfabetizadora Eudes da Silva, de São Bernardo do Campo.

Leitura de listas de títulos

Reportagem sobre como planejar uma boa situação didática de leitura pelo aluno na alfabetização inicial.

Não sei quando devo usar "nenhum" e "nem um". Qual é a regra?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões 'nenhum' e 'nem um'.

Drummond: um caminho sem pedras

Reportagem discute como apresenrtar a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade da creche ao 9º ano

Filmes para ensinar os tipos de discurso

Reportagem sobre o uso de filmes para trabalhar os tipos de discurso com turmas de 3º e 4º anos.

Que textos literários ler na Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

Reportagem sobre a escolha de textos literários para serem lidos pelo professor para alunos adultos, nas séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ler por prazer no ritmo do cordel

Oito perguntas e respostas sobre como trabalhar a literatura de cordel na sala de aula.

O desafio de ensinar a língua para todos

Reportagem sobre o ensino da Língua Portuguesa oral e escrita

Como trabalhar com contos de aventura

Projeto didático para apropriação da linguagem de contos de aventura.

Como formar leitores com ajuda de Narizinho e a turma do Sítio

Reportagem sobre uma boa experiência de leitura da obra de Monteiro Lobato realizada na EMEIEF José Roberto Braz, em Limeira, no interior de São Paulo

Ani Siro fala sobre reescrita de textos literários

Entrevista com Ani Siro sobre didática da linguagem e reescrita de textos.

Como ensinar as irregularidades ortográficas

Reportagem sobre o ensino da grafia correta de palavras com irregularidades ortográficas.

O caminho para alfabetizar

Reportagem mostra que é essencial mergulhar no funcionamento do sistema escrito alfabético em meio às práticas sociais de linguagem em que ele se expresas.

Alfabetização: 6 práticas essenciais

Reportagem aponta as seis ações indispensáveis para a alfabetização e os erros mais comuns que podem ser cometidos no ensino.

Comparação e reescrita de fábulas

Reportagem fala sobre a produção e reescrita de fábulas para alunos do 2º e 3º ano.

Ainda se usa o caderno de caligrafia?

Resposta de Heloisa Ramos à pergunta da leitora sobre caderno e caligrafia.

Plantão de Língua Portuguesa tira dúvidas por telefone

Reportagem sobre o serviço que esclarece dúvidas de gramática em Fortaleza, CE.

Ariano Suassuna: "Todo professor deve ter um pouco de ator"

Entrevista com Ariano Suassuna sobre literatura e a profissão de professor.

Jaime Luiz Zorzi: "A escola ignora quem não consegue aprender"

Entrevista com o fonaudiólogo especializado em problemas de desenvolvimento da escrita

Programa instala biblioteca em comunidade quilombola

Reportagem sobre o projeto de bibliotecas rurais Arca das Letras na comunidade quilombola Jacarequara, no interior do Pará.

7 perguntas sobre textos memorizados na alfabetização

Reportagem sobre o uso de textos memorizados na alfabetização inicial.

Ana Siro trata da reescrita com personagem-narrador

Reportagem sobre a palestra da pesquisadora argentina Ana Siro na Semana da Educação 2010.

Palestra de Anne-Marie Chartier na Semana da Educação 2010

Reportagem sobre a palestra da pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier na Semana de Educação 2010.

Jandira de Oliveira Costa Stand

Resumo do projeto de Língua Portuguesa da professora Jandira de Oliveira Costa Stand, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Por que podemos falar "mais gordo", mas não podemos falar "mais pequeno"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso do grau comparativo dos adjetivos.

Como ensinar ortografia

Reportagem sobre como ensinar ortografia sem ter que ficar decorando regras.

Como ensinar pontuação

Reportagem sobre como trabalhar pontuação de acordo com o sentido que se pretende dar ao texto.

Literatura, muito prazer

Reportagem mostra a importância de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e explica como a escola pode ajudar nesta tarefa.

Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia

Reportagem mostra que os professores do Ensino Fundamental I devem incentivar os alunos a ler, conversar com os colegas sobre os livros e trocar indicações.

Para a escritora Heloisa Prieto, a leitura deve ser um programa livre

Entrevista com a escritora de livros infantis e juvenis Heloisa Prieto

Para a escritora Tatiana Belinky, o livro é um objeto mágico

Entrevista com a escritora de livros infantis Tatiana Belinky

A literatura na voz do escritor

Entrevistas em vídeos com escritores que contam como se tornaram leitores.

Ensinar a escrever para formar autores

Artigo da professora doutora Márcia Fortunato sobre os desafios de formar escritores proficientes

Entrevista com Mirta Torres, estudiosa da didática da leitura e da escrita

Entrevista com Mirta Torres, pesquisadora argentina especialista em didática da leitura e da escrita

Como trabalhar com projetos didáticos na alfabetização

Reportagem sobre o trabalho com projeto didático de Milca dos Santos, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10, de 2009.

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?

Exercício de interpretação de hipóteses de escrita de alunos da alfabetização inicial

Abrir mão da letra cursiva e da legibilidade

Comentário da NOVA ESCOLA sobre a importância de ensinar os alunos a utilizarem a letra cursiva depois que se alfabetizam.

Ler e escrever na 1ª série

Reportagem sobre o comprometimento de duas professoras para alfabetizar toda a turma de 1ª série

Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)

Lista de apostilas e vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

No tempo em que os bichos falavam

Fábula de Esopo recontada por Georgina Martins, ilustrada por Evandro Luiz

Falar bem em público se aprende na escola

Reportagem sobre o ensino da oralidade, focando principalmente três gêneros (seminários, entrevistas e debates) e as condições didáticas que o professor precisa garantir.

Autor de bons textos em formação

Reportagem de sala de aula sobre os processos que envolvem a produção de texto e o projeto da educadora Claudia Tondato, Educadora Nota 10 de 2009.

O estilo dos clássicos da literatura

Reportagem sobre produção de texto que enfoca o trabalho de análise das marcas de estilos de autores profissionais.

Lendas e heróis africanos

Reportagem sobre a cultura africana nas aulas de leitura

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: relação entre textos

Análise da questão de Língua Portuguesa, sobre a relação entre textos, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

Análise das questões de Língua Portuguesa, relacionadas a recursos expressivos e efeitos de sentido, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: variação linguística

Análise da questão de Língua Portuguesa, relacionada a variação linguística, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: coerência e coesão no processamento de texto

Análise das questões de Língua Portuguesa, relacionadas a coerência e coesão textuais para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: implicações do suporte e do gênero na compreensão do texto

Análise das questões de Língua Portuguesa, relacionadas à compreensão dos gêneros, para o 5º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: procedimentos de leitura

Análise das questões de Língua Portuguesa, relacionadas a Procedimentos de leitura para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Ler para escrever

Apresentação de Claudia Tondato, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10, em 2009. Seu projeto é de reescrita de texto, com o título "Novos Contos da Rua Brocá"

Todos alfabéticos

Apresentação de Milca Luiza Toyneti dos Santos, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10. Seu trabalho é de alfabetização.

Revisão: a hora de aperfeiçoar o texto

Reportagem sobre revisão de aspectos discursivos

Passando a noite em uma biblioteca de Portugal

Reportagem sobre evento organizado por uma biblioteca portuguesa

Célia Diaz Argüero: "A organização do texto vale tanto quanto vírgula e ponto"

Entrevista com a especialista Celia Dias Argüero sobre o uso que as crianças fazem da pontuação na alfabetização inicial

Qual é a utilidade do ditado feito pelo professor?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a validade do ditado feito pelo professor

Como surgiram os nomes dos dias da semana?

Reportagem mostra a origem dos nomes dos dias da semana.

Como surgiram os diferentes sotaques do Brasil?

Reportagem mostra como surgiram os diferentes sotaques do Brasil.

Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos

Reportagem mostra que, para ensinar aos alunos como produzir textos de diferentes gêneros, é preciso usá-los no dia-a-dia.

As duas faces da ortografia

Reportagem sobre como trabalhar as regularidades e irregularidades da ortografia em sala de aula.

As letras K, W e Y são consideradas consoantes ou vogais?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

O uso de recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa

Reportagem mostra que é possível utilizar recursos de informática em atividades de Língua Portuguesa.

Como reescrever um texto mudando o narrador

Reportagem da série de produção de texto sobre modificação de narrador em atividades de reescrita.

A borracharia que virou biblioteca

Reportagem mostra que uma borracharia virou biblioteca, em Minas Gerais.

É correto exigir mínimo ou máximo de linhas em produções textuais?

Texto fala sobre limitar ou não a extensão da produção textual na escola.

Contos 2.0: os alunos são autores de um conto de fada

Reportagem mostra que uma turma do 5º ano compôs um livro com adaptações de contos de fadas.

O que e para que(m)

Reportagem sobre a melhor forma de fazer propostas de escrita para turmas de 1º ao 5º ano.

Prova Brasil: orientações didáticas sobre leitura

Reportagem sobre orientações didáticas de leitura para que os alunos desenvolvam habilidades cobradas na Prova Brasil.

Leitura de textos de complexidades diferentes

Reportagem sobre a análise de questões de Língua Portuguesa da Prova Brasil relativas à leitura de textos de complexidades diferentes.

Leitura de textos de gêneros diferentes

Reportagem sobre a análise de questões de Língua Portuguesa da Prova Brasil relativas à leitura de textos de gêneros diferentes.

O exercício de soletração tem alguma utilidade na prática escolar?

Nova Escola responde dúvida sobre a importância da soletração

Ler e Escrever na Escola - o Real, o Possível e o Necessário

Livro "Ler e Escrever na Escola - o Real, o Possível e o Necessário" duscute as questões envolvidas na formação de leitores e escritores

Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?

Nova Escola responde dúvida sobre alfabetização

Pesquisa revela aumento no índice de leitura entre crianças

Reportagem fala sobre a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, que mostra que o índice de leitura entre crianças acima de 5 anos cresceu. A reportagem reúne também outros textos sobre leitura na infância.

Leitura vale mais que um trocado

Reportagem sobre iniciativa de doar livros em vez de dinheiro no trânsito.

Recanto do saber

Reportagem sobre como transformar a biblioteca em local de aprendizado.

O que ensinar em Língua Portuguesa

Reportagem sobre os panoramas e perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa

Por que há substantivos que podem ser usados tanto para o gênero masculino como para o feminino?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

Ler para escrever

Reportagem sobre a necessidade de leitura específica para identificar boas estratégias de escrita

Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito

Situações didáticas em sala de aula para atividades de ditado para o professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de ditado para o professor.

Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente

Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de leitura pelo aluno.

Como elaborar atividades de escrita pelo aluno na alfabetização

Situações didáticas em sala de aula para atividades de escrita pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de escrita pelo aluno.

A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização

Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas em 2008. Proposta de três planos de aula de leitura pelo professor.

Parceiros em ação na alfabetização

Como formar grupos nas turmas de alfabetização inicial para que o trabalho fique mais produtivo. Colocar crianças de hipóteses alfabéticas diferentes é essencial no processo

Organizar a rotina da alfabetização

Como o professor deve planejar antecipadamente todas as atividades de cada semestre, com a preocupação de distribuí-las entre atividades permanentes, projetos e sequências didáticas.

Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma

Como fazer o diagnóstico inicial de uma nova turma para descobrir as hipóteses alfabéticas de cada aluno. Procedimentos básicos para acompanhar e registrar a evolução da criança durante o ano.

Alfabetizar é todo dia

Reportagem que mostra ao professor a importância de se manter atualizado sobre as pesquisas a respeito de situações didáticas a serem utilizadas na alfabetização inicial

Entrevista com Ana Maria Kaufman sobre alfabetização

Entrevista com a pesquisadora argentina Ana Maria Kaufman, na qual ela fala sobre a importância das intervenções do professor durante as atividades de alfabetização inicial.

Entrevista com Telma Weisz sobre alfabetização inicial

Entrevista com a educadora e pesquisadora Telma Weisz sobre alfabetização.

Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?

Nota explica por que as crianças aprendem primeiro a escrever com letra de forma e só depois passam a usar a cursiva.

Como colocar em ordem alfabética as palavras com cedilha?

Nota explica como colocar em ordem alfabética palavras escritas com cedilha.

Busca certeira: como selecionar sites confiáveis

Reportagem mostra como fazer pesquisa na internet com fontes confiáveis.

O mundo em revista

Reportagem mostra que nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I é possível usar revistas como fonte de pesquisa.

Qual a diferença entre língua, idioma e dialeto?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Língua Portuguesa enviada por leitor.

Avaliação diagnóstica na produção de textos

Reportagem sobre diagnóstico inicial para produção de textos em classes do 3º ao 5º ano.

O alfabeto não pode faltar

Reportagem sobre o uso do alfabeto como recurso de apoio nas classes de 1º e 2º anos.

"Alô, turma de EJA"

Reportagem sobre programa de rádio apresentado por turmas de EJA da rede municipal de Venâncio Aires

Roger Chatier, o especialista em história da leitura

Reportagem sobre as ideias do historiador francês Roger Chartier, que estuda o significado social dos textos.

As mudanças da nova ortografia da Língua Portuguesa

Reportagem sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa e sobre como trabalhar a questão na escola.

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade

Reportagem sobre produção de texto e a importância da definição de gênero e da revisão no Ensino Fundamental.

Gibis podem ser usados em sala de aula? Como?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta de um leitor sobre o uso de gibis em sala de aula.

Aconteceu na caatinga

Reportagem traz um conto sobre a caatinga, que pode servir de inspiração para as aulas de Geografia.

Variar textos: a melhor receita para formar leitores

Reportagem mostra que algumas atividades simples ajudam a turma das primeiras séries a interpretar textos de todas as disciplinas.

Uma vida enriquecida por prosa e poesia

Reportagem mostra como uma escola de São Paulo criou uma academia literária, nos moldes da ABL. Quem ocupa as cadeiras são os alunos.

Tradição oral abre caminho para reescrever o passado

Reportagem mostra um projeto em que alunos tupiniquins resgataram suas origens e escreveram as histórias de suas famílias.

Para ir além do tripé narração-dissertação-descrição

Reportagem mostra professoras de São Paulo que aprimoraram a produção escrita de seus alunos, levando artigos de opinião para dentro da sala de aula.

A arte dos contadores de histórias

Reportagem sobre a arte de contar histórias em sala de aula. Conheça os projetos de professoras de São Caetano do Sul e de Porto Alegre.

Letramento de verdade

Reportagem sobre projetos de leitura e escrita em aulas de diversas disciplinas.

Com poesia a imaginação voa e a escrita melhora

Reportagem fala sobre um projeto de leitura de poesias para crianças das 3ª e 4ª Séries. O resultado do trabalho rendeu um livro.

Entrevista com Regina Zilberman

Entrevista com a professora Regina Zilberman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisadora fala da importância do trabalho com a leitura nas escolas.

As situações didáticas de Língua Portuguesa

Reportagem mostra que tipos de atividades podem ser realizadas na fase de alfabetização inicial.

Ler por prazer é o X da questão

Reportagem fala da importância dos projetos de incentivo à leitura nas escolas.

A leitura na adolescência

Reportagem fala de projetos de incentivo à leitura para adolescentes.

Histórias de leitura sem fim

Reportagem mostra que o melhor jeito de formar leitores na escola é deixar os alunos livres para pesquisar, folhear e escolher o que quiserem.

Perguntas e respostas sobre Alfabetização

Reportagem responde as principais dúvidas sobre alfabetização

Oba, hoje é dia de leitura!

Reportagem fala sobre iniciativas de projetos de leitura nas escolas

O Velho Chico dá assunto para muita escrita e leitura

Reportagem fala do trabalho de uma professora em Montes Claros (MG), que levou a polêmica transposição do Rio São Francisco para ser discutida entre os alunos da 8ª série. Eles elaboraram suas opiniões de forma oral, escrita e gráfica.

A professora Mariluci garante: ''Vou alfabetizar todos eles até o fim do ano''

Reportagem mostra como a professora Mariluci Kamisaka garante que seus alunos, moradores da maior favela de São Paulo, saiam da 1ª série lendo e escrevendo

A leitura na pré-adolescência

Reportagem fala sobre iniciativas de projetos de leitura nas escolas

Acervo de livros da escola: um tesouro a explorar

Reportagem mostra como o contato com os livros ajuda os alunos a aprender melhor. Veja algumas sugestões de trabalhos na biblioteca para cada faixa etária.

Produzir e revisar textos

Reportagem sobre a palestra da professora argentina Mirta Castedo na Semana da Educação 2008, em São Paulo. O tema abordado foi a importância de produzir e revisar textos em sala de aula.

A chave para o bom texto: revisão

Reportagem mostra como o professor de Língua Portuguesa pode ajudar seus alunos na revisão de textos produzidos por eles. A ideia é ensiná-los a fazer autocorreção. Veja algumas dicas aqui.

Ensinar a falar é tão importante quanto ensinar a ler e a escrever

Reportagem fala sobre a importância de crianças e jovens aprenderem a falar em público. Essa habilidade pode ser desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa.

Textos com estilo

Reportagem mostra que, ao trabalhar com obras literárias, alunos de todas as séries produzem textps cada vez melhores.

Dom Quixote: a aventura de ler um romance

Reportagem fala sobre o estudo da obra “Dom Quixote e La Mancha” em sala de aula.

A língua é viva

Reportagem mostra que a língua portuguesa é um idioma em movimento. Há mudanças na fala e na escrita que ocorrem naturalmente ou por meio de leis.

A leitura nas séries iniciais

Reportagem mostra diversos projetos de leitura para alunos de 7 a 9 anos.

Cláudia Molinari aborda estratégias de intervenções conscientes

Cobertura da Semana de Educação 2008. A especialista em Alfabetização, a argentina Cláudia Molinari, fala sobre estratégias de intervenções conscientes no ensinamento da leitura e da escrita.

Ler e escrever de verdade

Reportagem mostra como crianças da 1ª Série aprenderam a ouvir uma história, recontá-la, escrevê-la com as próprias palavras, revisá-la e ilustrá-la, até virar um livro

Ler rima com prazer

Reportagem mostra projeto de alfabetização com parlendas em Alagoas.

Crianças aprendem a ler e escrever na areia da praia

Reportagem mostra projetos de alfabetização que usam a areia da praia, placas e até cardápios de restaurantes.

Edmir Perrotti: "Biblioteca não é depósito de livros"

Entrevista com Edmir Perrotti, criador de redes de leitura em escolas.

Entrevista com Ana Maria Machado

Entrevista com a escritora de literatura infanto-juvenil Ana Maria Machado. Ela fala sobre a importância da escola na formação de futuros bons leitores.

Museu da Língua Portuguesa

Reportagem fala sobre o Museu da Língua Portuguesa.

Ruth Rocha: "Leitura não pode ser só folia"

Entrevista com a escritora Ruth Rocha, que fala sobre como a leitura de livros pode ampliar o vocabulário das crianças.

Compreender, eis a questão!

Reportagem mostra como uma atividade de leitura deve ser bem planejada, usando a inferência e a previsão como estratégias que ajudam a entender melhor um texto.

Para a autora Fanny Abramovich, o livro precisa ser um vício

Entrevista com a escritora Fanny Abramovich, que fala sobre como estimular a leitura entre crianças de 7 a 9 anos.

Bons leitores são bons alunos em qualquer disciplina

Reportagem mostra que a capacidade das crianças em entender e produzir textos é fundamental em qualquer disciplina, de História até Matemática.

Entrevista com Bernard Schneuwly

Entrevista com o psicólogo suíço Bernard Schneuwly, que fala sobre o ensino da comunicação

Solte os bichos e faça um livro

Reportagem sobre um projeto pedagógico em que os alunos das 3ª e 4ª Séries elaboram um livro contendo ilustrações e descrições de seres imaginários.

Oralidade: a fala que se ensina

Reportagem mostra que é importante trabalhar com a oralidade desde as primeiras séries na escola. Um bom exemplo é trabalhar com gêneros formais, como o seminário.

Jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia

Reportagem mostra como introduzir a leitura de jornais em sala de aula. Veja também dicas para produzir um jornal na escola

Como fazer uma boa busca na internet

Aprenda a encontrar conteúdo de qualidade com ferramentas de busca

Gramática sem decoreba

Reportagem mostra como ensinar gramática de forma prática, para que a classe escreva melhor

Por que ler os clássicos

Reportagem mostra como usar os clássicos da literatura em sala de aula. Leia entrevista com a escritora Ana Maria Machado.

No meio do caminho tem um poeta

Reportagem mostra atividades com poesias para as turmas da 5ª série.

Entrevista com Emilia Ferreiro

Entrevista com a psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, que fala sobre a leitura na era da internet e do desenvolvimento tecnológico.

Delia Lerner: "É preciso dar sentido à leitura"

Entrevista com a educadora argentina Delia Lerner, que diz que o conhecimento acumulado durante décadas faz com que o professor reformule conceitos e práticas sobre formar leitores.

A hora de ensinar ortografia

Reportagem mostra como é importante ensinar ortografia desde as primeiras séries. O conhecimento das normas ajuda a turma a superar o medo de escrever.

Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização

Especial Grandes Pensadores sobre Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina que mostrou novas formas pelas quais as crianças aprendem a ler e escrever, causando grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização.

Telma Weisz: "A culpa pelo fracasso não é do aluno"

Entrevista com a educadora carioca Telma Weisz. Ela critica o uso da cartilha no processo de alfabetização e diz que há outras formas de ensinar a ler e a escrever.

Pontuar? Depende do gênero, do leitor...

Reportagem sobre as formas diferentes de pontuação. Tudo depende da intenção do escritor e do gênero do texto.

Ana Teberosky: ''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita''

Entrevista com a educadora argentina Ana Teberosky. Para ela, a alfabetização é mais eficiente nas sociedade que valorizam a cultura escrita e a interação entre as pessoas.

Do livro ao recital: projetos estimulam a leitura

Reportagem fala sobre projetos escolares que estimulam a leitura e a oralidade dos alunos, utilizando contos populares e poesias.

Aulas que estão no gibi

Reportagem sobre como usar as histórias em quadrinhos na alfabetização. A criança aprende a se comunicar por meio de desenhos e de palavras.

Emilia Ferreiro: ''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise''

Entrevista com a psicolinguista Emilia Ferreiro. Ela avalia como as inovações tecnológicas trouxeram mudanças nas práticas de leitura e escrita nas escolas.

Quem conta um causo aprende a ler

Reportagem mostra como usar em aula os contos de assombração para os alunos de 2ª série.

O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores

Reportagem mostra a importância dos contos de fadas na escola. Veja dicas de leitura de clássicos da literatura infantil.

Vampi & O Presente Mágico

Conto de Regina Drummond, ilustrado por Fábio Lucca

Se Eu Fosse Esqueleto

Conto de Ricardo Azevedo, ilustrado por Eduardo Recife

Dona Cotinha, Tom e Gato Joca

Conto de Cléo Busatto, ilustrado por Ionit Zilberman

Caixinha Mágica

Poema de Roseana Murray, ilustrado por Ricardo Girotto

Viva a Paz!

Canção popular inglesa adaptada por Tatiana Belinky e ilustrada por Rogério Fernandes.

Bruxas não existem

Crônica de Moacir Scliar, ilustrada por Denis Freitas.

Um problema difícil

Conto de Pedro Bandeira, ilustrado por Pedro Melo.

A estrela de Natal

Conto de Cléo Busatto sobre a noite de Natal

A Chuva

Poema “A chuva”, de Arnaldo Antunes, ilustrado por Nina, com fotos de Ignácio Aronovich.

Qualidades do Professor

Texto “ Qualidades do professor”, escrito por Cecília Meireles, extraído do livro “Crônicas de Educação 3”, ilustrado por Laurabeatriz

Emas

Poema infantil “Emas”, escrito por Manoel Barros e ilustrado por Siron Franco.

Sebastião e Danilo

Conto infantil “Sebastião e Danilo”, escrito pelo publicitário Maurilo Andreas.

Poema para Dalí

Texto "Poema para Dalí", escrito por Katia Canto e ilustrado por André Davino.

A luva

Conto infantil “A luva”, recontado por Tatiana Belinky e ilustrado por Maria Eliana Delarissa.

Dona Licinha

Conto infantil “Dona Licinha”, escrito por Fanny Abramovich e ilustrado por Carlos Giovani. Veja como trabalhar esse texto em sala de aula.

Apenas uma ponte

Conto “Apenas uma ponte”, escrito por João Anzanello Carrascoza e ilustrado por Milton Trajano..

Lá no Fundo do Quintal

Conto infantil “Lá no fundo do quintal”, escrito pela psicóloga e formadora de professores Ana Carolina Carvalho.

Um Dia e Tanto

Conto "Um dia e tanto", escrito por Carlos Fialho e ilustrado por Walter Vasconcelos

Especial Dia do Professor

Carta vencedora do concurso “Era uma vez – Especial Dia do Professor”, promovido pelo site da NOVA ESCOLA. A autora é a professora Vera Lúcia dos Santos, de São Paulo.

Amplexo

Conto infantil "Amplexo", escrito pelo jornalista Marcelo Alencar e ilustrado por Marcelo Cipis

Escorrendo

Crônica infantil "Escorrendo", escrita por Antônio Prata e ilustrada por Thais Beltrame.

O Trem das Águas

Conto “O trem das águas”, escrito e ilustrado pelo artista plástico Fernando Vilela.

Ponta da Língua

Crônica infantil “Ponta da língua”, escrita por João Anzanello Carrascoza e ilustrada por Clouds.

É sempre era uma vez

Poema de Elias José, ilustrado por Marcello Araújo.

Na casa do cozinheiro

Canção de Hélio Ziskind, ilustrado por Ionit Zilberman

O pobre cocozinho

Conto de Rosane Pamplona, ilustrado por Biry Sarkis

Eu, hein!

Canção e ilustração de Ivan Zigg

Nino quer um amigo

Conto de Katia Canton, ilustrado por Sérgio Ramos.

Tadeu X Maria Angélica

Conto de José Roberto Torero, ilustrado por Fido Nesti

Papagaio congelado

Anedota contada por Ricardo Azevedo, ilustrada por Heitor Yida

Paradoxos

Conto de Patrícia Engel Secco, ilustrado por Clouds

O amigo secreto

Conto de Regina Chamlian, ilustrado por Alexandre Dubiela

Lado bom

Canção de Ferréz, ilustrada com grafite de Jana Joana e Vitché

E vem o Sol

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Odilon Moraes

O baú secreto da vovó

Conto de Heloisa Prieto, ilustrado por Daniel Bueno.

Poema para Dalí

Poema de Kátia Canton, ilustrado por André Davino

Minha chupeta virou estrela

Conto de Januária Alves, ilustrado por Ionit Ziberman

Acontece para quem acredita

Conto de Edy Lima, ilustrado por Joana Lira

A gata apaixonada

Conto de Ivan Jaf, ilustrado por Andrea Ebert.

A gata apaixonada

Conto de Ivan Jaf, ilustrado por Andrea Ebert.

Lado a lado, bem bolado

Conto de Pedro Bandeira, ilustrado por Daniel Bueno.

Rota de colisão

Conto de Tatiana Belinky, ilustrado por Odilon Moraes.

O céu ameaça a terra

Lenda contada por Betty Mindlin, ilustrada por Joana Lira

O tesouro no quintal

Conto de Moacyr Scliar, ilustrado por Alexandre Camanho.

Aconteceu na caatinga

Conto de Clotilde Tavares, ilustrado por Flavio Morais.

Se assim é, assim será?

Conto de Silvinha Meirelles, ilustrado por Ana Raquel.

Andarilhos

Prosa poética de Francisco Marques (Chico dos Bonecos), ilustrada por Ivan Zigg.

Paisagem de Brodósqui

Poema de Fátima Miguez (extraído do livro Paisagens Brasileiras, publicado pela Ed. DCL), ilustrado por Ivan Zigg.

A chuva

Poema de Arnaldo Antunes, ilustrado por Nina. Foto de Ignácio Aronovich.

O espelho e a perua

Poema de Flávia Muniz, ilustrado por Ionit

Quem tem medo de dizer não?

Poema de Ruth Rocha, ilustrado por Ivan Zigg

O caso do espelho

Conto popular recontado por Ricardo Azevedo, ilustrado por Alarcão.

Guilherme Tell

Lenda popular suíça recontada por Tatiana Belinky, ilustrada por Ivan Zigg.

O nascimento do mundo

Lenda maori recontada por Maria de la Luz, ilustrada por Kipper.

A lenda do preguiçoso

Lenda recontada por Giba Pedroza, ilustrada por Orlando.

Pégaso e Andrômeda, a princesa acorrentada

Lenda grega recontada por Walmir Cardoso, ilustrada por Ivan Zigg.

No tempo em que os bichos falavam

Fábula de Esopo recontada por Georgina Martins, ilustrada por Evandro Luiz.

Uma lição inesperada

Crônica de João Anzanello Carrascoza, ilustrada por Daisy Sartori.

Perdidos na excursão

Conto de Fanny Abramovich, ilustrado por Biry.

Monteiro Lobato, o criador de um mundo fabuloso

Perfil do escritor Monteiro Lobato, expoente da literatura infantil brasileira.

Coletânea de parlendas e quadras populares

Coletânea com sugestões de parlendas e quadras populares para ser utilizada na alfabetização inicial.

Não somos figurinhas

Conto de Claudia Werneck, ilustrado por Orlando.

Pontos de vista

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Biry.

Um encontro fantástico

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Ivan Zigg.

Lépida

Conto de Carla Caruso, ilustrado por Beto e Andréa.

O dicionário de formas

Conto de Angela Lago, ilustrado por Patricia Lima.

Voltando da escola pra casa

Conto de Ricardo Azevedo (extraído do livro Não Tenho Medo de Homem, nem do Ronco, publicado pela Fundação Cargill), ilustrado por Paladino.

Sobrou pra mim

Conto de Ruth Rocha, ilustrado por Suppa.

Picasso

Poema de Adriana Abujamra Aith, ilustrado por Biry.

O que é, o que é?

Poema de Armando Nogueira (extraído do livro “O Homem e a Bola”), ilustrado por Vilmar Oliveira.

Quadrilha da sujeira

Poema de Ricardo Azevedo (extraído do livro “Você diz que Sabe Muito, Borboleta Sabe Mais), ilustrado por Nika Santos

Morada do inventor

Poema de Elias José, ilustrado por Alessandra Kalko.

Sozinha

Poema de Adriana Abujamra Aith e Ieda Abbud, ilustrado por Fábio Cobiaco.

Meu amigo dinossauro

Poema de Ruth Rocha, ilustrado por Alarcão.

Memórias de uma infância química

Trecho do livro “Tio Tungstênio – Memórias de uma Infância Química”, de Oliver Sacks.

A dança do arco-íris

Lenda indígena recontada por João Anzanello Carrascoza, ilustrada por Alarcão.

Viola no saco

Fábula recontada por Tatiana Belinky, ilustrada por Rogério Borges.

Pechada

Crônica de Luis Fernando Veríssimo, ilustrada por Santiago.

Crônica para dona Nicota

Crônica de Tatiana Belinky, ilustrada por Cris e Jean.

A seca e o inverno

Cordel de Patativa do Assaré, ilustrado por Joana Lira

Se a terra não existisse, a gente pisava onde?

Conto de Ricardo Azevedo, ilustrado por Roger Mello.

Dona Licinha

Conto de Fanny Abramovich, ilustrado por Carlo Giovani.

O amigo de Juliana

Conto de Eva Furnari, ilustrado pela autora.

Recado de fantasma

Conto de Flavia Muniz, ilustrado por Rogério Nunes

Sonhos

Conto de Edith Modesto, ilustrado por Renato Mariconi.

O temporal no Amazonas

Conto de Thiago de Mello, ilustrado por Ciça Fittipaldi.

Folhas Secas

Conto de Francisco Marques (Chico dos Bonecos).

Nem Tudo O Que Seu Mestre Mandar!

Conto de Rosane Pamplona.

A menina e o sapo

Conto de Marcia Paganini Cavéquia.

A Professora de Desenho

Capítulo do livro "A Professora de Desenho e Outras Histórias", de Marcelo Coelho.

Traços Traçados

Conto de Januária Cristina Alves em parceria com o filho André Bollos, de 7 anos.

A Origem das Revespécies

Conto de Maria Amália Camargo que brinca com a origem de diversos seres.

O sucesso da Mala

Conto "O sucesso da mala" escrito por Cybele Meyer.

Moinho de Sonhos

Conto sobre dois meninos, Sancho e Alonso, que brincam juntos numa paisagem com um moinho gigante. Texto de João Anzanello Carrascoza.

O feitiço do rio

Resenha do livro "Órfãos do Eldorado", de Milton Hatoum, mostra uma mistura de ficção e realidade sobre a Amazônia.

O Grande Encontro

Conto escrito por Silvana Tavano.

Casa de Vô

Conto escrito por Beatriz Vichessi.

O Sol Azul

Conto "O sol azul" de Liliane Prata.

Aprendizagem

Conto escrito por Flávio Carneiro.

Para contar estrelas

Conto de André de Martini, psicanalista, professor da Faculdade Horizontes, em São Paulo

Para contar estrelas

Conto de André de Martini, psicanalista, professor da Faculdade Horizontes, em São Paulo

Leitura e reescrita de fábulas

Portfólio do projeto “Reescrita de Fábulas”, da professora Jandira de Oliveira Costa Stand, uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita em 2010.

Escrever de verdade - galeria de textos

Galeria de reproduções de textos produzidos por alunos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, durante projetos que contemplaram o estudo dos gêneros, o planejamento e a revisão dos textos escritos.

Calvin e seus amigos

Tirinhas de Calvin, Haroldo e seus amigos, do cartunista Bill Watterson, relacionadas à Educação e à escola.

A escrita do nome próprio

Animação com análise da escrita do nome próprio, em atividade de cópia de escrita convencional, realizada por uma criança de 4 anos.

Jogo da Memória: personagens de Monteiro Lobato

Jogo da memória para você testar seus conhecimentos sobre os personagens de Monteiro Lobato presentes no universo do Sítio do Picapau Amarelo.

O professor alfabetizador | Grandes Diálogos com Delia Lerner

A formação do professor alfabetizador e a importância da tematização da prática foram temas debatidos pelas especialistas em alfabetização Regina Scarpa e Delia Lerner

Modalidades organizativas | Grandes Diálogos com Delia Lerner

Quais são as modalidades que organizam o trabalho pedagógico? Como articular atividades permanente, sequência didática e projetos didáticos? As especialistas em alfabetização Delia Lerner e Regina Scarpa discutem o assunto.

Didática da Alfabetização | Grandes Diálogos com Delia Lerner

Os conceitos essenciais na didática da alfabetização foram abordados pelas especialistas em alfabetização Delia Lerner e Regina Scarpa

Vídeo com leitura de lenga-lenga feita pela classe

A turma aprendeu a escrever com esses textos, que permitem exercitar a autoria

Conhecimento Didático | Grandes Diálogos com Delia Lerner

As situações didáticas fundamentais e o papel da formação do professor das séries iniciais foram tópicos debatidos por elas

Atividade de leitura e escrita para alfabetização inicial

Episódio do Nova Escola na Sua Escola mostra atividade de leitura e escrita em turma com diferentes níveis de conhecimento

Delia Lerner e Regina Scarpa conversam sobre alfabetização

A coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA, Regina Scarpa, recebe, no dia 25 de julho, às 16h, a educadora argentina Delia Lerner para mais uma edição da série Grandes Diálogos NOVA ESCOLA. O debate tratará de questões relativas à aquisição da leitura e da escrita pelas crianças e será mediado por Beatriz Gouveia, coordenadora do Instituto Avisa Lá. Deixe suas dúvidas e perguntas nos comentários. Elas poderão ser respondidas ao vivo pelas especialistas. Participe!

Emilia Ferreiro: papel das expectativas dos professores sobre a aprendizagem dos alunos

A especialista em alfabetização Emilia Ferreiro participou com Telma Weisz da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola. Neste vídeo, Emilia responde a Telma sobre o papel das expectativas dos professores sobre os alunos.

Emilia Ferreiro fala sobre sua contribuição às pesquisas sobre alfabetização

Emilia Ferreiro e Telma Weisz participaram da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola. Neste vídeo, Emilia diz o que considera ter sido sua maior contribuição para as pesquisas sobre o tema.

Emilia Ferreiro: considerações sobre alfabetização e tecnologias

Emilia Ferreiro e Telma Weisz participaram do Grandes Diálogos, produzido por Nova Escola. Neste vídeo, Emilia tece comentários sobre a alfabetização das crianças no contexto das novas tecnologias.

Emilia Ferreiro: cisão entre alfabetização e letramento

Emilia Ferreiro e Telma Weisz participaram da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola. Neste vídeo, as duas especialistas falam sobre a cisão entre alfabetização e letramento.

Emilia Ferreiro: a importância da criança escrever conforme suas ideias

A especialista em alfabetização Emilia Ferreiro participou da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola, Neste vídeo, Emilia fala sobre a importância de valorizar que as crianças escrevam conforme suas ideias

Emilia Ferreiro: o que as crianças podem aprender na Educação Infantil sobre leitura e escrita

A especialista em alfabetização Emilia Ferreiro participou da série Grandes Diálogos, promovida por Nova Escola, Neste segundo vídeo, Emilia fala sobre a leitura e escrita na Educação Infantil.

Emilia Ferreiro: a dúvida sobre a idade certa para alfabetizar

Emilia Ferreira participa da série Grandes diálogos promovida por Nova Escola, No primeiro dia, ela fala sobre a idade certa para alfabetizar.

Por que as bibliotecas públicas da Colômbia funcionam?

Em vídeo, Regina Scarpa conta quais são os pontos fundamentais do sistema de bibliotecas da Colômbia, que fazem com que os índices de leitura aumentem no país.

Orgulho de ser professor

#orgulho de ser professor | Em vídeo, quatro professores falam sobre o orgulho que têm da profissão. Feliz Dia do Professor!

Obrigado, professor!

Em vídeo, alunos de escolas de todo o Brasil homenageiam seus professores favoritos. #orgulho de ser professor

Heloísa Prieto lê e comenta o conto inédito 'O Livro Imperdível'

Especial 100 livros | A escritora Heloísa Prieto lê o conto inédito 'O livro imperdível'

Ricardo Soares recomenda a leitura de 'Reinações de Narizinho'

Especial 100 livros | O escritor e roteirista Ricardo Soares recomenda a leitura de 'Reinações de Narizinho', de Monteiro Lobato.

Jorge Miguel Marinho recomenda a leitura de O Pequeno Príncipe

Especial 100 inicações de livros | O professor, escritor e roteirista Jorge Miguel Marinho recomenda a leitura de 'O Pequeno Príncipe', de Antoine de Saint-Exupéry.

Telma Weisz: A cultura escrita e o analfabetismo funcional

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre analfabetismo funcional, práticas de linguagem e a cultura escrita.

A importância do estudo para os alfabetizadores

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre a importância do estudado e da formação continuada para os professores alfabetizadores. Ela comenta a velocidade que as pesquisas avançam nessa área e a complexidade de se trabalhar ensinando as crianças a ler e escrever.

Telma Weisz: A importância do estudo para os alfabetizadores

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre a importância do estudado e da formação continuada para os professores alfabetizadores. Ela comenta a velocidade que as pesquisas avançam nessa área e a complexidade de se trabalhar ensinando as crianças a ler e escrever.

Telma Weisz: A passagem da hipótese silábica para a silábica-alfabética

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre as pesquisas sobre a alternância grafofônica e sobre como as crianças passam da hipótese silábica de leitura para a silábico-alfabética.

Os principais avanços na área de alfabetização

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre os principais avanços da alfabetização nos últimos anos.

Telma Weisz: Alfabetizar no contexto da cultura escrita

Telma Weisz, especialista em Alfabetização e supervisora pedagógica do programa Ler e Escrever, fala sobre a relação entre a cultura escrita, as práticas de linguagem e a alfabetização.

Reescrita de contos de fadas

Vídeo sobre o projeto de reescrita da Educadora Nota 10, Cátia Elaine Nicolachick, de Itapoá (SC), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Alfabetização e produção de texto em uma sala multisseriada

Conheça o trabalho da professora Adriana Rodrigues de Almeida Oliveira, uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 de 2011. A educadora leciona na EM Caimbongo, escola multisseriada de Ibitiara, a 532 quilômetros de Salvador, BA. Para crianças da pré-escola à 4ª série, ela propôs um projeto sobre aves em extinção e trabalhou a alfabetização e a produção de texto. Em vez de separar a turma, a educadora usou os diferentes níveis de conhecimento a favor da aprendizagem de todos.

Qual é a diferença entre ler e contar histórias?

Denise Guilherme, formadora de professores, explica o que é a leitura e a contação de histórias. Ela conta as características e as finalidades desses dois procedimentos

É correto deixar de ensinar a letra cursiva?

Beatriz Gouveia fala sobre a importância do ensino da letra cursiva

Marisa Lajolo fala sobre a obra de Monteiro Lobato

Entrevista em vídeo com Marisa Lajolo, especialista em literatura e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Unicamp.

Pedro Bandeira defende a leitura de Monteiro Lobato na escola

Entrevista em vídeo com o escritor Pedro Bandeira que fala sobre a pertinência da leitura da obra de Monteiro Lobato nos dias atuais.

Reescrita de fábulas

Vídeo com o professora Jandira de Oliveira Costa Stand, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010, com um projeto sobre reescrita de fábulas.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 3

Última parte do sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 2

Segunda parte do sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Aprender a linguagem que se escreve - parte 1

Sexto vídeo do Módulo II do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Alfabetização

Depoimento de Débora Rana, selecionadora de Alfabetização do Prêmio Victor Civita 2010.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Língua Portugesa

Panorama dos projetos da disciplina de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano enviados ao Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, em 2010

A literatura por Mia Couto

Entrevista com o autor moçambicano Mia Couto sobre a sua entrada no mundo da leitura e da escrita.

A literatura por Pedro Bandeira

Nesta entrevista em vídeo, Pedro Bandeira conta como tornou-se leitor e o maior escritor de livros infanto-juvenis do país.

Como organizar um sarau

Vídeo mostra como organizar um sarau literário.

Biblioteca rural na comunidade quilombola Jacarequara

Vídeo mostra o funcionamento do programa de bibliotecas rurais Arca das Letras na comunidade quilombola Jacarequara, no Pará.

Projeto Leitura em Família

Vídeo mostra o projeto Leitura em Família, da EE Astor Vasques Lopes, em Itapetininga, a 170 quilômetros de São Paulo.

A literatura por Ricardo Azevedo

Entrevista com o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo

A literatura por Heloisa Prieto

Entrevista com a escritora de literatura infanto-juvenil Heloisa Prieto.

Heloisa Prieto lê o conto "Wang-Fo e a magia da arte"

Heloisa Prieto lê o conto "Wang-Fo e a magia da arte", de sua própria autoria

A literatura por Ruy Castro

Entrevista com o jornalista e escritor Ruy Castro

A literatura por Lalau

Entrevista com o escritor de livros infantis Lalau.

Lalau faz a leitura dos poemas "Infância 1" e "Infância 2"

Lalau, e escritor de livros infantis, faz a leitura de dois poemas autobiográficos: "Infância 1" e "Infância 2".

A literatura por Fernando Bonassi

Entrevista com o escritor e roteirista Fernando Bonassi.

Fernando Bonassi lê a crônica "Educação Sentimental"

O escritor e roteirista Fernando Bonassi lê a crônica "Educação Sentimental" de sua própria autoria

Claudio Fragata faz a leitura do poema "Burro sabido"

O jornalista e escritor Claudio Fragata lê o poema "Burro sabido", de sua própria autoria.

A literatura por Claudio Fragata

Entrevista com o escritor de livros infantis Claudio Fragata.

Escritores contam como se tornaram leitores literários

Diversos escritores brasileiros contam como se tornaram leitores literários.

Ricardo Azevedo declama ''Bola de Gude'' e "Aula de Leitura"

Neste vídeo, o escritor Ricardo Azevedo declama o poema "Bola de Gude" e mostra que a poesia é um excelente recurso para desenvolver a oralidade desde a pré-escola.

Pedro Bandeira declama ''Mais respeito, eu sou criança!''

Neste vídeo, o escritor Pedro Bandeira declama o poema "Mais respeito, eu sou criança!" e mostra como usar a poesia para desenvolver a oralidade desde a pré-escola.

Trabalho de leitura de textos argumentativos

Projeto de Educadora Nota 10 de 2007, ''E Além Disso'' propõe situações de leitura, texto e reescrita de artigos publicados na imprensa.

Produção de texto: os alunos são autores de um conto de fada

Projeto "No Caminho da Autoria", da Educadora Nota 10 de 2007, Renata Gomes Campos Pio dos Reis, professora da EE Maria Angelita Sayago de Laet, em São Paulo.

Projeto de indicações literárias na Alfabetização inicial

Vídeo sobre o Projeto de Indicações Literárias apresentado aos alunos do 1º ano da Escola Estadual Victor Civita, em Guarulhos, para desenvolver conhecimentos sobre o sistema de escrita.

Exposição "Menas" no Museu da Língua Portuguesa

Visita à Exposição "Menas", em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até junho de 2010, que trata da variedade linguística do Português falado no Brasil.

Planejar é preciso - parte 2

Continuação do último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Planejar é preciso - parte 1

Último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que acontece quando lemos - parte 2

Última parte do décimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que acontece quando lemos - parte 1

Nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 5

Última parte do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Planejar é preciso - parte 2

Continuação do último vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

O que acontece quando lemos - parte 1

ono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Alfabetização e contextos letrados - parte 4

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 3

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 2

Continuação do nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Alfabetização e contextos letrados - parte 1

Nono vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 5

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 4

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 3

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 2

Continuação do oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Ler para aprender - parte 1

Oitavo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 4

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 3

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 2

Continuação do sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Como ler sem saber ler - parte 1

Sétimo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 4

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 3

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 2

Continuação do sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 1

Sexto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 4

Última parte do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 3

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 2

Continuação do quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Escrever para aprender - parte 1

Quinto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 5

Última parte do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita: primeiros passos - parte 4

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 3

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 2

Continuação do quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita: primeiros passos - parte 1

Quarto vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita - parte 6

Última parte do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 5

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita - parte 4

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 3

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Construção da escrita - parte 2

Continuação do terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001

Construção da escrita - parte 1

Terceiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Em outras palavras - parte 3

Continuação do segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Em outras palavras - parte 2

Continuação do segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Em outras palavras - parte 1

Segundo vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 4

Última parte do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 3

Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 2

Continuação do primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Mudanças em curso - parte 1

Primeiro vídeo do Módulo I do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001.

Comunicaçao oral: as variantes linguísticas

Vídeo sobre Comunicação Oral com especialista em Língua Portuguesa que trata das variantes linguísticas.

Comunicação oral: gênero seminário

Vídeo sobre Comunicação Oral com explicações de especialista em Língua Portuguesa sobre o gênero seminário.

Comunicação oral: gênero entrevista

Vídeo sobre Comunicação Oral com especialista em Língua Portuguesa explicando como trabalhar a entrevista em sala de aula.

Comunicação oral: gênero debate

Vídeo sobre Comunicação Oral com especialista em Língua Portuguesa explicando como ensiar os alunos ter bons desempenhos em debates.

Avaliação inicial na produção de texto

Vídeo mostra como fazer a avaliação inicial na produção de textos.

Escrita de texto informativo na alfabetização de jovens e adultos

Vídeo sobre a produção de textos informativos na Educação de Jovens e Adultos.

Leitura de textos informativos na alfabetização de jovens e adultos

Vídeo sobre o trabalho com textos informativos na alfabetização de jovens e adultos.

Como os adultos não-alfabetizados pensam a língua escrita

Vídeo sobre as concepções que alunos jovens e adultos têm sobre o sistema de escrita.

O computador pode ser um grande aliado na alfabetização de adultos

Vídeo sobre o uso do computador na alfabetização de jovens e adultos.

O limite da problematização da escrita com alunos adultos

Vídeo com depoimento da especialista em Educação de Jovens e Adultos, Marta Durante.

Revisão coletiva de texto na EJA

Vídeo sobre uma atividade de revisão coletiva de texto com alunos adultos.

As contribuições de Paulo Freire para a alfabetização de adultos

Vídeo com depoimento de especialistas sobre as contribuições práticas e teóricas de Paulo Freire para a Alfabetização.

Palestra de Emilia Ferreiro sobre Alfabetização

A psicolinguista Emilia Ferreiro fala sobre alfabetização durante a 1ª Semana de Educação, em outubro de 2006.

O discurso do educador com os alunos da EJA

Sandra Medrano do Cedac, explica qual deve ser a postura do educador da EJA diante dos alunos resistentes às novas práticas de ensino.

Conhecer cada um, alfabetizar todos

A professora nota 10 Milca Luiza Toyneti dos Santos fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Projeto sobre literatura do século XIX

A professora nota 10 Maria Tereza Gomes de Almeida Lima fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Projeto de reescrita de conto

A professora nota 10 Claudia Tondato fala sobre se trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Panorama de alfabetização - Prêmio Victor Civita 2009

Débora Rana, selecionadora de Língua Portuguesa / Alfabetização, fala sobre o o perfil dos trabalhos enviados para a edição 2009 do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Inclusão nas aulas de produção de texto

A psicopedagoga, Daniela Alonso, comenta as adequações que o professor de Língua Portuguesa deve realizar para incluir alunos com deficiênicas nas aulas de produção de texto.

Diagnóstico e avaliação

Cláudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguea da Prefeitura de São Paulo, orienta que o professor deve diagnósticar as habilidades escritoras dos alunos e adaptar o planejamento das aulas de acordo com a heterogeneidade encontrada em cada turma.

Delia Lerner fala sobre a leitura e a escrita em contexto de estudo

A pesquisadora argentina, Delia Lerner, trata das especificidades do ensino da escrita em contexto de estudo nas diversas disciplinas escolares. No campo da pesquisa, Delia comenta o trabalho que está desenvolvendo acerca da interdidátida, no qual analisa a leitura e a escrita como objetos de ensino e também como ferramentas de aprendizagem de conteúdos de outras áreas.

Ler para escrever bons textos

Débora Rana, professora e formadora do Instituto Avisa Lá, destaca que, para mediar um trabalho de escrita, o professor precisa ensinar um tipo específico de comportamento leitor: a busca de informações com o objetivo de produzir um novo texto.

Reescrita no percurso de autoria

Débora Rana, professora e formadora do Instituto Avisa Lá, explica como um percurso de autoria pode ser construído a partir da reescrita de textos conhecidos pelos alunos.

Quais são as condições didáticas da escrita?

Cláudio Bazzoni, assessor da Prefeitura de São Paulo, explica que, ao solicitar a produção de textos, o professor precisa definir junto com o aluno o que escrever (qual gênero), para quê (com que função comunicativa) e para quem (para quais destinatários).

Delia Lerner aborda a reflexão sobre a linguagem

Durante sua palestra na Semana de Educação Victor Civita 2007, a pesquisadora argentina, Delia Lerner, trata da reflexão sobre a linguagem que deve ser ensinada aos alunos pelo professor.

Delia Lerner: o papel da escrita na formação do leitor

Trecho da palestra de Delia Lerner na Semana de Educação Victor Civita 2007. A pesquisadora fala sobre a importâcia da escrita na aprendizagem da leitura e da leitura na aprendizagem da escrita.

A interação por meio da linguagem

Neste vídeo, Cláudio Bazzoni trata das diferentes concepções de linguagem que pautaram o ensino de Língua Portuguesa no século 20 e explica como a prática de linguagem deve ser ensinada atualmente na escola.

Reescrita coletiva de história conhecida

A formadora Bia Gouveia, do Instituto Avisalá, realiza uma atividade de reescrita coletiva com a 3ª série da Escola Estadual Victor Civita, de Guarulhos.

Escrita pelo aluno para aprender a escrever

Vídeo com atividade de escrita realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Leitura pelo professor

Vídeo com atividade de leitura pelo professor, realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Leitura pelo aluno para aprender a ler

Vídeo com atividade de leitura realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Ditado para escriba: produção de texto oral com destino escrito

Vídeo com atividade de ditado para escriba realizada no mês de agosto pela professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 5

Quinta e última parte do vídeo com palestra da professora Telma Weisz, na qual a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 4

Quarta parte do vídeo com palestra da professora Telma Weisz, na qual a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 3

Terceira parte da palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 2

Segunda parte de vídeo com palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização - parte 1

Vídeo com palestra da professora Telma Weisz, em que a especialista comenta os vídeos sobre Alfabetização inicial porduzidos para Profa.

Oficinas de incentivo à leitura

Vídeo com a primeira oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo à leitura mantido pela Fundação Victor Civita e a Energias do Brasil.

Contação de histórias

Vídeo com sugestões sobre como fazer boas atividades de contação de histórias para os alunos. A atividade integra as oficinas do projeto Letras de Luz, iniciativa da Fundação Victor Civita e da Energias do Brasil.

A importância do nome próprio - parte 2

Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial.

A importância do nome próprio - parte 1

Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial.

A leitura das imagens e ilustrações de livros

Vídeo que traz uma reflexão sobre a importância das imagens na literatura. O vídeo faz parte das oficinas de incentivo à leitura do projeto Letras de Luz, iniciativa da Fundação Victor Civita e da Energias do Brasil.

A importância dos clássicos da literatura

Vídeo que trata da importância da leitura dos clássicos da literatura. Este vídeo faz parte do projeto de incentivo à leitura Letras de Luz, iniciativa da Fundação Victor Civita e da Energias do Brasil.

Leitura de poesia

Oficina em vídeo com sugestões de como fazer uma boa leitura de poesia para seus alunos.

Diagnóstico na alfabetização inicial

Vídeo sobre como e por que fazer um diagnóstico de hipóteses de escrita na alfabetização inicial.

Leitura de textos informativos

Vídeo de atividade de leitura de texto científico realizada com alunos ainda não alfabetizados.

Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.