Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

História

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

As crianças no Brasil Império

Plano de aula sobre as crianças no Brasil Império, para alunos do 4º e 5º ano

A produção açucareira no Nordeste brasileiro

O estudo da produção açucareira no Brasil por meio da análise de objetos e de entrevistas

O surgimento das primeiras cidades

Sequência didática para Identificar e analisar as características das primeiras cidades e das cidades contemporâneas, enfocando a cidade local.

Diagnóstico inicial sobre comunidades indígenas

Plano de aula para um diagnóstico inicial do que os alunos sabem sobre comunidades indígenas

Diagnóstico inicial sobre localidade

Plano de aula para conhecer o que as turmas de 1º a 3º ano já sabem sobre localidade, área de História local e do cotidiano

Explorando a linguagem oral com o filme "Narradores de Javé"

Plano de aula utiliza o filme "Narradores de Javé" para compreender a utilização de fontes e documentos históricos

Como utilizar "O Príncipe do Egito" para explicar as origens das religões

Plano de aula utiliza o filme "O Príncipe do Egito" para discutir as diferenças entre as religiões politeístas e monoteístas.

"Carlota Joaquina - A Princesa do Brasil" e a caricatura do Brasil Colônia

Plano de aula utiliza o filme "Carlota Joaquina - Princesa do Brasil" para fazer a contraposição entre a historigrafia do Brasil Colônia e o que o cinema retrata.

Estudo de pinturas rupestres para compreender a Pré-História

Sequência didática para explorar a Pré-História com turmas do 3º ao 5º ano.

Jogo sobre o Japão

Projeto didático sobre a imigração japonesa para o Brasil

Identificação de marcadores temporais

Atividade permanente para reconhecer diferentes maneiras possíveis de periodizar a História.

Análise de linha do tempo

Atividade permanente para desenvolver noções de duração e simultaneidade e comparar linhas do tempo.

Leitura de mapas históricos

Atividade permanente para observar as diferenças e semelhanças entre representações em mapas.

Eleição do representante da turma

Projeto didático para desenvolver noções de cidadania, participação política e controle social, por meio da eleição de um representante da turma

Mudanças na paisagem

Sequência didática sobre mudanças na paisagem.

História das brincadeiras indígenas

Sequência didática sobre brincadeiras que possuem origens indígenas

Jogo sobre o Japão

Plano de aula de História para alunos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de trabalhar as influências da vinda dos japoneses ao Brasil.

A origem da nossa cidade

Projeto didático de História sobre a formação das cidades brasileiras, que propõe a construção de uma maquete das antigas vilas do período colonia brasileiro.

História local e do cotidiano para 1º, 2º e 3º anos

Roteiro didático explica tudo sobre como ensinar história local e do cotidiano para turmas de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental.

Como e por que conhecer os indígenas

Pesquisas, debates, produções de texto e uma saída de campo puseram fim aos estereóptipos

O fluxo de pessoas na economia brasileira

Estudar o deslocamento de trabalhadores permite conhecer a produção nacional

Uma nova ótica sobre a história indígena no ensino de História

Artigo de Antonia Terra, professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP)

"É possível ensinar História com bens culturais"

Entrevista com o historiador e o professor italiano Ivo Mattozzi

Bens culturais locais como fonte de informação

Estudantes aprendem sobre o município onde vivem por meio do estudo do patrimônio local

Brinquedos da época dos avós

Estudá-los leva a turma a comparar diferentes momentos históricos com base em seu universo

Da migração à imigração com arquivos históricos

Esse tipo de recurso, disponível online, permite que os alunos entrem em contato com fontes primárias

O Brasil imperial bem perto da criançada

Objetos antigos e textos levam a entender os aspectos mais marcantes da vida na época

Qual a importância das ferrovias para o Brasil?

Confira o mapeamento da malha ferroviária nacional e os dados de algumas das linhas

Os tempos que a infância e toda criança têm

Entender as várias fases da vida colabora para a compreensão do que é passado, presente e futuro

A imigração suíça no Brasil

Reportagem sobre a chegada dos primeiros estrangeiros a imigrar oficialmente para o Brasil

Crianças indígenas de ontem e hoje

Sugestão de trabalho para focar a diversidade e a identidade em História

História do cotidiano

Reportagem sobre o projeto de história local, desenvolvido por Elaine de Paula, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Quem descobriu o Brasil realmente foi Pedro Álvares Cabral?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre descobrimento do Brasil.

Arte rupestre ajuda a entender a Pré-História

Reportagem sobre a análise de pinturas rupestres nas aulas sobre a Pré-História.

Qual a origem do dia das crianças?

NOVA ESCOLA conta a origem do dia das crianças e por que ele é comemorado no dia 12 de outubro

Para que serviam as missões jesuíticas?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre missões jesuítico-guaraníticas no Brasil.

Diferentes visões da história em textos e imagens

Reportagem sobre leitura de narrativas primárias e análise de imagens históricas.

Abolição, sim. Igualdade, ainda não

Matéria debate a situação social do negro no Brasil hoje, mais de um século após o fim da escravidão.

Como trabalhar a noção de tempo em História

Reportagem sobre três atividades essenciais para ensinar a noção de tempo histórico no Ensino Fundamental I.

A leitura crítica de fontes históricas

Reportagem sobre como trabalhar a leitura crítica de fontes históricas como imagens, textos literários e jornalísticos

Outros calendários: chinês, islâmico e maia

Informações sobre outros calendários

A África já existia antes dos europeus

Reportagem sobre os reinos que formavam a África antes da chegada dos europeus

África de todos nós

Reportagem sobre a riqueza das ciências, das tecnologias e da história dos povos do continente africano

História por meio das transformações da paisagem

Reportagem sobre a relevância de trabalho com fotografias para ensinar os alunos das séries iniciais dos Ensino Fundamental a respeito das mudanças na paisagem e a noção de temporalidade e de simultaneidade.

Como e onde foi feito o primeiro calendário?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a origem do primeiro calendário.

Qual a diferença entre rei e imperador?

Reportagem sobre a diferença entre rei e imperador.

Como a Lei Áurea foi comunicada à população? A libertação dos escravos foi imediata?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a Lei Áurea.

Como se calcula a idade de um fóssil?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta feita por leitor sobre o cálculo da idade dos fósseis.

Há diferenças entre as pirâmides do Egito e as do México?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre as pirâmides do Egito e do México.

Que tal registrar histórias locais usando tecnologia?

Reportagem mostra como usar a tecnologia para pesquisar e estudar histórias locais.

As caras do continente

Reportagem sobre o papel dos grupos indígenas na formação da América Latina

Uma viagem no tempo e no espaço

Reportagem sobre como trabalhar as mudanças sociais e tecnológicas, com alunos do 4º ano, por meio da investigação da vida dos marinheiros nas caravelas.

Memória, fonte de pesquisa

Reportagem sobre documentos orais (com dicas onde encontrá-los), que podem ter informações tão importantes quanto papéis oficiais e textos escritos.

Dos livros para sala

Reportagem sugere a construção de bonecos de personagens históricos (Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I, princesa Isabel, Marechal Deodoro) para dar vida às aulas sobre o Descobrimento.

O que as cidades têm a ensinar

Reportagem sobre projetos que ajudam as crianças a compreender o próprio papel no mundo, partindo de histórias, lendas e tradições locais.

De kailá a Oyatogotelo

Reportagem sobre o projeto de resgate da identidade, autoestima e prazer de estudar do povo kadiwéu, em Mato Grosso do Sul.

Pesquisa no próprio quintal

Reportagem sobre como explorar a história da cidade, do bairro e até da rua, e integrar a realidade do estudante aos conteúdos curriculares.

Criando neologismos indígenas

Reportagem sobre projeto de preservação da língua tapirapés, por meio do uso de palavras esquecidas e da criação de novas para designar objetos que não existiam na vida dos índios de Mato Grosso.

O Japão é aqui

Reportagem sobre a discussão sobre a cultura nipônica, inspirada pelo aniversário de 100 anos da imigração. Há também sugestão de atividade em sala de aula: a confeccção de pipas.

Tradição oral abre caminho para reescrever o passado

Reportagem sobre o resgate do passado do povo tupiniquim, transformando as crianças de uma escola na zona rural de Aracruz (ES) em escritores da própria história.

Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 História: 3ª SÉRIE

Texto sobre o projeto de valorização de Marmelópolis (sul de Minas Gerais), por meio do resgate da história local, que virou livro. O projeto ganhou o Prêmio Victor Cívita: Educador Nota 10 em 2006.

As mil faces do Brasil

Reportagem sobre escola de Jundiaí que ensina a História do Brasil partindo da pesquisa da própria origem dos alunos.

''Nosso museu nasceu na rua''

Reportagem sobre o Museu da Pessoa em Açailândia (Maranhão), cujo projeto mostrou às crianças que a história está ali na esquina, sendo construída a cada dia por gente como elas.

O Brasil do tempo de Cabral

Reportagem sobre como discutir a chegada dos colonizadores portugueses e sua representação na arte, usando "A Primeira Missa no Brasil", do pintor Victor Meirelles.

O caminho da preservação

Reportagem mostra como alunos de 2ª a 4ª série podem estudar o patrimônio cultural brasileiro por meio da leitura de imagens de expedições que procuram índios isolados.

Espiral do tempo

Reportagem sobre como as linhas do tempo podem ajudar a compreender a duração, a sucessão e a simultaneidade dos fatos históricos.

Marmelópolis tem memória

Reportagem sobre alunos de 3ª série que recuperaram as tradições e o valor da cidade em que vivem escrevendo um livro.

Sem perder a história do bonde

Reportagem sobre projeto realizado no Morro de Santa Teresa (RJ), que une passado e presente em viagem de bonde.

A riqueza da África nas instalações do Museu Afro Brasil

Reportagem sobre as instações do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, São Paulo

Viagem ao Brasil Império

Reportagem mostra como trabalhar o conceito de educação patrimonial e ensinar a importância de prédios e o objetos antigos a partir de estudos sobre o Museu Imperial de Petrópolis (RJ) e o Museu do Ipiranga (SP). Tema bom para estudar na época do aniversário da Independência do Brasil.

Jovens cidadãos elegem seus representantes escolares

Reportagem mostra que, antes das eleições para conselho e grêmios escolares, os estudantes de 4º e 5º ano devem estudar sistemas de governo e direitos políticos.

O Brasil antes do Brasil

Reportagem sobre grupos organizados que ocupavam espaços planejados no território brasileiro antes da chegada dos europeus.

50 anos de Brasília

Galeria com fotografias antigas e atuais da capital do Brasil.

História dos objetos e dos costumes de nossos antepassados

Vídeo sobre o projeto de História da professora Elaine Adriana Rodrigues de Paula, de Catas Altas (MG), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

A descoberta da preguiça gigante

Trecho do filme O Brasil da Pré-história - O Mistério do Poço Azul, de Tulio Schargel e Mauricio Dias, produzido pela Mixer, que narra o descobrimento da ossada de uma preguiça gigante pré-histórica, no fundo de uma caverna subaquática, na região da Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

Três atividades para trabalhar o tempo histórico

Vídeo mostra como a turma do 4º ano do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo, realizou atividades para trabalhar a noção de tempo histórico e compreender a história da cidade.

Prêmio Victor Civita: Panorama de História

Depoimento de Daniel Helene, selecionador da disciplina de História do Prêmio Victor Civita 2010.

Trabalho de História sobre navegações do século 16

Vídeo mostra como a Educadora Nota 10 de 2007, Iara Rodrigues Alho Lopes, incentivou a formação do pensamento histórico a partir de trabalho com as navegações do século 16.

Panorama de História - Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 2009

Panorama dos trabalhos de História recebidos em 2009 para o Prêmio Victor Civita e analisados pelo professor Daniel Helene.

Visita ao Museu do Ipiranga

Vídeo mostra um tour pelo Museu do Ipiranga.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.