Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Ciências

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Os tipos de lixo

Realizando uma pesquisa de campo, a turma compreende a origem dos resíduos sólidos e quais são os diferentes destinos que eles devem receber

Observação de aves: da internet para a natureza

Use as características mostradas no Bico a bico para guiar um trabalho em campo nas proximidades da escola

Relação entre fauna e flora com o Álbum Virtual das Aves do Brasil

Exploração sobre os animais e vegetais típicos de cada bioma brasileiro e a relação entre eles

As mudanças do corpo na puberdade

Ajude os alunos a lidar com as dúvidas e ansiedades típicas deste período com uma dinâmica em sala de aula

O sistema imunológico e a defesa do organismo

Plano de aula de Ciências explica o funcionamento do sistema imunológico

O que é um prato bem feito?

Plano de aula sobre alimentação saudável para alunos do Fundamental II

Seus alunos sabem o que é a logística reversa?

Plano de aula discute o conceito de logística reversa com as turmas do 3º ao 5º anos.

A alimentação e o corpo humano

Sequência didática compreender que o corpo funciona de forma integrada, relacionando os sistemas circulatório, respiratório e digestório.

Orientação sexual (projeto institucional)

Projeto institucional para preparar professores e pais para um trabalho sobre sexualidade com alunos de 1º a 5º ano

"Osmose Jones" retrata o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso

Plano de aula utiliza o filme "Osmose Jones" para compreender o funcionamento do corpo humano.

Como apresentar o ecossistema marinho com "Procurando Nemo"

Plano de aula utiliza a animação "Procurando Nemo" para conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies marinhas.

"Wall-E": os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar

Plano de Aula utiliza a animação "Wall-E" para aprimorar a capacidade crítica a respeito das demandas da população mundial por produtos e a questão dos resíduos sólidos.

"Bee Movie" e as relações entre fauna e flora

Plano de aula utiliza o filme "Bee Movie" para compreender a relação entre plantas e animais, o processo d polinização e a importância dos polinizadores.

Fenômenos químicos no preparo de pão

Sequência didática para reconhecer os fenômenos químicos que ocorrem no dia a dia e introduzir o conceito de transformação química

Vírus, bactérias e fungos: uma introdução

Sequência didática para reconhecer a existência de micro-organismos e de suas formas de vida.

Energia nuclear e a geração de energia elétrica

Projeto didático para entender como a energia elétrica é produzida em usinas termonucleares e termelétricas.

Testando a resistência das colas

Sequência didática para que os alunos conheçam o avanço tecnológico de alguns materiais e saibam como eles facilitam o dia a dia.

Química no dia a dia

Sequência didática para que a turma saiba como a química contribui para o desenvolvimento de novas substâncias.

Vamos fazer latão?

Plano de aula para que a turma saiba que o desenvolvimento de novos materiais é constante e entenda como se faz uma liga metálica: o latão.

Consumo e desperdício de energia

Plano de aula para que a turma aprenda sobre o uso e o consumo de energia, principalmente eletricidade e perceba as implicações do desperdício de energia.

Como funciona um motor elétrico

Sequência didática mostra para que a turma como funciona um motor elétrico, que transforma energia em movimento.

A importância da energia elétrica

Sequência didática mostra para que a turma como a energia é produzida.

Produção de energia elétrica

Plano de aula mostra para que a turma como a energia é produzida.

Engenhocas que facilitam a vida

Sequência didática para que a turma conheça os instrumentos utilizados para facilitar o trabalho.

Alavanca, engrenagem e roda com eixo

Sequência didática para que a turma conheça dispositivos que possibilitam obter vantagem mecânica.

Máquinas simples

Sequência didática sobre os dispositivos que possibilitam obter vantagem mecânica.

Puberdade: o que é isso?

Sequência didática sobre as transformações de um corpo infantil para um corpo adulto.

Como são feitos os bebês?

Sequência didática de Ciências sobre as diferenças biológicas e sociais entre os gêneros, o desenvolvimento humano, a concepção e a gravidez.

Cuidando do próprio corpo

Sequência didática de Ciências para que os alunos identifiquem atitudes que contribuem para a manutenção do corpo e se reconheçam como agentes responsáveis pelo próprio bem-estar.

Decisões saudáveis

Plano de aula de Ciências para que a turma compreenda o que são atitudes saudáveis.

Sistema respiratório

Sequência didática para que os alunos entendam o funcionamento do sistema respiratório humano.

Sistema urogenital

Sequência didática para que os alunos conheçam e entendam a função do sistema urogenital.

Digestão e absorção de nutrientes

Plano de aula de Ciências para que a turma entenda o que é digerir e a digestão com a necessidade de transporte e absorção de nutrientes.

Sistema imunológico e vacinas

Sequência didática de Ciências para que a turma entenda o que é e como funciona o sistema imunológico.

Sistema circulatório

Sequência didática para que os alunos entendam o funcionamento, a estrutura e a localização do sistema circulatório humano.

Células e divisão celular

Sequência didática para que os alunos relacionem divisão celular e desenvolvimento corporal e compreendam que os sistemas do corpo humano trabalham de uma forma integrada.

Planeta água

Sequência didática de Ciências para que a turma conheça diferentes usos da água e entenda a sua presença em ambientes distintos.

Manutenção da vida

Sequência didática para que a turma conheça as funções vitais para a manutenção da vida.

De onde vem o que consumimos

Sequência didática para mostrar aos alunos que os bens de consumo são feitos com matéria-prima retirada da natureza.

Produção de resíduos

Sequência didática mostra para a turma que existem recursos naturais finitos e que é possível reutilizar objetos e materiais.

Lixo: responsabilidade de todos

Plano de aula sobre lixo para que a turma entenda quais são os problemas causados pelo excesso de consumo.

Feira de Ciências sobre água

Projeto didático para que a turma reconheça as características da água e perceba a interferência do homem no meio ambiente.

Ciclo de vida e reprodução

Plano de aula para que a turma saiba como os animais se reproduzem e entenda como é o ciclo da vida.

Adaptações corporais dos seres vivos

Sequência didática de Ciências para que a turma compreenda as características corporais dos seres vivos e as relações que eles estabelecem com o ambiente.

Conservação e preservação

Projeto didático de Ciências para que a turma compreenda a dependência do homem em relação à natureza.

Sementes e frutos

Plano de aula de Ciências para que a turma reconheça as sementes como a ‘’prole’’ de uma planta e conheça alguns tipos de frutos.

Como os solos são formados

Sequência didática de Ciências para que o aluno entenda como se formam os solos e que os seres vivos dependem dele para sobreviver.

Estados físicos da água

Sequência didática de Ciências sobre a água, seus estados físicos e a importância dela para o corpo humano.

Corpo luminoso e corpo iluminado

Sequência didática sobre os conceitos de luz e sombra, objetos opacos e translúcidos.

Fontes de luz e energia luminosa

Sequência didática de Ciências fala sobre a transformação da energia elétrica e química em energia luminosa.

Diferentes tipos de solo

Plano de aula de Ciências mostra para os alunos como identificar as características do solo.

Identificando plásticos

Plano de aula para que a turma conheça as características do plástico e como produzi-lo com uma reação química.

Semelhanças e diferenças entre meninos e meninas

Plano de aula para a turma perceber as diferenças entre os sexos opostos e as mudanças pelas quais o corpo humano passa.

Sistema digestório

Sequência didática para entender como o sistema digestório do corpo humano funciona.

Nutrição do nosso organismo

Sequência didática para que os alunos compreendam como os nutrientes são obtidos e como o organismo humano produz energia.

Saúde bucal

Sequência didática de Ciências sobre a importância de se escovar os dentes, como prevenir cáries, entre outras ações que favorecem a saúde bucal.

Como evitar doenças

Plano de aula de Ciências sobre hábitos que contribuem para a manutenção do corpo.

Água e os seres vivos

Sequência didática de Ciências fala sobre a relação da água com os seres vivos.

A importância da água

Projeto didático de Ciências para mostrar para a turma que não existe vida sem água.

O solo e as suas características

Sequência didática de Ciências ensina a turma a reconhecer diferentes tipos de solo e compreender a importância de cuidar dele.

O que é gravidade

Sequência didática para demonstrar para os alunos a existência da força da gravidade e entender como ela age sobre os objetos.

Minhocário: registro informativo

Atividade permanente para conhecer o ciclo de vida das minhocas e produzir um texto informativo a respeito.

Micróbios: registro instrucional

Atividade permanente para entender o que são micróbios e produzir um texto instrucional.

Luz: registro com desenho científico

Atividade permanente para fazer o registro científico de experiências e observações por meio de desenhos.

Interação molecular

Sequência didática para invetigar por que algumas substâncias se misturam e outras não, relacionando essa característica à polaridade.

Cadeias alimentares e a relação entre os seres vivos

Sequência didática para compreender o que são cadeias alimentares e que os seres vivos dependem uns dos outros.

Introdução à eletricidade

Sequência didática para estudar circuitos elétricos e reconhecer o uso da energia elétrica.

Conhecer seres vivos

Sequência didática sobre o estudo dos seres vivos a partir das plantas.

De olho na ferrugem

Sequência didática sobre o fenômeno químico da ferrugem.

O ovo vira pinto

Sequência didática sobre seres vivos para turmas do 1º ano.

Por que os barcos não afundam?

Sequência didática sobre fenômenos da natureza voltada para turmas do 1º ano.

A origem da Lua

Sequência didática para turmas de 3º ao 5º ano sobre as teorias que explicam o surgimento da Lua.

Série sobre água
Plano de aula 5 - Água e energia

Sequência didática de Ciências sobre a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo.

Tudo se cria, tudo se transforma?

Projeto sobre processos de transformação de objetos.

Parasitas externos e hospedeiros

Projeto didático de Ciências sobre os parasitas externos piolho, pulga e carrapato.

Série sobre água
Plano de aula 4 - Consumo consciente

Sequência didática de Ciências sobre a gestão das águas em terras brasileiras.

Série sobre água
Plano de aula 3 - O uso da água

Plano de aula sobre usos da água tanto para abastecimento doméstico como na indústria e na agricultura.

Série sobre água
Plano de aula 2 - A oferta de água

Plano de aula de Ciências sobre a disponibilidade e a distribuição da água própria para consumo na superfície terrestre.

Série sobre água
Plano de aula 1 - A água no cotidiano

Plano de aula de Ciências sobre o uso sustentável da água e sobre as diferentes etapas do ciclo da água na natureza.

Iniciação científica: os segredos do pão

Projeto didático sobre iniciação científica por meio do estudo da fermentação do pão.

Cuidando de nosso entorno

Projeto didático sobre preservação ambiental, destinado a alunos do Ensino Fundamental I.

Condições de equilíbrio

Sequência didática sobre equilíbrio dos corpos ou sistemas, destinado a alunos do Ensino Fundamental I.

Uma viagem pelos sentidos

Projeto didático sobre os sistemas do corpo humano, destinado a alunos do Ensino Fundamental I.

Conheça a cadeia produtiva do papel

Mais que reciclar, a classe vai entender as mudanças químicas e físicas dessa indústria

Todos de olho no aquário

Conhecer esse ecossistema leva a entender as relações de dependência entre os seres vivos

"Melhor tomar vacina do que ficar doente"

Carteirinhas, computador e leituras levaram a uma nova opinião sobre gotinhas e injeções

Por que a bolinha afunda e o barco boia?

Experimentos simples levam os alunos a compreender a atuação do empuxo

Foco na pesquisa científica

Como trabalhar incluir a observação, a experimentação e a leitura nas aulas de Ciências

Entrevista com Luis Carlos de Menezes

Professor do Instituto de Física da USP e consultor da Unesco fala sobre o planejamento das aulas de Ciências

Vamos descobrir como se forma o arco-íris?

Leve os pesquisar como a luz branca do Sol se decompõe em outras cores

Os minerais e a origem de quase tudo

Pesquisa e observação sobre as características das rochas

Todos os bichos dormem?

Muitos animais dormem como os humanos, mas a maioria apenas repousa

Qual a diferença entre lixo orgânico e inorgânico?

Saiba o que é, como descartar e como aproveitar cada tipo de lixo

Como surgiu a água na Terra?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre a origem da água no planeta

De onde vem o sal?

Reportagem mostra a pesquisa sobre o sal, envolvendo o ciclo da água e a separação de misturas

Que forma têm as coisas que nos cercam?

Saiba como incentivar que os alunos pensem sobre os estados físicos da matéria

Por que as aves voam em bando?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre o compartamento das aves

Como a energia elétrica chega a nossas casas?

Reportagem sobre o estudo da geração e transmissão de energia elétrica.

Seres vivos e não vivos

Reportagem sobre o estudo de seres bióticos e abióticos na EJA.

Qual a importância do calor do Sol para os seres vivos?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre o Sol.

É hora de aprender a classificar os animais

Reportagem sobre como ensinar a classificação dos animais em répteis, mamíferos, aves, peixes e anfíbios.

Ela ensinou como se faz ciência de verdade

Reportagem sobre o projeto de ciências, desenvolvido por Flávia Pereira Lima, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Como ensinar sobre o corpo humano?

Reportagem com respostas a oito perguntas mais comuns acerca do trabalho sobre o corpo humano.

Como explicar os movimentos da Lua em sala de aula

Reportagem sobre o estudo dos movimentos da Lua.

Câncer de Lula: cinco perguntas e respostas

Reportagem tira as principais dúvidas sobre o câncer de laringe, doença que atingiu o ex-presidente Lula.

As transformações químicas dos alimentos

Reportagem sobre o trabalho com transformações químicas presentes no cotidiano dos alunos.

Estudantes se tornam pequenos cientistas

Reportagem sobre o projeto da Educadora Nota 10 que conduziu a turma pelas etapas da pesquisa científica ao estudar a transmissão, a prevenção e o tratamento da dengue.

A importância do registro em Ciências

Reportagem sobre três atividades de registro em Ciências – desenho, texto instrucional e texto informativo.

Os impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar

Reportagem sobre como abordar as consequências da extinção de espécies no equilíbrio das cadeias alimentares.

Série de planos de aula sobre água

Série de sequências didáticas sobre água e meio ambiente produzida em parceria com o Planeta Sustentável para serem trabalhadas nas aulas de Geografia de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental.

Rosana Helena Brocco Zaffalon

Resumo do projeto de Ciências da professora Rosana Helena Brocco Zaffalon, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Energia e eletricidade nos anos iniciais

Reportagem sobre como ensinar noções básicas de energia e eletricidade no Ensino Fundamental 1.

Estudo do comportamento das plantas

Reportagem sobre o estudo dos seres vivos a partir das plantas.

Como se forma a ferrugem?

Reportagem sobre a ação da natureza sobre os objetos.

Quais planetas podem ser vistos da Terra a olho nu e como posso diferenciá-los de estrelas?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre visualização de planetas.

De onde veio a Lua?

Reportagem da disciplina de Ciências sobre as teorias que explicam o surgimento da Lua.

Como o camaleão muda de cor?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de leitor sobre a cor do camaleão.

Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo.

Os jacarés do Pantanal ainda estão em extinção?

Reportagem sobre os jacarés do Pantanal.

Parasitas da pesada

Reportagem sobre os parasitas externos piolho, pulga e carrapato para crianças de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.

Qual a situação atual das tartarugas marinhas?

Reportagem sobre as tartarugas marinhas.

Por que as lagartixas perdem o rabo? Como isso ocorre?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o rabo das lagartixas.

Como se faz papel reciclado?

Reportagem sobre como se faz papel reciclado.

Quais árvores brasileiras estão em extinção?

Reportagem sobre a extinção de árvores e como colaborar para preservar o meio ambiente.

As nuvens são feitas de água? Em que diferem umas das outras?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre as nuvens.

Como sentimos gostos diferentes na língua?

Reportagem explica como sentimos gostos diferentes na língua.

Por que o telescópio inventado por Galileu revolucionou a Astronomia?

Há 400 anos, Galileu inventou um telescópio que revolucionou a história da Astronomia.

O álcool em gel é mais eficaz do que lavar as mãos com água e sabão?

Reportagem mostra a diferença do uso do álcool em gel e do sabão para a higienização das mãos.

O que são e como se formam as geadas?

Reportagem sobre o que são e como se formam as geadas.

O que é o eclipse solar?

Reportagem explica o que é o eclipse solar

Por que sentimos sono depois de comer?

Reportagem mostra porque sentimos sono depois de uma refeição.

Por que o homem não voltou mais à Lua?

Reportagem sobre os motivos que levaram a Nasa a suspender as missões tripuladas à Lua, três anos depois da conquista do nosso satélite natural.

Como o pombo-correio sabe para onde ele deve levar a mensagem?

Reportagem mostra como o pombo-correio sabe para onde ele deve levar uma mensagem ou encomenda.

Por que sentimos mais fome no inverno?

Reportagem que esclarece qual é a relação entre o clima frio e a nossa alimentação.

Do que é feita a salsicha?

Reportagem explica como é o processo de fabricação da salsicha

Bichos injustiçados

Reportagem sobre a ação de urubus, camarões e garças – os necrófagos – no meio ambiente.

Iniciação científica nas séries inciais

Reportagem sobre a introdução às Ciências nas séries iniciais.

Em defesa do planeta

Reportagem sobre escolas que estão ajudando os alunos a se transformarem em cidadãos mais conscientes.

A natureza está aí para ser sentida

Reportagem sobre como unir teoria e prática nas aulas de educação ambiental, por meio de brincadeiras.

Um livro inesquecível

Reportagem sobre enciclopédia feita por alunos do Maranhão, com base em textos informativos, procedimentos de pesquisa e conteúdos de Ciências.

Investigadores de fenômenos naturais

Reportagem sobre como aproveitar a curiosidade infantil em projeto de observação e pesquisa da natureza.

As situações didáticas de Ciências

Reportagem sobre como as didáticas específicas de Ciências tornam mais claro o ato de ensinar, com sugestões de atividades.

Voar: o sonho, o projeto e a realização de Santos Dumont

Reportagem sobre a história de Santos Dumont, autor do primeiro voo homologado da história.

Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua...

Reportagem sobre o estudo da astronomia, por meio de lendas, histórias, observação do céu e dos fenômenos celestes.

Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula

Reportagem sobre a criação de terrário, que permite explorar os cinco passos de uma investigação científica.

Um pavilhão para o conhecimento

Reportagem sobre pavilhão de Santo André que abriga equipamentos científicos, com o objetivo de colocar em prática os conceitos ensinados em sala de aula

Rita Mendonça "O educador ambiental ensina por suas atitudes"

Entrevista com a bióloga e socióloga Rita Mendonça, divulgadora no Brasil de uma nova metodologia de educação ambiental.

Meio ambiente - De perto é bem mais fácil

Reportagem sobre o estudo de Ciências que envolve incentivo à investigação, estímulo ao questionamento e realização de atividades fora da sala de aula.

Bases da Ciência

Reportagem sobre projeto que ajudou alunos de 1º ano a desvendar os perigos das pilhas, vencedor do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 de 2008.

Inês Prates Galindo Borges - Educadora Nota 10

Reportagem sobre projeto científico de descarte de pilhas e baterias, vencedor do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 de 2008, na categoria Ciências.

O que ensinar em Ciências

Reportagem sobre como ensinar Ciências, partindo da observação, passando pela pesquisa em diversas fontes e culminando no registro.

Marcelo Gleiser: ''A ciência se torna fascinante quando você não fica só na teoria''

Entrevista com Marcelo Gleiser, físico brasileiro conhecido por popularizar os conceitos científicos.

Combate à dengue na escola

Portfólio do projeto “Dengue mata, tô fora!”, da professora Rosana Helena Brocco Zaffalon, uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita em 2010.

Jogo da Migração

Jogo educativo sobre a incrível jornada do maçarico-de-papo-vermelho na sua migração desde a tundra canadense até a Terra do Fogo, no extremo sul do nosso hemisfério.

Bico a Bico

Fizemos um jogo estilo Cara a Cara para você e seus alunos conhecerem hábitos e características físicas de novas espécies de aves brasileiras. Descubra a ave do seu adversário e mostre quem é bom de bico!

Investigar a semente do feijão

Vídeo da série NOVA ESCOLA NA SUA ESCOLA. A consultora Luciana Hubner comenta atividades de investigação da semente do feijão

Os movimentos e as fases da Lua

Animação que ilustra os movimentos de rotação e translação da Lua.

Carlos Chagas, um cientista brasileiro!

Vídeo sobre o projeto de Ciências da professora Flávia Pereira Lima, de Goiânia (GO), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Três atividades de registro em Ciências

Vídeo mostra como a professora Glamis Valéria Bullo Nunes, da EE Marilene Terezinha Longhim, em São Carlos, trabalhou três atividades de registro científico com os alunos da 3ª série.

Pesquisa sobre a dengue: transmissão, contágio e prevenção

Vídeo com a Educadora Nota 10 Rosana Helena Brocco Zaffalon, de Sinop, MT. No seu projeto, os estudantes do 5º ano pesquisaram a transmissão da dengue.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Ciências

Depoimento de Luciana Hubner, selecionadora da disciplina de Ciências do Prêmio Victor Civita 2010.

Panorama de Ciências - Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 2009

Luciana Hubner, selecionadora de Ciências, fala sobre o perfil dos trabalhos enviados para a edição 2009 do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Projeto cata-pilhas

Vídeo sobre o trabalho da Educadora Nota 10 Inês Prates Galindo Borges, de Marília, SP, vencedora do Prêmio Victor Civita 2008, na área de Ciências.

Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.