Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

5.2.1 Diagnóstico inicial sobre localidade

Compartilhe

Objetivo
Identificar como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade.

Conteúdo
- História local e localidade 

Anos
1º a 3º.

Material necessário
- Cada aluno deve receber uma folha de papel pautada
- Três imagens da localidade: uma antiga, uma recente e uma de época intermediária

Desenvolvimento
Comece apresentando a eles duas imagens (podem igualmente ser desenhos, não necessariamente fotos) da sua localidade. Uma antiga e outra mais atual. Não necessariamente precisam ser imagens do mesmo lugar. Neste link, você encontra dois exemplos da cidade de São Paulo. 

Peça inicialmente que os alunos procurem reconhecer o que mudou na paisagem - nos tipos de construções, até mesmo nas características técnicas da imagem. Solicite que todos levantem essas questões e registre na lousa o que eles disserem.

Terminada essa atividade, os alunos estarão com um mapa de como era e de como está, mas talvez não tenham ainda construído a ideia de qualquer processo que ligue esses dois momentos históricos. É importante que você faça perguntas sobre isso. Ofereça, então, uma terceira imagem, de um período intermediário. No exemplo de São Paulo, você pode mostrar a eles o exemplo deste link.

A imagem que mostra a mesma localidade em um momento histórico entre o tempo das duas primeiras permitirá que você proponha a seguinte questão, que pode ser respondida por escrito:

Conte a história da nossa cidade/bairro/localidade/comunidade, usando o que você sabe a respeito disso e se baseando nas imagens apresentadas.

Recolha as produções dos alunos para a análise dos conhecimentos que eles têm a respeito desse assunto.

Análise e registro de resultados
Quando falamos dos conhecimentos que os alunos têm acerca desse assunto, não queremos dizer somente as informações de que eles dispõem, ou os aspectos da história local que já conhecem. A análise de resultados se refere a descobrir como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade, cidade, bairro e comunidade ou o que aplicam a própria realidade.

Portanto, ao ler as produções das crianças, procure identificar quais aspectos eles trazem para explicar o desenvolvimento histórico da localidade:

- Dão muita ênfase a ações individuais de algumas personalidades? Ou dão ênfase de menos às personalidades locais?

- Fazem referências a acontecimentos históricos os quais você não chegou a mencionar em aula? Quais?

- Reconhecem nas imagens apresentadas fontes de informação para seus pequenos textos?

- Conseguem descrever um processo histórico (seja ele qual for) que ligue o momento inicial ao momento atual?

Não sancione ou corrija os conhecimentos que os alunos têm sobre a localidade. Aproveite o que eles podem informar a você para que planeje as atividades seguintes.

Consutoria: Daniel Helene
Coordenador pedagógico do Centro de Estudar Acaia Sagarana

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.