Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

Como utilizar "O Príncipe do Egito" para explicar as origens das religões

O Principe Do Egito. Foto: Divulgação

Introdução
Esta história bíblica, que se passa no Egito antigo, narra omito de Moisés. Temendo o crescimento da população hebreia e a consequente ameaça ao seu poder, o faraó Setidecide que todos os meninos hebreusdeveriam ser afogados.Desesperada, uma mulher abandona seu filho num rio,dentro de um cesto. A criança é encontrada pela rainha,que a cria como irmã do herdeiro Ramsés. Quando se tornaadulto, Moisés descobreque é hebreu e decide libertar seupovo da escravidão. "É interessante para mostrar a relaçãode egípcios e hebreus com seus deuses", diz a professora Thaísa Novaes de Senne, do CEU Butantã, em São Paulo.

Objetivos
Conhecer a organização social da Antiguidade, em que os hebreus eram o povo dominado pelos egípcios. Discutir as diferenças entre as sociedades politeístas e monoteístas.

Conteúdos
Egito antigo, religiões politeístas e monoteístas.

Trechos selecionados
Aquele em que a mãe hebreia deixa o filho no rio (3m10 a 7m45s), o momento em que Moisés descobre que é hebreu e foge do palácio (19m06s a 33m16s), cena em que ele retorna ao Egito e conversa com o irmão adotivo Ramsés (50m50s a 59m2s1) e quando abre o mar Vermelho (1h22m18s a 1h31m26s).

Atividade
Exiba o filme. Explique as diferenças entre a religião dos egípcios e a dos hebreus. A principal delas é que os egípcios eram politeístas, e os hebreus, monoteístas. Pergunte aos alunos se sabem quem são os hebreus e esclareça que hoje são chamados de judeus. Explique que o deus hebreu se manifesta por meio de fenômenos da natureza, não tem forma definida e não pode ser representado com imagens, diferentemente do que ocorre com os deuses egípcios. Mostre para a turma ilustrações desses deuses - representados como humanos, metade humano e metade animal, ou apenas como animais. Peça uma pesquisa sobre a organização social no Egito antigo que inclua a função religiosa da pirâmide. Ela será a base de um seminário.

Avaliação
Analise a qualidade da pesquisa e da apresentação oral.

Professora Thaísa Novaes de Senne
professora do CEU Butantã, em São Paulo

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.