Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

Como apresentar o ecossistema marinho com "Procurando Nemo"

procurando nemo. Foto: Divulgação

Introdução
O sucesso de bilheteria Procurando Nemo conta as aventuras de um peixe-palhaço que, capturado por um mergulhador, acaba sendo levado para um aquário. Para retornar ao mar, junto de seu pai, ele precisa da ajuda de novos amigos. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda a animação para explicar o funcionamento do ecossistema marinho, as características da Grande Barreira de Corais australiana e as relações entre diversas espécies de seres vivos. “No desenho, o tubarão Bruce queria ser ‘bonzinho’ e não comer peixe. Será que o fato de ele se alimentar de peixes o torna ‘mau’?”, questiona.

Objetivos
Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como as espécies de seres vivos se relacionam.

Conteúdos
Ecossistema marinho e biodiversidade, fauna marinha, relações ecológicas, relações harmônicas e desarmônicas, colônias e preservação dos oceanos.

Trechos selecionados
O início do filme, que mostra a escola no fundo do mar e as interações entre diferentes espécies (5m15s a 10m59s). As cenas em que Nemo é capturado e levado a um aquário (11m57s a 16m56s) e o pai sai em busca do filho (18m32s a 25m12s). O trecho que mostra a tentativa de fuga de Nemo (28m09s a 30m34s).

Atividade
Depois de iniciar o trabalho sobre animais marinhos e as principais relações ecológicas no ambiente em que vivem, exiba o filme na íntegra ou apenas os trechos destacados. Pergunte às crianças o que os peixes comem e onde vivem. Solicite também que elas lembrem pelo menos dez espécies vistas e façam uma pesquisa para poder categorizá-las em vertebrados e invertebrados. Por fim, proponha que todos descrevam as principais características desses animais no caderno.

Avaliação
Analise o desempenho dos estudantes durante a aula, a qualidade da pesquisa e das informações registradas nos cadernos e a forma como relacionaram os conteúdos vistos em aula com o filme.

Professor Henzo Gualberto
professor do Colégio Aliado, em São Paulo

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.