Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Uma sala de 1º ano

O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar e as atividades propostas devem lembrar os momentos proporcionados pela Educação Infantil

Arthur Guimarães e Bianca Bibiano

Especial Planejamento 2014

A receita para receber bem a turma de 6 anos e levá-la a avançar na aprendizagem envolve um caminho híbrido entre o mundo do Ensino Fundamental e a prática da pré-escola. "A migração dessas crianças não pode significar que elas deixem de brincar para estudar como os mais velhos. A escola não precisa ter um cotidiano sério para ter qualidade. Brincar é um direito delas", argumenta Ângela Borba, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Isso não significa que a alfabetização deva ser deixada de lado. Ela precisa ter a roupagem certa. "Lemos e escrevemos para conhecer mais sobre o mundo e também para participar das práticas sociais e culturais, e não para preencher lacunas de exercícios didáticos", diz a especialista. Esse mesmo princípio tem de guiar as atividades propostas em todas as disciplinas: fazer sentido para as crianças, assim como fazem na vida.

Para aprender sobre o mundo, os estudantes precisam se movimentar e interagir uns com os outros e com os objetos do conhecimento - proporcionado pela rotina. "As salas ideais valorizam as ações dos pequenos, suas expressões, a imaginação, as falas e as produções (veja o infográfico abaixo). Para isso, o mobiliário tem de proporcionar flexibilidade. Por fim, é preciso deixar à disposição da turma todos os materiais que permitam variadas possibilidades de expressão - verbal, gráfica e plástica.

Clique para ampliar. Ilustrações: Mariana Coan/Fotos: Paulo Vitale

Clique aqui para fazer o download do infográfico acima (em PDF)

Consultoria: Andrea Rapoport, professora do Centro Universitário La Salle, Ângela Borba, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Augusto Gomes Batista, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Patrícia Corsino, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Quer saber mais?

CONTATOS
Andrea Rapoport
Ângela Borba
Antônio Augusto Gomes Batista
Beatriz Ferraz
Karina Rizek
Patrícia Corsino
Rosaura Soligo
Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Trav. do Ipase, 77, 69900-220, Rio Branco, AC, tel. (78) 3211-2400
Telma Leal

BIBLIOGRAFIA
A Criança de 6 Anos no Ensino Fundamental
, Andrea Rapoport, 120 págs., Ed. Mediação, tel. (51) 3330-8105, 32 reais
Educação Infantil: Fundamentos e Métodos, Zilma de Oliveira, 258 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3611-9616, 39 reais
Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil, Izabel Galvão, 136 págs., Ed. Vozes, tel. (11) 2081-7944, 21 reais  

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

 

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 225, Setembro 2009. Título original: Como planejar a rotina na sala de 1º ano
Comentários

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.