Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

20 qualidades do professor ideal

Ao listar características de bons professores, o Referencial para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente reconhece que nem todos podem ser avaliados por provas

O docente ideal:

1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.

2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.

3. Conhece as didáticas das disciplinas.

4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.

5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.

6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.

7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.

8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.

9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.

10. Institui e mantém normas de convivência em sala.

11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.

12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.

13. Aplica estratégias de ensino desafiantes.

14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.

15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.

16. Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos.

17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.

18. Trabalha em equipe.

19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão.

20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.

Fonte: Adaptado de Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente - Documento para Consulta Pública, MEC/Inep.

Maria Angela Lourençoni - Postado em 03/08/2012 11:42:26

Na minha tese sobre a autopercepção de alunos e percepção do professor significativo no ensino médio, uma característica importante para os estudantes foi a do professor que explica bem, ou seja, aquele que possui competência didática para efetuar seu trabalho. O mesmo instrumento (prof. Moshe Tatar) utilizado em presquisas com estudantes universitários apontou para a característica do professor motivador. Concluí que muitos aspectos precisam ser definidos e estudados antes de apontarmos as características do professor ideal. No Brasil existem poucos estudos na área, portanto, temos que ter cuidado em apontar essas características que atendem às necessidades de contratação das escolas mas não necessariamente stimulam o interesse dos alunos em relação ao professor que se torna significativo em sua vida aadêmica.

Marlidia Leite Dourado - Postado em 29/07/2012 16:16:13

Em minha opinião se uma grande parcela dos nossos professores tivesse o hábito de lerem mais em especial a revista Nova Escola, que traz sempre reportagens maravilhosas... Já faria uma grande diferença!!Mas infelizmente não é o que presenciamos!! Adoro ler as reportagens da Nova Escola, como também pesquisar os planejamentos disponíveis para fazer os meus!! Parabéns a Equipe da Nova Escola.

valdete ribeiro vaz de almeida - Postado em 21/07/2012 11:14:25

gostei muito da reportagem e acrescentaria a formacao continuada pois 'e atravez dela que nos atualizamos.Tambem a paciencia que esta faltando em alguns professores.



Leia todos
Publicado em NOVA ESCOLAEdição 236, Outubro 2010,
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.