Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Formação - Formação inicial

Políticas Públicas

  • Texto
  • Plano de Aula
  • Vídeo
  • Áudio
  • Jogo
  • Animação
  • Galeria

Como impor respeito quando se é um professor muito jovem?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre respeito pelo professor.

Escrever com erros de ortografia e concordância

Comentário de Heloisa Ramos, formadora de professores, sobre professores que têm dificuldade de escrever corretamente.

Quais cuidados tomar com um aluno diabético nas aulas de Educação Física?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta do leitor sobre cuidados com alunos diabéticos.

Como proceder quando se assume uma turma no meio do ano?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre substituição de professores.

Professora de Matemática reinventa seu jeito de ensinar

Reportagem sobre as mudanças pedagógicas de uma professora depois de passar por um curso à distância de Matemática.

O massacre em Realengo como marco da violência

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre o massacre na EM Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro.

7 erros do professor em sala de aula

Reportagem sobre sete situações comuns em sala de aula que devem ser evitada pelos professores.

Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal

Sexta reportagem da série "Teoria passada a limpo" trata do conceito de zona de desenvolvimento proximal elaborado pelo psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky.

Mapa da pesquisa confiável na internet

Reportagem com seis dicas fundamentais para realizar boas pesquisas na internet.

Como fica a questão da saúde na escola?

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a questão da saúde de alunos e professores na escola.

Qual é a finalidade dos portfólios?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre portfólios.

O que fazer quando a criança se nega a participar das atividades?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre participação do aluno.

Adaptação e equilibração

Quinta reportagem da série "Teoria passada a limpo" explica o que são os conceitos de adaptação e equilibração, elaborados por Jean Piaget.

14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos

Reportagem sobre as características de um bom projeto didático.

O que (não) fazer no Dia do Índio

Reportagem com sugestões de atividades que devem ser evitadas no Dia do Índio

Fórum sobre carreira docente com Carlos Roberto Jamil Cury

Fórum sobre carreira docente e profissionalização dos professores, com a participação de Carlos Jamil Cury, da UFMG

Fórum sobre relação entre escola e família com Patrícia Mota Guedes

Fórum com Patrícia Guedes, pesquisadora da Fundação Itaú Social, sobre a escola como espaço de socialização, que ensina regras de convivência e respeito às diferenças

Fórum sobre o respeito do aluno pelo professor com Ana Aragão

Fórum com Ana Aragão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre a relação de respeito entre aluno e professor

O que fazer para ser mais bem orientada pela coordenação pedagógica?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre coordenação pedagógica.

Como levar em conta os interesses dos alunos em uma turma grande?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta do leitor sobre sala de aula.

Como gerenciar a correção das tarefas de casa?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre correção de lição de casa.

Quem na escola tem de saber tudo?

Artigo de Luis Carlos de Menezes propõe que os educadores façam um diagnóstico da própria Educação.

Conhecimento prévio

Quarta reportagem da série “Teoria passada a limpo” explica o que é o conceito de conhecimento prévio, elaborado por Jean Piaget.

15 mitos da Educação

Reportagem sobre 15 ideias equivocados que são difundidas e reforçadas para justificar algumas práticas pedagógicas.

Ideias que jogam contra o ensino

Reportagem sobre conceitos equivocados e sem comprovação que são difundidos e reforçados para justificar algumas práticas pedagógicas.

Teoria passada a limpo

Série com reportagens especiais sobre teorias elaboradas por Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon

Passeio em Mato Grosso

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Mato Grosso.

Passeio no Tocantins

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Tocantins.

Passeio no Espírito Santo

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Espírito Santo.

Passeio no Rio Grande do Norte

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Rio Grande do Norte.

Passeio no Amapá

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Amapá.

Passeio no Acre

Sugestões de parques e outros espaços culturais no Acre.

Passeio em Rondônia

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Rondônia.

Passeio em Roraima

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Roraima

Passeio no Mato Grosso do Sul

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Mato Grosso do Sul.

Passeio no Distrito Federal

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Distrito Federal.

Passeio no Paraná

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Paraná.

Passeio em Santa Catarina

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Santa Catarina.

Passeio no Rio Grande do Sul

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Rio Grande do Sul.

Passeio no estado do Rio de Janeiro

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Rio de Janeiro

Passeios em Minas Gerais

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Minas Gerais

Passeio em Goiás

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Goiás

Passeio no Pará

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Pará.

Passeio em Sergipe

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Sergipe.

Passeio no Maranhão

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Maranhão

Passeio no Ceará

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Ceará

Passeio na Bahia

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado da Bahia

Passeio em Pernambuco

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Pernambuco

Passeio no Piauí

Sugestões de parques e outros espaços culturais no estado do Piauí

Passeio no Amazonas

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado da Amazonas

Passeio na Paraíba

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado da Paraíba

Passeio em Alagoas

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Alagoas

Passeios no estado de São Paulo

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de São Paulo

A escola dos últimos 25 anos

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre avaliação docente.

David Buckingham fala sobre Educação para as mídias

Entrevista com David Buckingham sobre Educação para as mídias.

Como contextualizar o conhecimento em classe?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre contextualização em sala de aula.

Como programar as aulas das turmas multisseriadas?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre planejamento de turmas multisseriadas.

Esquemas de ação de Piaget

Terceira reportagem da série “Teoria passada a limpo” explica o que é o conceito de esquemas de ação, elaborado por Jean Piaget.

Como fazer um balanço para projetar o futuro

Reportagem com dicas para fazer o balanço das ações do ano e planejar o futuro

O que devo fazer no meu primeiro dia como professor?

Resposta de Heloisa Ramos à pergunta do leitor sobre primeiro dia de aula.

Sobre emoção e compromisso

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a importância do compromisso pessoal e do envolvimento emocional dos educadores para o desenvolvimento cultural e socioafetivo dos estudantes.

O sujeito epistêmico de Piaget

Reportagem explica o que é sujeito epistêmico, também chamado de sujeito cognoscente ou do conhecimento.

5 aspectos para avaliar 2010 e planejar 2011

Reportagem traz ideias para fazer um balanço de fim de ano.

Pier Cesare Rivoltella: "Falta cultura digital na sala de aula"

Entrevista com Pier Cesare Rivoltella, especialista em Mídia e Educação da Universidade Católica de Milão

Charles Hadji: "É preciso apostar na inteligência dos alunos"

Entrevista com o pesquisador francês Charles Hadji sobre como a escola pode interferir na relação que a criança tem com a família e como organizar as práticas pedagógicas considerando o indivíduo

Bernard Charlot: "O conflito nasce quando o professor não ensina"

Entrevista com o pesquisador francês Bernard Charlot.

Tania Zagury: "O professor precisa ser ouvido"

Entrevista com a pesquisadora carioca Tania Zagury, que ouviu a opinião de 1172 professores de escola públicas e particulares da Educação Básica

Semana da Educação 2010

Textos e materiais apresentados pelos especialistas na Semana da Educação 2010, além de reportagens e vídeos sobre as palestras

Aprender também fora da escola

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre lição de casa, atividades que devem relacionar o conteúdo disciplinar com questões atuais e com a vida dos estudantes.

Professora de creche é consagrada Educadora do Ano

Reportagem apresenta os melhores momentos do Prêmio Victor Civita 2010.

Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem

Reportagem explica três concepções sobre a aquisição de conhecimentos pensadas por Platão, Aristóteles e Jean Piaget.

Teorias da aprendizagem

Série explica os principais conceitos das concepções construtivista e sociointeracionista da Educação.

Palestra de Horácio Itzcovich na Semana da Educação 2010

Reportagem sobre a palestra do especialista argentino Horácio Itzcovich na Semana de Educação 2010

Ana Siro trata da reescrita com personagem-narrador

Reportagem sobre a palestra da pesquisadora argentina Ana Siro na Semana da Educação 2010.

Palestra de Anne-Marie Chartier na Semana da Educação 2010

Reportagem sobre a palestra da pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier na Semana de Educação 2010.

20 qualidades do professor ideal

Lista das 20 características dos bons professores, elencadas pelo MEC.

"Esse aluno não sabe nada!"

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre como lidar com uma criança com dificuldades.

Elas (e ele) são nota 10

Reportagem sobre o trabalho dos dez professores e da coordenadora pedagógica vencedores do Prêmio Victor Civita 2010.

Seis características do professor do século 21

Reportagem com seis professores que já incorporaram as características imprescindíveis ao educador do século 21.

O novo perfil do professor

Reportagem sobre as características necessárias ao professor do século 21.

Prêmio Victor Civita 2010, um retrato do que o país ensina

Reportagem sobre o panorama dos 3,4 mil projetos enviados para concorrer ao Prêmio Victor Civita 2010.

Como planejar o trabalho de campo em Geografia

Reportagem sobre as modalidades de trabalho de campo em Geografia.

Programação da Semana da Educação 2010

Reportagem sobre a programação da Semana da Educação Victor Civita 2010.

Semana da Educação traz palestrantes da França e da Argentina

Reportagem sobre a programação da Semana da Educação Victor Civita 2010.

O educador Tião Rocha fala sobre folclore e cultura popular

Entrevista com o educador Tião Rocha, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, sobre cultura popular e folclore

Nove clichês sobre folclore

Reportagem problematiza nove clichês sobre folclore facilmente encontrados nas escolas

Será que existe professor(a) ideal?

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre as qualidades dos bons educadores, sem idealizações.

Formação literária do professor: nunca é tarde para gostar de ler

Reportagem mostra ao professor como começar, ou ampliar, seu contato com a literatura.

Como incentivar o hábito de leitura entre os adultos

Reportagem sobre estratégias para incentivar o hábito da leitura entre os adultos

Resenha do livro "Os Contos de Fadas e a Arte", de Katia Canton

Resenha do livro sobre a história dos contos de fada e a biografia de seus autores.

Resenha do livro "Didáticas de Línguas Estrangeiras"

Resenha do livro de Pierre Martinez, professor da Universidade Paris 8.

Resenha do livro "A Força das palavras - Dizer e Argumentar"

Resenha do livro de Ana Lúcia Tinoco Cabral, sobre as possibilidades de construção argumentativa que a linguagem nos oferece.

Resenha do livro "Educação e Competências - Pontos e Contrapontos"

Resenha do livro de Joan Rué e Maria Isabel de Almeida.

Resenha do livro "Quantas Músicas Tem a Música?", de Teca Alencar Brito

Resenha do livro produzido com base no trabalho da Teca Oficina de Música.

Resenha e trecho do livro "Didática da Matemática"

Resenha e trecho do livro "Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas".

Estágio: uma oportunidade de aprender na prática

Reportagem sobre a importância de estágios bem feitos durante a gradução para formar bons profissionais.

5 pontos para abordar a morte em sala de aula

Reportagem sobre como trabalhar com as questões relativas à morte em sala de aula.

Resenha do livro "Abecedário - educação da diferença"

Resenha do livro de verbetes sobre o universo da Educação, organizado por Julio Groppa Aquino e Sandra Mara Corazza

Resenha do livro "Confusão de Línguas na Literatura: o que o adulto escreve, a criança lê"

Resenha do livro da especialista em psicanálise e literatura Ninfa Parreiras.

Resenha do livro "Metodologia do ensino de Educação Física", de Lino Castellani Filho

Resenha da segunda edição da obra lançada originalmente em 1992, referência fundamental para docentes de Educação Física.

Resenha do livro "As sete competências básicas para educar em valores"

Resenha do livro de Xus Martín García e Josep Maria Puig.

Resenha do livro "Educar na infância", de Gizele de Souza (org.)

Resenha do livro composto por 11 artigos que avaliam o desenvolvimento da Educação das crianças.

Resenha e trecho do livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire

Resenha e trecho do livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire.

Alunos apáticos, escolas idem

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre as causas do desinteresse dos jovens pela escola.

Como ensinar os alunos a produzir bons resumos

Reportagem mostra estratégias para ensinar os alunos a produzir bons resumos em sala de aula.

Cinema na escola

Reportagem sobre como trabalhar com filmes em sala de aula.

Escola: o melhor lugar para formar o professor

Artigo sobre a formação continuada que deve ser realizada dentro da própria escola.

O caminho da aprendizagem

Beatriz Gouveia, coordenadora de programas Além das Letras e Formar em Rede, do Instituto Avisa Lá, afirma que é papel do educador ajudar o aluno a redimensionar a autoconfiança e valorizar mais a reflexão do que o resultado de cada trabalho.

Resenha do livro "Indisciplina e disciplina escolar", de Celso dos Santos Vasconcellos

Resenha do livro que aborda a ética e a autonomia como forma de conter a indisciplina na escola.

Resenha do livro "Visão de Jogo - Antropologia das Práticas Esportivas"

Resenha do livro sobre práticas esportivas, que reúne artigos de 12 pesquisadores.

Resenha do livro "Teatro em Sala de Aula", de Betina Rugna

Resenha do guia prático voltado para professores que desejam utilizar a linguagem teatral com crianças e adolescentes.

Resenha do livro "Intérprete de Libras", de Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Resenha do livro sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Resenha do livro "Folha Explica Paulo Freire", de Fernando José de Almeida

Resenha do livro que traz uma síntese sobre a obra e a vida de Paulo Freire.

Resenha e trecho do livro "Moral e Ética - Dimensões intelectuais e Afetivas", de Yves de La Taille

Resenha e trecho do livro de Yves de La Taille sobre moral e ética.

Educadores contam como aprenderam com seus erros

Quatro grandes educadores refletem sobre seus maiores erros pedagógicos e o que aprenderam com eles.

Entrevista com Philippe Perrenoud sobre a democratização do ensino

O sociólogo afirma que o professor precisa de capacitação para modificar sempre sua maneira de explicar até que todos os alunos aprendam

Cópia: tempo perdido

Reportagem sobre didática que explica por que ninguém aprende nada só fazendo cópias.

Faça o que eu faço

Reportagem sobre a importância do professor ter falas e atitudes coerentes e como essa influência interfere na formação dos alunos.

Ler (e entender)

Reportagem sobre como ensinar a ler e interpretar textos em todas as disciplinas

Trabalho integrado para ensinar a ler

Artigo sobre a importância de combinar, aplicar e exercitar procedimentos comuns em todas as áreas do saber com o objetivo de formar leitores ativos

O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas

Reportagem sobre como ensinar a ler e interpretar textos em todas as disciplinas

O grande desafio de quem ensina

Reportagem sobre a importância da formação dos gestores e professores para o uso da tecnologia a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares

Rudolf Steiner: o defensor da sensibilidade

Reportagem sobre Rudolf Steiner, o criador da Pedagogia Waldorf.

50 ideias para começar o ano

Reportagem que reúne dicas sobre as práticas dos professores dadas por especialistas em Educação.

Álgebra desde cedo

Reportagem sobre a importância das notações para a organização do raciocínio na aprendizagem de álgebra.

Um dia, uma escola, várias lições

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a visita a uma escola que, como qualquer outra, tem problemas, mas sabe encará-los de modo exemplar. E como as universidades poderiam aprender com casos como esse.

A cultura quilombola na escola

Reportagem sobre o uso da tradição oral como ferramentas de estudo na Comunidade Rural do Quilombo do Remanso, em Lençóis, na Bahia.

Martin Carnoy: "Aproveitar melhor o tempo de aula é o caminho cubano"

Entrevista com o pesquisador Martin Carnoy sobre pesquisa realizada na América Latina que mostra as vantagens de Cuba sobre Brasil e Chile.

Educação para o pensar autônomo

Reportagem sobre Theodor Adorno, um dos criadores da Escola de Frankfurt. O filósofo acredita que a crise da Educação é, na verdade, reflexo da crise da formação cultural da sociedade capitalista como um todo.

O corpo dançante

Reportagem sobre um projeto de dança para professores.

Howard Gardner: "É difícil fazer o certo se isso contraria os nossos interesses"

Entrevista com o pesquisador Howard Gardner sobre os desdobramentos da teoria das inteligências múltiplas e sobre as cinco mentes par ao futuro

Sobre saberes, sabores e valores

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a importância de motivar os alunos para o aprendizado e para a construção da cultura em sala de aula

Um teólogo que prega o diálogo

Reportagem conta a história de vida e o legado do teólogo Martin Buber para a educação

Direção no trabalho

Seção com resenhas de livros de formação

Somar saberes para ensinar melhor

Seção com resenhas de livros de formação, infantis, juvenis e de leitura em geral

Crônica de La Plata

Reportagem sobre congresso internacional que reuniu autores das mais recentes pesquisas didáticas na área de ensino e aprendizagem de leitura e escrita.

Rotina semanal de formação continuada

Reportagem sobre a rotina semanal de formação continuada em uma escola pública e em uma escola particular.

O papel do professor na formação continuada

Reportagem que trata do papel do professor no processo de formação continuada.

A tematização da prática

Reportagem sobre tematização da prática, atividade fundamental a ser conduzida pelo coordenador pedagógico que faz a formação continuada de seus professores.

Hora-atividade é para melhorar a formação

Reportagem sobre como usar bem o horário extraclasse, tempo que deve ser dedicado à formação continuada dos professores.

Horácio Itzcovich fala sobre o ensino de números racionais

Vídeo com os principais trechos da palestra de Horácio Itzcovich na Semana da Educação 2010. O professor de Matemática da Universidade de Buenos Aires fala sobre o ensino de números racionais.

Anne-Marie Chartier fala sobre formação de professores

A pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier fala sobre a Educação na França e trata dos impactos que os mateiais didáticos causam nas práticas pedagógicas.

Anne-Marie Chartier fala sobre a leitura de textos informativos

Entrevista com a pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier sobre o trabalho com textos informativos desde a Educação Infantil.

Formação de professores para estimular o gosto dos alunos pela leitura

Conheça o projeto das gestoras Cláudia Zuppini Dal Corso e Silvana Aparecida Santana Tamassia, gestoras da EMEIEF Cata Preta e vencedoras do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2007. O trabalho ''Lendo e Aprendendo'' estimulou a leitura nos alunos e realizou a formação dos professores.

O discurso do educador com os alunos da EJA

Sandra Medrano do Cedac, explica qual deve ser a postura do educador da EJA diante dos alunos resistentes às novas práticas de ensino.

Oito desafios da formação de professores
(parte 2)

Entrevista em vídeo com a professora Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, sobre formação de professores.

Oito desafios da formação de professores
(parte 1)

Entrevista em vídeo com a professora Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, sobre formação de professores.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.