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Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem

Platão, Aristóteles e Jean Piaget pensaram em diferentes concepções sobre a aquisição dos conhecimentos. Conheça as bases de cada uma

Beatriz Santomauro

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Seja bem-vindo a uma investigação que já dura mais de 2 mil anos e não tem data para acabar. Em torno das indagações que ela provoca, estudiosos das mais diversas áreas de conhecimento humano gastaram toneladas de saliva, montanhas de papel e enorme esforço intelectual. O desafio de dois milênios pode ser resumido em duas perguntas: como o ser humano aprende? E como criar as melhores condições possíveis para que o aprendizado ocorra na escola? 

Inatismo, o saber congênito

A busca por respostas começa na Antiguidade grega, com o nascimento do pensamento racional, que busca explicações baseadas em conceitos (e não mais em mitos) como uma forma de entender o mundo. Para os primeiros filósofos, a dúvida consistia em saber se as pessoas possuem saberes inatos ou é se possível ensinar alguma coisa a alguém.

Platão (427-347 a.C.) firmou posição a favor das ideias congênitas. Defendendo a tese de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento, o discípulo de Sócrates (469-399 a.C.) afirmou que conhecer é relembrar, pois a pessoa já domina determinados conceitos desde que nasce.

Chamada de inatismo, essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber à consciência e organizando-o. "Em resumo, o estudante aprende por si mesmo", escreve Fernando Becker, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no livro Educação e Construção do Conhecimento.

Mesmo que a noção de aprendizado como reminiscência não encontre eco na ciência contemporânea, algumas ideias inatistas ainda pipocam nas salas de aula. Para o bem e para o mal: se por um lado é interessante levar os alunos a procurar respostas para suas inquietações com independência crescente, por outro é lamentável que muitos docentes sigam explicando o baixo rendimento escolar de certos estudantes (sobretudo os de "lares desestruturados") porque eles "não têm habilidade para aprender".

Inatismo 
Precursor: Platão (427-347 a.C.)

Pesquisa iconográfica: Josiane Laurentino. Foto: Bettmann/Corbis/Latinstock

Defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros. O professor só auxilia o aluno a acessar as informações.

Trecho de livro comentado
"Mas o deus que vos modelou, àqueles dentre vós que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro na sua composição, motivo por que são mais preciosos; aos auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais artífices." 
Platão, no livro A República

Comentário
Platão diz que o homem nasce com certas características físicas e que elas justificam a posição social de cada um. Ser apto a governar ou trabalhar como auxiliar é resultado de uma vontade divina. Não se considera nenhuma possibilidade de mudança.

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Nome não registrado - Postado em 23/01/2012 21:27:34

o que posso afirmar é que sou totalmente empirista, não consigo aceitar a ideia de que já nascemos sabendo de tudo, acredito eu e continuo acreditando que os princípios inatos não existe. John Locke, defende a inexistência de princípios inatos arduamente e nos mostra que a ideia de inatismo é falsa.

JOSE RIBAMAR TORRES OLIVEIRA - Postado em 10/12/2011 17:30:32

Não concordo com a teoria de platão porque as características individuais das pessoas não classificam as pessoas nos que elas devem ser. Por ser muito difícil olhar para uma pessoa e dizer voce vai estudar pra ser advogado, voce, médico... e assim por diante. Nascemos com a mente limpa e começamos a preencher com conhecimentos a partir que nascemos. Por isso precisamos de uma boa orientação na familia, na escola e na sociedade que estamos inseridos.

ana lucia dias - Postado em 22/02/2011 08:28:30

Acredito nas idéias de Platão quando expõe sobre as habilidades já construídas geneticamente no ser humano. A habilidade de pensar é natural. Todo ser humano evolui aprendendo, independente da influência do outro. O Outro serve de exemplo para organizar de diversas formas o modo de pensar e posteriormente agir. Escolher a melhor forma de agir vem da habilidade intrinseca do pensamento organizado. Nalu



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Publicado em NOVA ESCOLAEdição 237, Novembro 2010, com o título Três ideias sobre a aprendizagem
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