Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Fórum sobre o respeito do aluno pelo professor com Ana Aragão

Você acha que a reprovação é um mecanismo necessário para estabelecer o respeito entre o educador e a turma? A especialista em Educação Moral respondeu neste fórum a suas questões sobre o comportamento em sala de aula e a autoridade do professor

Janaina Castro

Na tentativa de conseguir o respeito dos alunos, é comum que o professor recorra à avaliação ou à reprovação, pressionando a turma. Mas ao usar provas com essa finalidade, os educadores não tornam a aprendizagem significativa. E a reprovação, por sua vez, não deve ser um mecanismo de punição, e sim uma medida extrema tomada quando não há possibilidade de o aluno avançar. A reportagem 15 mitos da Educação derruba a ideia de que sem a possibilidade da reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor.

Para discutir esse mito e outras questões sobre a relação entre o educador e o aluno, a especialista Ana Maria Falcão de Aragão, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respondeu durante o mês de março às dúvidas enviadas nesta página. Confira!

THIAGO FELICIO BARBOSA PEREIRA - Postado em 20/04/2011 19:09:18

Meu problema é semelhante aodo Rafael. Diferente é que estou apenas no estágio, mas estou sentindo o mesmo que ele sente. As vezes percebo que minha idade atrapalha, tento ser rígido e flexível ao mesmo tempo,porém continuo sendo taxado de ruim. Gostaria de receber algumas dicas para esse processo inicial de docencia. Agradeço.

Ana Maria Aragão Sadalla - Postado em 17/04/2011 21:41:40

Olá durante este mês tive o prazer de conversar com os leitores que me provocaram com questões e comentários muito interessantes. Espero que possamos nos encontrar em breve! Abraço Ana Aragão

idail aparecido da silva - Postado em 15/04/2011 09:42:22

A indisciplina têm perseguido grande parte dos professores. Se um aluno esta desrespeitando o professor, converse com ele olhando nos olhos , deixando claro o seu objetivo com aquela aula e a responsabilidade do aluno frente a isso. Se não adiantar, insista mais uma vez. Se continuar, explique de novo por, no máximo 3 vezes. Se não resolver, mande pra diretoria. Mas tenho certeza que na primeira ele ja entenderá, porque o aluno é um ser pensante. O fato de mandar pra diretoria não resolve o caso, apenas serve como sanção pelos atos. Eu acho muito chato, porque a direção já tem um monte de problemas para resolver. Chame os pais e converse para tomar ciência dos fatos. Fora isso, a única saída é orar .



Leia todos
Publicado em Março 2011,
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.