Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos

Eles trazem a vida real para a sala de aula, envolvem mais as crianças nas atividades e, com alguns conteúdos, são a melhor forma de trabalhar. Porém, ainda geram muitas dúvidas

Anderson Moço

Página de > >|
=== PARTE 1 ====

1 O que é projeto didático?

Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem.

Os projetos estão mais populares do que nunca. Redes de todo o país incentivam o trabalho com essa modalidade e algumas escolas preveem no currículo os que serão realizados durante o ano. Boa notícia. Afinal, em muitos casos, eles ajudam a ensinar mais e melhor. Porém falta informação sobre o tema. Só neste ano, NOVA ESCOLA recebeu 166 e-mails com dúvidas. Compiladas em 14 questões, elas são respondidas nesta reportagem para ajudar você a dominar essa ferramenta.

Próxima  >

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====
=== PARTE 4 ====
=== PARTE 5 ====
=== PARTE 6 ====
=== PARTE 7 ====
=== PARTE 8 ====
=== PARTE 9 ====
=== PARTE 10 ====
=== PARTE 11 ====
=== PARTE 12 ====
=== PARTE 13 ====
=== PARTE 14 ====

 

Continue lendo a reportagem

Página de > >|

katia regina paula de menezes quadros de oliveira - Postado em 08/11/2012 13:38:33

Para o corpo docente, fazer projeto ainda é visto como uma tarefa incômoda, desgastante. Matérias como esta deveriam ser leitura obrigatória para os professores. Creio que assim todos ganhariam: gestores, professores, alunos, pais. enfim, todos envolvidos no processo educativo. Enquanto insistirem com propostas surgidas na cabeça de quem manda,e simplesmente os outros obedecem, não daremos o devido valor aos projetos.

Rita Pereira de Oliveira - Postado em 02/01/2012 13:09:15

Os projetos da Revista Nova escola ajudam a desenvolver melhor algumas atividades em sala de aula. Parabenizo a revista pelo belo trabalho em diversificar os projetos. Na escola onde trabalho com uma turma de 5º ano, desenvolvi um projeto de incentivo a leitura e produção de texto com o gênero poesia, intitulado "Projeto Poesia na Escola" . Foi um sucesso. Os alunos construíram seus próprios poemas e fizeram as ilustrações. Ao final da produção literária todos os trabalhos foram avaliados e publicados em um livro que recebeu o titulo de "Ciranda Poética". Fizemos o lançamento em um momento de muita emoção. a Secretaria de educação pagou a impressão do livro e cada criança e convidados recebeu um exemplar. Hoje, a "Ciranda poética" é objeto de análise por acadêmicos de letras que já nos visitaram e de outras faculdades que aproveitaram os poemas, que são de temas diversificados, para fazerem análises sociológicas dos mesmos. Isso nos alegrou muito. Não só pelo sucesso que o nosso projeto tem feito, mas pela contribuição que tem dado a comunidade acadêmica do município. Gostaríamos de poder publicá-lo em algum veículo de divulgação educativo. O que devemos fazer? Rita Pereira - Pedreiras / Maranhão

Cacilda Aparecida Villa Ruella - Postado em 21/06/2011 15:00:51

Parabenizo, essa revista on line de grande valia para nós educadores. Hoje estaremos todos os educadores do município de Panorama explorando essa maravilhosa plataforma no nosso horário de HTPC. O computador é um grande aliado para o nosso conhecimento. Cacilda - Assessora Pedagógica.

Juscio Marcelino de Oliveira - Postado em 25/05/2011 22:28:53

Postei no meu blog: artenaescolaemacaiba.blogspot.com "ESCOLAS PÚBLICAS DO NOSSO MUNICÍPIO ESTÃO CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO MELHOR, UTILIZANDO OS SEUS RECURSOS EM NOVAS FERRAMENTAS COM O OBJETIVO DE APRIMORAMENTO. O SETOR DO ENSINO DE ARTE DESTA SECRETARIA DENTRE VÁRIAS INICIATIVAS EM FUNÇÃO DESSE OBJETIVO, IDENTIFICOU BOA PARTE DE EDUCADORES DA ÁREA NÃO TRABALHAM COM PROJETOS E CONTINUAM UTILIZANDO AS FERRAMENTAS BÁSICAS QUE A É PROPORCIONADAS. É PROPOSTA DO SETOR DE ARTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FOMENTAR NO PROFESSOR A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS E A ENORME CONTRIBUIÇÃO DESSA FERRAMENTA AO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. ESTAMOS NO PROCESSO DE CONQUISTA, EXPONDO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM PROJETOS E OS BONS RESULTADOS ADQUIRIDOS. ATRAVÉS DE CURSO DE FORMAÇÃO E DE EXEMPLOS DE NOSSOS EDUCADORES QUE JÁ TRABALHAM COM PROJETOS E COMO TAMBÉM FOCAMOS OS COLEGAS JÁ PREMIADOS. A REVISTA NOVA ESCOLA MUITO TEM CONTRIBUIDO COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E FOI O QUESTIONAMENTO DE INÚMEROS EDUCADORES DO BRASIL QUE TEM A NOSSA REALIDADE, QUE FEZ A REVISTA ELABORAR ESSAS QUESTÓES COM RESPOSTAS PARA TIRAR AS DÚVIDAS INICIAIS. AQUI AGRADECEMOS A REVISTA E COMUNICAREMOS QUE ESTAMOS REALIZANDO UM DE SEUS MAIORES OBJETIVOS; QUE É O DE INFORMAR EDUCADORES DE NOSSO PAÍS E QUE A MISSÃO DA REVISTA ESTÁ SENDO CUMPRIDA."

Gleisa Calixto Antunes - Postado em 17/05/2011 11:31:35

Prezados, Mais uma vez parabenizo esta maravilhosa Revista da educação. Estes assuntos vem incentivar professores a trabalharem de forma mais atraente, tanto para o aluno como para si mesmo. Obrigada por fazerem parte de especialistas voltados para a melhoria da Educação Nacional! Cordial abraço! Gleisa Calixto Antunes - Pedagoga

josenildo batista - Postado em 07/05/2011 19:39:09

Consciência de responsabilidade é a ferramenta fundamental para tudo aquilo que se quer obter ou dministrar; muito bom esse trabalho que está sendo desenvolvido pela nova escola, se todos fossem conscientizados das responsabilidades que lhes são confiadas, todos teriam seus direitos garantidos. O principal a ser feito é o trabalho da conscientização das pessoas mostrando-lhes as responsabilidades, principalmente sobre os afazeres da escola.

Silvano Sulzart - Postado em 06/05/2011 11:22:30

Trabalhar com projetos didáticos é uma forma de motivar a aprendizagem dos alunos, proporciona a autonomia da turma e mobilizar a escola. Cada projeto torna-se uma proposta única de trabalho, que precisa ser articulada pelo professor. Trabalhar com projetos é incentivar ações inovadoras. Depois de todos os passos, vem a culminância, o encerramento do projeto, a parte em que vamos notar os resultados. Você pode concluir um projeto com: 1-Seminários;2- Feira de Cultura,3- Mostra de Arte;4-Apresentação de Vídeos elaborados pelos alunos.5-Noite de autógrafos dos livros que a turma criou a partir do projeto.6-Caminha de Ciências, da Paz...7- Exposição de Pôsteres (Cartazes) e tantas outras formas. Como a Revista Nova Escola declara muito bem, o importante não é a culminância e sim, o percurso, a trajetória do projeto, o aprendizado que foi mensurado e ressignificado no percurso de leituras e pesquisas. http://silvanosulzarty.blogspot.com/

Suely de Jesus Lobato - Postado em 06/05/2011 00:50:42

Olá, meu nome é Suely Lobato, quero parabenizar pelas informações preciosas e esclarecedoras sobre o projeto didático. Esta matéria será mais uma contribuição significativa deste revista na minha prática docente. Muito obrigada!!!!

Publicado em NOVA ESCOLAEdição 241, Abril 2011, com o título Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.