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Expectativas de aprendizagem em História - 6º ao 9º ano

Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II

Nos dias de hoje, com o acesso dos jovens aos diversos meios de comunicação, o filtro e o entendimento daquilo que é ou não um fato histórico depende da seleção e da comparação de informações provenientes de fontes diversificadas. No Ensino Fundamental II, é importante que os alunos estudem semelhanças, diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, com ênfase no domínio da linguagem escrita. A prática contribui para a formação de um adolescente questionador, capaz de fazer uma leitura crítica de quem ele é e como é o mundo em que vive.

Especial Planejamento 2014

Expectativas de aprendizagem
■ Identificar transformações temporais quanto às formas diferenciadas de ocupação do espaço e às mudanças na paisagem pelas populações, desde a Antiguidade até a contemporaneidade.
■ Apontar mudanças na organização social quanto ao comércio, à produção de alimentos e no uso de recursos naturais em espaços diferenciados.
■ Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação e construção de memórias e identidades.
■ Coletar informações de fontes históricas, como textos, imagens, objetos, mapas urbanos e edificações.
■ Localizar no tempo e no espaço as sociedades estudadas.
■ Valorizar atitudes de respeito à diversidade étnica e cultural.
■ Dar importância aos intercâmbios entre as diferentes sociedades e às negociações na mediação de conflitos.
■ Conhecer as mudanças na organização dos espaços e os conflitos sociais.
■ Identificar transformações técnicas na produção e nas relações de trabalho vindas com a Revolução Industrial.
■ Comparar a organização social e o espaço urbano das primeiras cidades industriais com o município em que se vive, inserindo-o na organização política e territorial brasileira.
■ Conhecer o processo de organização das nações europeias, de independência política do Brasil e de construção do Estado nacional brasileiro.
■ Estabelecer uma relação entre política e cultura, expressa em manifestações religiosas, artísticas e educacionais.
■ Identificar as lutas políticas e sociais da população do município e os espaços de participação pública atuais.
■ Conhecer a organização da república.
■ Identificar os poderes econômicos e institucionais atuais no município.
■ Reconhecer a importância dos movimentos pela igualdade de direitos.

 Fonte: Orientações Curriculares da prefeitura do município de São Paulo

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Publicado em , Janeiro 2010.
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