Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Tela inteligente

Como funciona uma lousa digital?

Renata Costa

A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.

O professor pode preparar apresenta√ß√Ķes em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, √© poss√≠vel, enquanto apresenta o conte√ļdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participa√ß√£o dos alunos, que v√£o at√© a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de p√°ginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, j√° que a lousa l√™ ambas as formas.

O ensino conta com novos recursos, pois √© poss√≠vel, por exemplo, fazer apresenta√ß√Ķes em tr√™s dimens√Ķes para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por sat√©lite e dispon√≠veis em sites como o Google Maps ou Google Earth. "Na lousa digital, a criatividade √© o limite", comenta Andr√© Asquenazi, professor de tecnologia da escola Lumiar Lageado, de Santo Antonio do Pinhal, a 173 km da capital paulista.

Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail.

Na Lumiar Lageado, os professores ainda estão se adaptando à nova tecnologia e recebendo treinamento. "Mas as crianças já dominam e o interesse delas pelas aulas que utilizam essa novidade é muito superior àquelas sem ela", diz o professor Asquenazi.

A lousa digital, segundo o professor, tem permitido com que os alunos do Ensino Fundamental façam uma horta. De início, a turma desenvolve uma horta virtual na lousa, planejando os canteiros, a medida da área de cada plantio antes de partir para a ação. "Depois, vamos pegar o desenho virtual e fazê-lo real na nossa área de terra", conta o professor. "O mais empolgante nisso é que a criação será coletiva, no virtual e no real", afirma.

Mas ainda fica uma pergunta no ar: qual é a diferença, no aprendizado das crianças, em usar a lousa digital ou os computadores? Este será um grande desafio para o futuro.

JOGOS VIRTUAIS

Que tal convidar a garotada para jogar desafios matemáticos? Veja os que NOVA ESCOLA preparou: 

- Jogo do Castelo 
- Daqui pra lá, de lá pra cá 
- Labirinto da tabuada 
- Sjoelbak 
- O enigma das fra√ß√Ķes
- Feche a caixa 


Tecnologia

Tecnologia a serviço da aprendizagem

 

 

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

 

Publicado em Setembro 2009.
Coment√°rios

 

Assine j√° a sua revista!
Nova Escolar
  Patroc√≠nio     Edi√ß√Ķes SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.