Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

Que gênero literário é esse?

Planeta Sustentável

Conteúdo relacionado

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Conteúdos
Literatura infanto-juvenil

Habilidade
Discutir criticamente, a partir de exemplos concretos da sociedade de consumo atual, as formas de divulgação de padrões de beleza feminina e como cultura e consumo confundem-se na sociedade contemporânea.

Tempo estimado
2 aulas

A reportagem especial de VEJA sobre os adolescentes abre espaço para a constatação surpreendente de que livros destinados ao público desta faixa-etária lideram as listas de mais vendidos do mercado editorial. Na verdade, não há com o que se surpreender. Os jovens são dados a paixões arrebatadores e podem facilmente transferir esse tipo de sentimento a livros, autores e personagens de sua preferência. A questão que desafia pais, professores, escritores e, naturalmente, as editoras é saber qual o modelo de livro com capacidade de fascinar os jovens. Leve essa reflexão para a sala de aula.

Atividades
1ª aula - Apresente um breve histórico da literatura infanto-juvenil à classe. Lembre que as primeiras produções literárias destinadas a esse público surgiram no século XVIII, quando a criança passou a ser considerada diferente do adulto, com necessidades e características próprias. De início, eram obras dotadas de caráter extremamente utilitário e pedagógico. Era, portanto, uma produção literária enciclopédica que incutia nos leitores idéias como obediência e submissão aos valores da época. O panorama só começou a se modificar na virada do século XX no mundo, duas décadas depois no Brasil. O pioneirismo coube a Monteiro Lobato, que publicou, em 1921, Narizinho Arrebitado - livro de leitura para uso das escolas primárias. O escritor já trazia ali as diretrizes que o imortalizariam como o grande autor da literatura infanto-juvenil brasileira: o apelo à imaginação em harmonia com o complexo ecológico nacional, a movimentação dos diálogos, a utilização ampla, o enredo, a linguagem visual e concreta e a graça na expressão.

Indague a classe sobre o universo de Monteiro Lobato. Certamente todos leram algum título ou, pelo menos, assistiram a versão televisiva baseada na obra do escritor paulista. Peça que relembrem histórias e peculiaridades dos personagens e tentem explicar o sucesso que fazem há quase um século. Vá anotando no quadro as características indicadas pela moçada.

Sucesso: Mais de um século depois de escrita, a versão cinematográfica mostra que a obra de Julio Verne ainda encanta.
Sucesso: Mais de um século depois de 
escrita, a versão cinematográfica mostra 
que a obra de Julio Verne ainda encanta.

Cite outros dois autores de quem eles também já leram, assistiram adaptações cinematográficas ou ambos: Julio Verne e JK Rowling. O escritor francês do século XIX é o autor mais traduzido do mundo e suas obras de aventura continuam empolgando jovens até os dias de hoje. Cite apenas alguns títulos como Viagem ao Centro da Terra, A Volta ao Mundo em 80 dias, Vinte Mil Léguas Submarinas e Cinco Semanas em Balão. Já a inglesa se transformou no grande fenômeno literário do final do século XX com a saga do bruxinho Harry Potter. Volte ao quadro e registre as explicações da turma para esses sucessos.

2ª aula - Como mostra a reportagem de VEJA, escrever para o público mais jovem tornou-se prática rendosa, pois a devoção que esse público dedica a autores e personagens favoritos gera um grande retorno comercial. Recorde o levantamento feito na aula anterior sobre as características de uma obra que a transformam num sucesso. Divida a classe em grupos e distribua um dos livros citados anteriormente para cada um. Peça, agora, uma análise da forma. Quantos capítulos, cada obra tem? Qual o tamanho desses capítulos? E dos parágrafos? Qual o tamanho dos livros? Há ilustrações?

Cada grupo deve socializar suas conclusões. Promova, então, um debate em que a garotada se posicione sobre a existência de uma "fórmula de sucesso". Comece instigando os jovens a falar sobre a presença de um protagonista adolescente nas histórias. Isso é ou não é fundamental, como elo de identificação com o público leitor? Explore a trama. A história tem elementos fantásticos? É universal ou se detém sobre uma região e cultura específicas? Depois, se atenha ao formato. Até que ponto o tamanho atrai ou afasta leitores - lembre que todos os livros de Harry Potter têm grande dimensão. O grande número de capítulos ajuda na leitura? Por quê?

Por fim, encomende uma redação individual sobre o tipo de leitura favorita de cada um. O texto deve incluir aspectos de estilo (romance, suspense, humor etc.), de forma (obra grande, pequena, com ou sem ilustrações etc.) e de personagens (jovens protagonistas são essenciais?). 

Fenômeno: O bruxinho Harry Potter abriu as portas do mundo da literatura para milhões de jovens.
Fenômeno: O bruxinho Harry Potter abriu as portas do mundo 
da literatura para milhões de jovens.

Atividade proposta pela equipe de VEJA NA SALA DE AULA

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.