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Plano de Aula

Leitura e Interpretação de gráficos

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Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Objetivos
Estudar conceitos de estatística, em especial leitura e interpretação de gráficos;
Desenvolver competências para criar uma visão global do tema

Conteúdos
Estatística;
Leitura e interpretação de gráficos

Tempo estimado
Sete aulas

Material necessário
Cartolinas, canetas coloridas, data show (caso os alunos optem por apresentações computadorizadas)

Introdução
VEJA desta semana discute os erros apresentados nas pesquisas de intenção de voto. Aproveite a oportunidade para discutir estatística com a turma.

Desenvolvimento
Esta sequência didática foi organizada sob diferentes aspectos. Na primeira parte, há uma introdução teórica sobre estatística e leitura e interpretação de gráficos, planejada por meio de pesquisas sobre o tema. Na segunda, a turma apresenta seus trabalhos e discute-os em sala. E, na última, o professor analisa as apresentações e propõe uma avaliação.

1ª aula
Comece a aula conversando com os estudantes sobre estatística. Pergunte à classe como esse ramo da Matemática está presente no dia a dia. Ouça as considerações da turma e dê alguns exemplos. Cite as Eleições 2010, o Censo do IBGE, as questões que aparecem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Fale, também, sobre o uso da estatística em outras disciplinas, como Geografia ou História. Comente, ainda, a importância dessa ciência para a Política e a Economia.

Proponha, então, que a turma amplie seus conhecimentos sobre estatística. Peça que os alunos se organizem em grupos de, no máximo, quatro pessoas. Sorteie um dos temas abaixo para cada grupo e explique a atividade.

Temas:
- O que é estatística? Para que serve? Como e onde é utilizada?
- Quais os tipos de gráficos que existem? Como eles são usados em diferentes situações, como as pesquisas eleitorais, a apresentação dos dados do Censo etc?
- Qual a diferença entre amostra e população?
- O que é média, mediana e moda? Demonstre como calcular cada uma delas.
- Como analisar e interpretar dados presentes em gráficos? Trazer exemplos para a classe.
- O que é frequência relativa e frequência absoluta?
- Quais questões do Enem envolvem estatística? Trazer exemplos e explicar como ela é utilizada.

Diga aos alunos que eles devem fazer uma pesquisa sobre o tema que receberam e apresentá-la em classe. Explique que os grupos devem preparar uma cópia do trabalho completo para o professor e um resumo para os colegas.

O trabalho deve conter:
Capa, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Anexos e Bibliografia

Combine com a turma as datas das apresentações, colocando dois grupos por aula. Determine o tempo que os alunos terão para falar e explique a eles como devem ser as apresentações. Peça que os grupos comecem fazendo um levantamento das principais informações que querem passar aos colegas. Com base nele, podem preparar cartazes ou apresentações com data show para ajudar na explicação. Lembre a turma de fazer um ensaio prévio para verificar se o conteúdo está claro e o que pode ser melhorado. Por fim, ressalte a importância das apresentações orais na universidade e proponha que aproveitem a atividade como um treino para a vida acadêmica.

2ª, 3ª, 4ª e 5ª aula
Reserve algumas aulas para a apresentação dos grupos. Quando necessário, interrompa a explicação e proponha questionamentos aos componentes do grupo. Com base nas respostas, abra o debate para o restante da classe.

Ao final das apresentações, entregue aos alunos a reportagem O fracasso dos profetas, publicada em VEJA. Discuta com a moçada gráficos que comparem as previsões das pesquisas eleitorais com os resultados obtidos pelos candidatos.

Debata em sala as razões dos erros nas pesquisas. Apresente algumas hipóteses: as taxas de abstenção não são contabilizadas nos levantamentos; há quem erre na hora de votar; alguns eleitores, quando questionados, não assumem o seu voto; as pesquisas focam em determinadas regiões específicas e não captam a exatidão preferência eleitorais do país.

Comente que, independente das explicações, é importante perceber o impacto dos erros na eleição. Quem sabe seja preciso rever as metodologias de estudo utilizadas.

6ª aula
Terminada a discussão, aplique uma prova para a turma. Aproveite o modelo abaixo. Recolha as avaliações no final da aula e corrija-as.

Questões de Estatística

1) Observe o gráfico abaixo publicado na Folha de São Paulo antes das eleições. Explique o que é a estatística, para que serve e como ela foi usada para divulgar as intenções de voto para a presidência da República.

estatística

 

 

 

 

 

 

 


Resposta: Estatística é uma parte da Matemática que explica a frequência e ocorrência de eventos de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros. Ela serve para organizar e coletar dados em determinados assuntos a fim de estudá-lo e analisá-lo. Os dados podem ser apresentados em forma de tabelas e gráficos.

No gráfico apresentado no exercício, a estatística foi usada para mostrar a intenção de votos para presidência do Brasil. O gráfico mostra que Dilma segue na liderança.

2) O gráfico abaixo mostra todos os percentuais de votação dos presidentes de 1989 até 2006. Classifique o tipo de gráfico. Explique com suas palavras o que ele representa (faça uma análise com base nos conceitos de estatística estudados)

estatística

 

 

 

 

 

 

 


Resposta: O tipo de gráfico é de barras. Estatisticamente ele representa a evolução dos dados durante um certo período, uma análise coletada e interpretada de todos os percentuais de votação dos presidentes de 1989 até 2006 no Estado de São Paulo.

3) Classifique os tipos de gráficos abaixo

estatística
estatística
estatística
estatística

 

 

 





Resposta: Os gráficos são, respectivamente: setores ou pizza, linhas, histograma e barras

4) O exemplo abaixo representa amostra e população, explique qual é a diferença entre esses dois conceitos.

estatística

 

 

 

 

 




Resposta: No exemplo, o mapa mundi representa o todo, a população. Ele simboliza o conjunto completo que apresenta determinadas características. Já a imagem dos peões representa a amostra. Trata-se de um subconjunto da população.

5) Um grupo de alunos foi escolhido para representar a escola no desfile de abertura de uma olimpíada esportiva.

Pesquisando as idades da turma, obtiveram-se as seguintes idades (em anos)

1511131414151416
1312141315121314
1512141413131411
1215131516161412
1513131412121514

Atividades:

1. Construa uma tabela em que apareçam as colunas idade e número de alunos de cada idade

2. Em seguida, construa um gráfico de barras, utilizando no eixo x (horizontal) a idade dos alunos e no eixo y (vertical) quantidade.

3. A seguir construa um gráfico de setores.

Respostas:

IdadeNúmero de Alunos
112
127
139
1411
158
163
total40

estatística
estatística

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


7ª aula
Reserve uma aula para devolver as avaliações aos alunos. Faça uma correção no quadro e tire as eventuais dúvidas.

Avaliação
O aluno será avaliado por meio da apresentação do trabalho, do material escrito apresentado e dos resultados da prova.

Consultoria Valéria Garcia Dias
professora da E.E. Visconde de Itaúna e do Colégio Renascença, em São Paulo, e pós-graduada em Educação Matemática pela PUC-SP

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