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Plano de Aula

A importância ecológica e econômica dos microorganismos

Planeta Sustentável

Conteúdo relacionado

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Objetivos
Estudar a importância ambiental e ecológica das bactérias e dos fungos, bem como o papel desempenhado por eles na indústria e na economia.

Conteúdos
Fungos e Bactérias

Tempo estimado
Duas aulas

Introdução
A reportagem Geladas, mas fervendo, publicada em VEJA, fala sobre o crescente e enriquecedor mercado das cervejas artesanais. O tema suscita um interessante debate sobre dos pequeníssimos organismos - muitas vezes invisíveis aos olhos - que realizam um papel de extrema importância no nosso cotidiano. Questione os alunos sobre o quanto eles sabem a respeito do mundo dos microorganismos.

Desenvolvimento

1ª aula
Comece a aula lendo a reportagem Geladas, mas fervendo, publicada em VEJA, depois disso você pode conversar e debater com os seus alunos sobre o gigantesco universo dos microorganismos. Questione a moçada sobre que ideia eles a respeito desses seres. Desmistifique a visão de que bactérias e fungos estão relacionados apenas a doenças. Esclareça que as bactérias desempenham um papel extremamente importante no equilíbrio das funções do nosso corpo e nos ecossistemas do Planeta, e atuam - juntamente com os fungos - como seres decompositores das cadeias e das teias alimentares.

Pergunte à turma o que ocorreria se os fungos fossem extintos. Explique à classe que esses organismos são essenciais para que os ciclos biológicos sejam concluídos. Se desaparecerem, será extinta a maioria das espécies existentes.

Em seguida, discuta de maneira ampla com a turma o conceito de bactérias e fungos. Comente onde são encontrados, quais as formas existentes e como se reproduzem (apresente aos alunos as figuras abaixo).

Bactérias

Fungos


Ao longo da conversa, cria no quadro uma tabela como a abaixo e vá completando-a com as principais características desses microorganismos.

Microorganismos  Bactérias  Fungos

Onde são encontrados           

Existem por toda a parte: no ar, no solo, na água, nos alimentos, no corpo humano.  No solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral.
Reprodução As bactérias têm a capacidade de se reproduzir com grande rapidez, originando em apenas algumas horas, um número muito grande de descendentes. A maioria se reproduz assexuadamente, por divisão simples ou bipartição. Os fungos terrestres podem se reproduzir assexuadamente e sexuadamente.

Saúde

Atuam causando doenças como, por exemplo, tétano, pneumonia, cólera, tuberculose. Mas existem, também, bactérias que ajudam o organismo humano e de outros animais evitando a proliferação de micróbios patogênicos no intestino. Como parasitas, os fungos causam doenças não só nos vegetais, mas nos humanos e nos animais como, por exemplo, as micoses. Mas, também, são muito úteis ao homem na produção de antibióticos.

Ecologia

Desempenham um papel muito importante no equilíbrio do ecossistema do Planeta  como decompositoras nas cadeias e teias alimentares. Grande importância agrícola e ecológica. São eles que mantêm o equilíbrio, atuam na decomposição de restos vegetais, degradando substâncias tóxicas e auxiliando as plantas em seu crescimento e as  protegendo contra inimigos patogênicos, insetos-pragas da agricultura ou herbívoros.
Indústria/ economia Indústria de laticínios (produção de queijos, iogurtes, requeijão), na fabricação do vinagre, na produção de antibióticos e vitaminas. Fabricação de cerveja, fabricação do vinho, produção de antibióticos (penicilina), na produção de vitaminas e de ácidos orgânicos (ác., cítrico).

Solicite que a turma realize uma pesquisa sobre fermentação. Deve constar no levantamento: o conceito, quais as formas e quais os organismos que realizam esse processo. Os resultados serão apresentados na aula seguinte.

2ª aula
Com base na pesquisa solicitada, comece a aula trabalhando o conceito de fermentação. Explique à moçada que se trata de um processo químico responsável pela produção de variados produtos - que consumimos diariamente. Cite como exemplos: o pão, o iogurte, a cerveja, o vinho, o vinagre, entre outros.

Diga à classe que as bactérias realizam esse processo para obtenção de energia por meio da oxidação incompleta da glicose, sem a utilização de oxigênio. Essas bactérias são chamadas de bactérias anaeróbicas.

Para uma síntese anaeróbia, realizada por fungos e bactérias, ocorre a variação quanto ao produto final da reação química. A fermentação ocorre com a quebra da glicose em ácido pirúvico, o qual depois é transformado em algum outro produto, como álcool etílico ou etanol (fermentação alcoólica), ácido lático (fermentação lática) e ácido acético (fermentação acética). Mostre à turma a reação de fermentação, ressaltando que o produto final dependerá do tipo de fermentação (apresente a figura abaixo).

Fermentação


Mostre à turma que a biotecnologia do mundo atual utiliza sistemas celulares para desenvolver não só processos, como também produtos de interesses de âmbito social e econômico. Entre esses sistemas, os fungos e as bactérias são de grande valia e enorme interesse biotecnológico.

Para finalizar, solicite a turma uma pesquisa com exemplos de bactérias e fungos que participam na produção de iogurtes, pães, cervejas, etc. Para ampliar os conhecimentos da moçada, aproveite o plano de aula: importância dos fungos para o homem e meio ambiente.

Avaliação
Utilize como avaliação o interesse e a participação dos alunos durante as aulas. Certifique-se de que entenderam a importância tanto ecológica quanto econômica das bactérias e fungos. Avalie também as pesquisas realizadas nas duas aulas pelos alunos.

Consultoria Micheli Bordoli Amestoy e Cláudia Sirlene de Oliveira
Centro de Ciências Naturais e Exatas - Universidade Federal de Santa Maria, RS

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