Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

O funcionamento do sistema respiratório

Planeta Sustentável

Conteúdo relacionado

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Objetivo
Compreender o funcionamento do sistema respiratório

Conteúdo
Sistema respiratório

Tempo Estimado

Duas aulas

Material necessário

Garrafas plásticas; bexigas; rolhas; elásticos; tubos em formato de "Y" (pode ser feito com três canudos colados); fita adesiva

Introdução
VEJA desta semana traz uma reportagem sobre doenças associadas ao sistema respiratório que podem afetar recém-nascidos e mostra possíveis meios de preveni-las. Aproveite essa oportunidade para explorar com os alunos a estrutura e o funcionamento desse sistema.

Atividades

1ª aula
Pergunte à turma o que é necessário para que o ser humano se mantenha vivo. Uns provavelmente dirão água, outros, comida, e alguns devem afirmar que precisamos de ar. Diga que todos estão certos e relembre que o nosso corpo possui sistemas que nos permitem obter os elementos necessários do ambiente e aproveitá-los em nosso favor.

Explique à moçada que esta aula e a próxima serão dedicadas ao estudo do sistema respiratório humano. Esclareça que ele é o conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela obtenção do oxigênio - fundamental para a manutenção da vida - presente no ar e, ao mesmo tempo, pela expulsão do gás carbônico, resíduo de processos que ocorrem nas células.

Proponha para a classe a montagem de um modelo do sistema respiratório. Divida a moçada em grupos, distribua o material e, enquanto executam a atividade, apresente os componentes do sistema e o caminho percorrido pelo ar até os pulmões. Explique que, quando inspiramos, o ar entra pelas narinas ou pela boca, passa pela faringe - tubo compartilhado pelos sistemas digestório e respiratório - e pela laringe, órgão que contém as pregas vocais. Este primeiro trecho do caminho do ar não será representado no modelo, mas pode ser visto na imagem abaixo.

Sistema Respiratório. Ilustração: Robles/Pingado
Sistema Respiratório. Ilustração: Robles/Pingado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Pergunte, então, onde está o pulmão. Ajude os estudantes a localizar, pelo tato, as próprias costelas. Explique que elas determinam um espaço interno chamado de caixa torácica e os pulmões encontram-se dentro deste espaço. Para representar a caixa torácica no modelo pode-se utilizar uma garrafa plástica cortada ao meio. Para representar os pulmões, use duas bexigas (veja a ilustração abaixo).

Modelo de Sistema Respiratório. Ilustração: Robles/Pingado
Modelo de Sistema Respiratório. Ilustração: Robles/Pingado


Pergunte aos alunos como fazer para que o ar chegue da laringe aos pulmões. Explique que isso se dá por meio de tubos. Peça para que os alunos apalpem a região inferior da garganta. Eles sentirão uma estrutura rígida e cilíndrica. Diga que se trata da traqueia e que ela se mantém rígida por meio de anéis cartilaginosos que evitam um colapso, o que obstruiria a passagem do ar. A traqueia poderá ser representada, no modelo, por um tubo em forma de "Y" de cabeça para baixo. Algum aluno poderá perguntar por que o formato de "Y". Diga que, dentro da cavidade torácica, a traqueia se ramifica em dois tubos menores, cada um seguindo em direção a um dos pulmões, chamados de brônquios.

Insira o tubo em Y pela boca da garrafa cortada ao meio de forma que a bifurcação fique para o lado de dentro da garrafa. Faça a vedação da boca da garrafa com uma rolha ou com algum material que impeça a passagem de ar, de forma que o único caminho para o ar seja o tubo em Y. Então, prenda cada bexiga a uma das extremidades da bifurcação, vedando-as para evitar o escape de ar.

Explique que cada brônquio, uma vez dentro do pulmão, se ramifica muitas vezes, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. No fim de cada bronquíolo há uma pequena estrutura em forma de saco, os chamados alvéolos. Cada alvéolo possui capilares sanguíneos, de forma que neste ponto do sistema respiratório o ar encontra-se muito próximo do sangue. É nesta região que ocorrem as trocas gasosas, com captação de oxigênio pelo sangue e liberação de gás carbônico, que fará todo o caminho inverso para ser expirado. Esta microestrutura do pulmão não será representada no modelo.

Por fim, explique que na base da caixa torácica, abaixo dos pulmões, existe uma membrana muscular, chamada de diafragma. Ela pode ser representada por algum material elástico que feche o fundo da garrafa plástica cortada. Uma bexiga cortada pode servir. No corpo humano essa membrana, ao se contrair, aumenta o espaço interno da caixa torácica, forçando a entrada do ar do meio externo para os pulmões, o que constitui a inspiração. A expiração, por outro lado, se dá quando essa membrana relaxa, e o ar é expelido pelo caminho inverso. Para simular a inspiração no modelo, basta puxar a membrana elástica para baixo, aumentando o espaço interno dentro da garrafa. O ar entrará pela extremidade livre do tubo em Y, inflando as bexigas. Ao soltar a membrana, as bexigas naturalmente esvaziarão, expulsando o ar.

2ª aula
Distribua aos grupos cópias da reportagem Pulmões a Salvo, publicada em VEJA. Peça que os alunos leiam e façam uma breve pesquisa sobre as doenças citadas no texto. Proponha que descubram de que forma cada doença afeta o sistema respiratório, quais partes exatamente são atingidas, quais as conseqüências para o indivíduo. Peça, também, que procurem as alternativas existentes hoje para combatê-las. Os registros deverão ser entregues na aula seguinte.

Avaliação
Observe a participação dos alunos durante a primeira atividade e leia os registros entregues ao final da segunda. Procure averiguar se os alunos compreenderam o funcionamento do sistema respiratório como um todo.

 

Consultoria Caio Seiji Nagayoshi
professor de Biologia.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.