Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

A fé move carreiras

Planeta Sustentável

Conteúdo relacionado

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Objetivos
Conhecer os modos diferentes com que as pessoas (re)constroem seu percurso religioso

Introdução
A fé e a religião estão presentes em toda a aventura humana, ganhando instituições, formas e ritos variados nas diversas sociedades e culturas. As idéias sobre Deus e o papel e significado das religiões estão, assim, associados aos diferentes contextos sociais e culturais. Esse aspecto é especialmente verdadeiro no Brasil, onde se observa um grande vaivém entre uma crença religiosa e outra. No maior país católico do mundo, muitas dos milhares de pessoas que visitam a basílica de Nossa Senhora de Aparecida, no interior de São Paulo, também freqüentam sessões espíritas e acreditam em reencarnação, sem que por isso deixem de se considerar católicas.

Outro aspecto interessante do fenômeno cultural religioso é o número de artistas, celebridades e gente do show business que, nos últimos anos, vem aderindo a novas religiões, crenças ou seitas, em muitos casos baseadas em valores e práticas antagônicos às atividades que tornaram essas pessoas conhecidas. Um exemplo emblemático, mostrado na revista, é o de Valéria Valenssa, ex-mulata Globeleza. Filha de mãe espírita e pai budista, numa mistura bem brasileira, ela tornou-se evangélica, adepta da Igreja Universal do Reino de Deus, depois que a Rede Globo de Televisão a demitiu. É o apagar dos holofotes que estimula conversões? Use a entrevista da ex-Globeleza e este plano de aula para refletir sobre a religião como um dado de diversidade cultural. Convide a turma a mapear as religiões atuais e discutir seu papel nas sociedades modernas e nas opções feitas pelas pessoas, sejam elas famosas ou não.

Ecletismo: a grande basílica de Aparecida (SP) é visitada por milhares de pessoas, muitas das quais também freqüentam centros espíritas e terreiros de candomblé

Ecletismo: a grande basílica de Aparecida (SP) é visitada por milhares
 de pessoas, muitas das quais também freqüentam centros espíritas 
e terreiros de candomblé


Atividades
1ª aula - Feita a leitura da entrevista, proponha aos estudantes que relacionem outros nomes de gente que fez novas opções religiosas. Entre os famosos estão Rodolfo, ex-roqueiro da banda Raimundos, Monique Evans, apresentadora de programas de TV, e a cantora Baby do Brasil (ex-Baby Consuelo), que integrou o revolucionário grupo musical Novos Baianos e foi seguidora de Thomas Green Morton, o guru do grito esotérico "Rá". Os três foram atraídos para a Sara Nossa Terra, seita evangélica conhecida como "igreja das celebridades". Depois, Baby seguiu em frente e fundou o "Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus", no qual é pastora. Acrescente que, nos Estados Unidos, astros do cinema como Tom Cruise, John Travolta e Will Smith são ativos participantes da cientologia, religião fundada na Califórnia na década de 1950. Mencione ainda a cantora Madonna, que no final dos anos 1990 passou a se interessar pela cabala, uma doutrina mística judaica, o que provocou irados protestos de judeus fundamentalistas espalhados pelo mundo.

Esclareça que, embora seja difícil obter uma definição capaz de abarcar os diferentes enfoques e visões sobre o tema, pode-se dizer que a religião se baseia num sistema comum de crenças partilhadas por uma comunidade de indivíduos. Implica a relação do ser humano com um poder espiritual superior a ele, seja esse poder múltiplo ou difuso, na forma de deuses, ancestrais ou espíritos, ou único, expresso na palavra Deus. Lembre também que a crença religiosa prevê abraçar certos valores e códigos de conduta e ritos regulares, a fim de obter benefícios materiais ou espirituais, ou ambos. Em função da diversidade de manifestações, a experiência religiosa depende da maneira como cada coletividade concebe esse plano superior e as relações dos homens com ele e funciona, para aqueles que crêem, como um modo de compreender o sentido da vida.

As práticas religiosas acompanham a história humana e se entrelaçam com outras dimensões da existência, como a política e a cultura. Entre as centenas de credos existentes no mundo, os que possuem maior número de adeptos são: o cristianismo (que inclui o catolicismo, variantes do protestantismo e as igrejas ortodoxa e anglicana, entre outros), com cerca de 2,1 bilhões de seguidores; o islamismo, com pouco mais de 1,3 bilhão; o hinduísmo, com cerca de 870 milhões, seguidos de outros como o budismo, religiões populares chinesas e crenças animistas. Embora o judaísmo não esteja entre as que possuem mais praticantes, é reconhecido como a mais antiga religião monoteísta. Por outro lado, os levantamentos mostram que quase 1 bilhão de pessoas não professam religião alguma.

Informe que no Brasil, segundo dados recolhidos pelo IBGE, mais de 120 milhões de pessoas declararam-se católicas no Censo Demográfico de 2000, seguidas de cerca de 25 milhões de protestantes; e que registrou-se um forte crescimento de grupos pentecostais ou neopentecostais, caso da igreja escolhida por Valéria Valenssa. Mas é bastante conhecido em nosso país o trânsito das pessoas entre religiões diferentes. São exemplos cristãos que participam de cultos ou rituais afro-brasileiros.

2ª aula - Proponha que os alunos colham novas informações sobre os preceitos e fundamentos de cada religião, construídos historicamente. Sugira também que consultem um atlas geográfico e examinem a distribuição espacial das principais religiões nos vários países e continentes. Com base nos dados vistos até aqui, os jovens podem dividir-se em grupos e debater em que medida as religiões oferecem abrigo para pessoas que não vêem perspectiva em suas atividades ou valores. Por que artistas e celebridades trocam a exposição na mídia e o mundo da indústria cultural e do entretenimento pela devoção religiosa, abandonando suas atividades ou passando a cantar em igrejas e a gravar músicas gospel?

Oriente a turma a fazer entrevistas com pessoas que professam diferentes religiões e a descobrir as motivações de suas escolhas. Auxilie a garotada a preparar um roteiro de perguntas sobre o tema. Promova a discussão dos resultados e encomende dissertações a respeito.

Para seus alunos

Trajetórias

Pesquise com os colegas a trajetória profissional e religiosa dos personagens mostrados neste quadro: as cantoras Mara Maravilha e Baby do Brasil, o jogador de futebol Kaká e o ator Jece Valadão. Alguns temas para debate: quais se converteram à religião evangélica depois de adultos? Alguns deles seguiam essa religião desde a infância? Algum deles proclamou sua fé enquanto estava no auge da atividade profissional? A conversão pode ser vista como uma reação inconsciente ao declínio da carreira?

famosos e sua fé

Consultoria Roberto Giansanti
Geógrafo e autor de livros didáticos

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.