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Plano de Aula

O envelhecimento da população brasileira

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Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Objetivos
Reconhecer e avaliar o significado do aumento dos matrimônios para pessoas acima de 60 anos como elemento da transição demográfica brasileira

Conteúdos
Sociedade; transição demográfica brasileira; população acima de 60 anos

Tempo estimado
Três aulas

Introdução

VEJA desta semana destaca pesquisas que mostram o aumento do número de uniões entre pessoas com mais de 60 anos em nosso país. Com renda fixa e independentes financeiramente, os casais vêm mostrando que é possível ter planos para o futuro, vida social e sexual ativas. Os resultados da pesquisa estão em sintonia com as mudanças demográficas no Brasil, há algumas décadas conhecido por ser um país de jovens. Convide a turma para examinar o assunto.

Atividades

1ª aula
Comece a aula pedindo que os alunos leiam a reportagem Recomeço depois dos 60, publicada em VEJA. Proponha que a turma recolha e organize os dados sobre a população acima de 60 anos presentes no texto e acrescente novas informações.

Diga aos alunos que, com variações regionais, a expectativa de vida brasileira vem aumentando nos últimos anos, alcançando 72,8 anos em 2008, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad, do IBGE. Destaque que, em dez anos, houve elevação de 3,3 anos no índice. Mencione, também, as transformações significativas na condição das mulheres, que hoje participam ativamente do mercado de trabalho e ultrapassam os homens em todos os níveis da escolaridade.

Comente com a turma que, ao mesmo tempo, registram-se no país sucessivas quedas nas taxas de fecundidade. Na década de 1960, o número médio de filhos por mulher no país era de 6,3, caindo para 1,89 em 2008, abaixo, portanto, da taxa de reposição populacional, estimada em 2,1 filhos por mulher. Pergunte à classe quais as consequências dessas mudanças demográficas. Ouça as respostas e conclua com a moçada que vivemos um aumento progressivo do número de habitantes acima de 60 anos e uma redução gradual no número de crianças e jovens. No estado de São Paulo, por exemplo, segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Seade-SP, dentro de quinze anos, o número de pessoas de idade mais avançada deverá ser maior do que o de crianças.

Ressalte para a garotada que os comportamentos demográficos atuais implicam novos desafios para a sociedade brasileira. Nos próximos anos, será necessário ampliar as opções de transporte, habitação, saúde, lazer, assistência e previdência social para o público com mais de 60 anos de idade. As famílias também deverão se preparar para esse novo cenário. Já existem propagandas e projetos arquitetônicos voltados especialmente a esse público, que conta também com lei específica para assegurar direitos sociais básicos, o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003.

2ª aula
Proponha que a turma realize uma pesquisa de opinião com familiares, na escola e na comunidade, sobre os novos desafios da sociedade brasileira diante dos comportamentos demográficos atuais. Divida a classe em grupos e peça que os alunos se organizem para a tarefa.

Explique a eles que uma pesquisa de opinião é uma fonte de informação de relevância social. Ao serem inquiridos, os entrevistados são convidados a emitir opiniões e se posicionar sobre os mais variados assuntos. Para começar, a turma deve elaborar um roteiro de questões e definir o público a ser entrevistado: pessoas com mais de 60 anos, de preferência de diferentes faixas de renda, tanto mulheres como homens de diversos locais, profissões ou ocupações. É importante que os alunos colham informações sobre renda, trabalho, aposentadoria, escolaridade, acesso à saúde e serviços ligados ao lazer e entretenimento.

Devem, também, reservar um espaço especial para coletar informações sobre matrimônio, se os entrevistados possuem filhos e netos, se são casados em segundas núpcias e outras. Cabe aqui o cuidado de deixar o entrevistado à vontade para responder ou não às perguntas, de acordo com sua conveniência. Gravações em áudio e vídeo são benvindas, se autorizadas pelo entrevistado.

Lembre-os que a tabulação dos dados envolve a elaboração de tabelas ou quadros para anotação dos resultados. A soma das entrevistas e depoimentos pode oferecer o material necessário para refletir sobre as questões formuladas antes e detectar demandas e possibilidades da turma da terceira idade. Os relatórios e considerações podem ser complementados com informações sobre projetos sociais e políticas públicas de atendimento aos mais velhos no município ou região.

3ª aula
Reserve a última aula para a apresentação das pesquisas. Dê um tempo para que os grupos falem e discuta os resultados com a turma. Para finalizar, encomende dissertações individuais sobre os desafios em termos de políticas públicas e comportamentos sociais face ao crescimento da população acima de 60 anos.

Avaliação
Considere a participação dos estudantes nas tarefas individuais e coletivas e o domínio de habilidades de leitura e escrita e das noções e conceitos em jogo.

 

Consultoria Roberto Giansanti
geógrafo e autor de livros didáticos.

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