Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

A distribuição da renda nos Estados Unidos

VEJA na Sala de Aula

Conteúdo relacionado

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Descrição da imagem

Aproveite o gancho da distribuição de renda dos Estados Unidos para aprofundar o conceito e discutir os reflexos da crise econômica mundial.

Objetivos
Identificar as mudanças no quadro socioeconômico dos Estados Unidos nos últimos anos, como reflexo da crise econômica mundial.
Refletir sobre as novas características do atual estágio de desenvolvimento do sistema capitalista.

Conteúdos
Sistema capitalista
Globalização
Concentração da renda

Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual - Para ampliar este plano, caso haja na sala um deficiente intelectual, sugere-se que o professor organize uma breve pesquisa sobre a renda familiar dos alunos, bem como das despesas mensais. Pode-se também simular situações de famílias que vivem com salário mínimo ou de outras que têm rendas muitos altas. A seguir, pode-se também formular um questionário sobre as opiniões dos alunos a respeito da distribuição de renda, ou seja, quem merece ganhar mais ou ganhar menos, por que algumas profissões são mais bem remuneradas etc.. essa discussão prévia sobre a realidade dos alunos, ajuda a compreender esse processo social da distribuição de renda, até pelas próprias injustiças sociais que ele promove. As leituras devem ser feitas coletivamente em voz alta intermediadas por comentários feitos pelo grupo

Anos
Ensino Médio

Material necessário
Computadores com acesso à internet.

Tempo Estimado
Uma aula

Desenvolvimento
Distribua da reportagem de Veja aos alunos ou peça que, no laboratório de informática, acessem o link da reportagem. Oriente a turma a fazer uma leitura silenciosa do texto. Em seguida, juntamente com os alunos, destaque do texto os pontos abaixo:

 

 

Ressalte a volta do desequilíbrio na distribuição da renda nos Estados Unidos aos mesmos patamares do início do século 20 (1% dos mais ricos detendo 18% da renda nacional, ou seja, de toda a riqueza produzida anualmente no país). Busque mostrar que esse desequilíbrio na distribuição da riqueza, ocorre em diferentes países do mundo e em várias escalas, mundial, continental e regional. Incremente os dados acessando a matéria abaixo:

Só 2% concentram metade da riqueza mundial

Esclareça melhor, quem eram as famílias mais ricas citadas pelo autor no início do século 20, como os Rockefeller, Carnegie, Vanderbilt e Morgan, ou seja, famílias de industriais e banqueiros, os capitalistas clássicos, os donos dos meios de produção, do final da 2ª e do início da 3ª revolução industrial. Peça para que conheçam um pouco melhor essas personalidades acessando e traduzindo a página

Os barões do capitalismo industrial

Em contraposição ao item anterior, mostre que, no atual estágio da globalização, com a flexibilização dos meios de produção e o uso de novas tecnologias, houve a ascensão do setor terciário como principal gerador de renda e riqueza. Daí o destaque da renda alcançada por empresários às áreas do entretenimento, como esportes, da comunicação e mídia e do setor atacadista e varejista, por exemplo. Conheça os milionários do atualidade:

Os grandes biolionários do mundo

Destaque também, outra faceta do capitalismo na atualidade revelada pela matéria, ligada ao crescimento da importância dos assalariados de renda elevada, os chamados altos executivos (os CEOs), das grandes empresas. Mostre que esse aspecto, relativiza totalmente a caracterização clássica de divisões de classes sociais inerentes à este sistema econômico, e que se fazia até pouco tempo, nas aulas de Geografia e de História.

Por fim, retome o aspecto levantado pelo autor da matéria, no último parágrafo do texto, como última contradição gerada por este quadro socioeconômico (a concentração da renda) nos Estados Unidos, a qual sintetizamos no questionamento a seguir:
"Será que a desigualdade da renda não pode ser positiva para economia, já que ao aplicarem o grosso do próprio dinheiro em investimentos, os super-ricos azeitam as engrenagens da economia e dos avanços tecnológicos, fazendo com que toda a sociedade saia ganhando?"

Promova um debate sobre esse aspecto, mas antes peça que também leiam o pequeno artigo linkado abaixo, para terem a visão de um especialista contrário a esse posicionamento:

1% mais ricos ameaçam o futuro dos EUA, diz Nobel de Economia

Finalize a aula pedindo que todos façam um pequeno resumo, com as conclusões a que chegou a turma a respeito desse tema.

Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante o debate, observando se conseguem, individualmente, explicitar suas opiniões, argumentando e contra-argumentando com os colegas e se são capazes de identificar as mudanças no quadro socioeconômico dos Estados Unidos nos últimos anos, como reflexo da crise econômica mundial

 

Consultoria Levon Boligian
Professor de metodologia do ensino de Geografia e Autor de livros didáticos.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.