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Plano de Aula

Desvendando as drogas

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Conteúdo relacionado

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

Objetivos
Estudar o que são e quais os tipos de drogas lícitas e ilícitas, assim como os efeitos e dependências das mesmas no organismo humano. Discutir a utilização de exames antidrogas em empresas.

Conteúdo
Fisiologia Humana

Tempo estimado
Duas aulas

Introdução
A discussão sobre o uso de drogas lícitas ou ilícitas sempre esteve em alta, e, nos últimos tempos, mais acalorada. A reportagem "Só entra limpo", publicada em VEJA, relata o crescente número de empresas que vêm adotando exames cada vez mais sofisticados para detectar se seus funcionários utilizam ou utilizaram algum tipo de droga.

Esses exames esbarram em questões éticas. Uma empresa pode interferir na vida de um funcionário ou utilizar a característica "usar ou não droga" como um fator determinante para a escolha dele? E as drogas lícitas onde entram nesse contexto?

Aproveite a reportagem para que os alunos pesquisem e conheçam os diferentes mecanismos de ação no corpo humano ao entrar em contato com as drogas citadas no texto e debata, com a turma, os prós e os contras do uso desses exames como forma de seleção de funcionários.

Desenvolvimento

1ª aula
Peça que os alunos leiam a reportagem "Só entra limpo", publicada em VEJA. Em seguida, discuta com a turma o conceito de drogas lícitas e ilícitas. Coloque em debate a questão de existir uma grande variedade de drogas que são lícitas em alguns países e ilícitas em outros e também o fato de algumas que no passado eram proibidas e atualmente são liberadas. Se puder, convide um professor de Sociologia ou Filosofia para participar da discussão. Enquanto a turma debate as questões, aproveite para fazer uma tabela no quadro, como abaixo, para que os alunos possam comparar as diferentes substâncias discutidas.

DrogaIlícita no BrasilLicita no BrasilLícita em outro país
    

Em seguida, amplie a discussão, colocando aos alunos a importância de conhecer e distinguir os tipos de drogas mais usadas. Com base na reportagem, pergunte a opinião da turma sobre os diferentes testes antidrogas e a influência deles no mercado de trabalho.

No final da aula, divida a classe em oito grupos e solicite que cada um realize uma pesquisa acerca de uma das drogas presentes no gráfico da reportagem da revista VEJA: cocaína, crack, maconha, opiácios, ecstasy, anfetaminas. Complemente a lista com o cigarro e o álcool. Peça que os alunos pesquisem os efeitos imediatos e tardios do consumo contínuo dessas drogas, buscando relacionar o mecanismo fisiológico de ação das mesmas (neurotransmissores e o envolvimento com receptores).

2° aula
Com a pesquisa pronta, relembre que as drogas são substâncias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano. Dependendo da natureza e composição, elas podem agir em determinados locais ou no organismo como um todo. Toda droga - lícita ou ilícita - tem seus efeitos, porém eles não se manifestam da mesma maneira em todos os organismos.

Durante a apresentação da pesquisa dos alunos, peça que cada grupo apresente e comente os dados coletados. Monte com eles uma tabela para que no final você possa revisar e comentar os diferentes efeitos de cada droga no organismo humano:

DrogaEfeito imediatoEfeito em longo prazoQuais neurotransmissores são afetadosComo os neurotransmissores são afetados
     

Veja se seus alunos foram capazes de identificar quais drogas são alucinógenas (maconha, ecstasy), estimulantes (anfetaminas, opiácios, crack, cocaína e cigarro) e depressoras (álcool), questione se eles acham que esses efeitos podem prejudicar as atividades diárias dos trabalhadores a ponto de empresas usarem o fator consumir ou não um tipo de droga como determinante para contratação de um empregado.

Avaliação
Analise e valorize se os estudantes dedicaram-se à pesquisa solicitada e dominaram o conteúdo. Além disso, um bom método avaliativo para a turma é dividi-la em duplas ou trios e pedir que produzam um texto de divulgação científica sobre os efeitos de cada droga no organismo. Recolha os textos e apontes os ajustes necessários. Quando as versões finais estiverem prontas, podem ser expostas em murais na escola.

Consultoria Micheli Bordoli Amestoy e Cláudia Sirlene de Oliveira
Centro de Ciências Naturais e Exatas - Universidade Federal de Santa Maria, RS

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