Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

O sistema de numeração e a criança pequena

Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Conheça o projeto desenvolvido pela gaúcha Lisiane Hermann Oster - uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 - com a turma da pré-escola, no Rio Grande do Sul

  • Primeiras hipóteses de escrita

    Primeiras hipóteses de escrita

    Para começar o trabalho com o sistema de numeração desde a pré-escola, a educadora Lisiane Hermann Oster propôs que todas as crianças escrevessem números ditados por ela. Em seguida, a turma discutiu as escritas numéricas e todos revisaram algumas delas.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • Os números e o corpo

    Os números e o corpo

    Na segunda atividade com o sistema de numeração, Lisiane propôs que as crianças pesquisassem os números relacionados às medidas do corpo - o número do sapato ou as medidas que podem ser observadas com ajuda de uma fita métrica. A ideia era que os pequenos anotassem as próprias medidas e alguns números importantes com relação aos colegas. Acima, as escritas de Mariana, que calça 28.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • Comparação de peso entre os colegas

    Comparação de peso entre os colegas

    Após comparar os números dos sapatos entre as crianças da pré-escola, a educadora Lisiane Hermann Oster fez com que todos comparassem os próprios pesos. Além de comparar os números referentes ao peso dos colegas mais leves e mais pesados, as crianças tiveram que escrever os nomes de todos os que tinham o mesmo peso.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • Gráfico com as alturas da turma

    Gráfico com as alturas da turma

    Lisiane mediu a altura de todas as crianças e fez marquinhas nas paredes da sala. Depois, propôs que as crianças construíssem um gráfico de barras representando as alturas diferentes.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • Criação de um jogo de percurso

    Criação de um jogo de percurso

    Com base nos jogos desenvolvidos em sala, a educadora pediu para que todas as crianças criassem um jogo de percurso em casa, com a ajuda dos familiares. Acima, Mariana criou um jogo com uma sequência numérica do 1 ao 14.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • Trabalho com as coleções

    Trabalho com as coleções

    Trabalhar o sistema de numeração com base nas coleções das crianças é uma boa alternativa. Acima, Mariana coloriu as casas do quadro numérico de acordo com a quantidade de papeis de pirulito que ela tinha em sua coleção.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • Problema matemático com base nas coleções

    Problema matemático com base nas coleções

    A educadora Lisiane propôs um problema envolvendo uma operação matemática com base em uma coleção de carrinhos e pediu para que as crianças encontrassem estratégias para resolvê-lo. Mariana desenhou os carrinhos apresentados no problema e fez a contagem. O número total de carrinhos foi escrito abaixo da representação da coleção.

    Reprodução: arquivo pessoal

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.