Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Educação Infantil

4 a 6 anosPrática pedagógica

Sequência Didática

Elementos da dança

Faixa etária
4 e 5 anos

Conteúdo
Linguagem corporal

Objetivos 
• Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança.
• Ampliar o repertório de movimento.
• Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo.

Conteúdos
• Elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar).

Tempo estimado

Dois meses.

Material necessário

Piso de linóleo, CDs de música e aparelho de som, filmadora ou máquina fotográfica, bonecos dobráveis e DVDs de dança contemporânea.

Desenvolvimento
• 1ª ETAPA
Organize uma área livre para dançar. Descalços e concentrados, todos devem caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas maneiras. É essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam. Quando a música cessa, as crianças também param como uma estátua, escolhendo um nível no espaço: baixo (no chão), médio (agachados) ou alto (de pé).

• 2ª ETAPA
Leve para a sala bonecos dobráveis e peça que todos explorem e brinquem com as formas. Depois, sugira que caminhem mexendo cabeça, membros e tronco. Forme duplas para que um pesquise o corpo do outro. Que partes se articulam? Cada um escolhe uma posição e monta uma escultura com o corpo do amigo. Peça que imaginem um fio condutor, como o de marionetes. Um dos membros da dupla puxa o fio, focando uma articulação, e o outro dança com ela. Depois se invertem os papéis. Abra para comentários perguntando se o amigo entendeu os comandos.

• 3ª ETAPA
Leve a turma a observar áreas vazadas (embaixo da mesa e bambolês, por exemplo) e a criá-las no próprio corpo (pode ser fazendo um vão entre as pernas). Peça que os pequenos perfurem espaços (passem por eles) e os preencham com o corpo ou partes dele. Forme grupos para que construam esculturas, escolhendo perfurar ou preencher o espaço. Um grupo constrói a obra e outro observa e nomeia. Depois, trocam-se os papéis.

4ª ETAPA
Leve vídeos de dança contemporânea (como os do Grupo Corpo) para a apreciação da sala. Questione: o que mais chamou a atenção? Quais elementos da dança foram identificados? Que formas se criaram com os corpos?

Avaliação
Fotografe ou filme as crianças dançando e mostre a elas, pedindo que comentem a experiência. Observe se o repertório de movimento está sendo ampliado e se elas estão explorando os elementos específicos da dança.

Consultoria Samantha Schleumer
Coordenadora pedagógica da EMEI Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Paulo.

Comente

Maria de Lourdes Moterani Inácio - Postado em 26/12/2009 00:11:22

Parabéns, só não desenvolve um bom trabalho, se não quizer. Esta revista explica tudo. Gostaria de receber informativos no meu local de trabalho Abraços Maria de Lourdes Mogi Guaçu

PATROCÍNIO Patrocinadores Edições SM Edições SM Editora Ática Editora Scipione
Fundação Victor Civita - 25 anos

Fundação Victor Civita © 2014 - Todos os direitos reservados.