Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Jogos com variações de regras

Ao promover cinco adaptações em modalidades com bola, você ajuda os alunos a desenvolver diferentes habilidades e a melhorar estratégias

Cinthia Rodrigues

Página de > >|
=== PARTE 1 ====
Foto: Marcelo Almeida
REGRAS TRADICIONAIS A professora Ivete iniciou o trabalho na EM Ko Yamawaki com o jogo caçador, ou queimada

Pense na última vez que aprendeu um jogo. Pode ter sido de cartas, de tabuleiro ou algum desafio corporal. No início, provavelmente, você demorava para tomar decisões, precisava consultar as regras, errava mais e, por insegurança, arriscava pouco, certo? Com os alunos, ocorre o mesmo. Eles precisam de tempo e contato com a prática para melhorar o desempenho. As modalidades com bola, especificamente, exigem atenção a outros pontos, além desses. As preocupações incluem o conhecimento do próprio desempenho motor, a consciência da trajetória da bola e da destreza dos parceiros e adversários. Para que desenvolvam essas habilidades diante de tantas variáveis, eles precisam ser submetidos a desafios diversos. Como os jogos não possuem regras rígidas, que caracterizam os esportes tradicionais, eles podem ser recriados conforme os objetivos que se quer alcançar. Para isso, em vez de propor sempre as mesmas competições, modifique as regras alterando cinco itens: gestos, participação das pessoas e uso dos recursos, do espaço e do tempo.


Em Curitiba, a professora Ivete Denise Welsel, da EM Ko Yamawaki, diversificou as normas de um jogo com bola chamado caçador - conhecido como queimada em outras regiões do país. Para começar, ela ensinou as regras da partida tradicional: cada time ocupa uma das metades da quadra e um jogador arremessa a bola para o campo contrário. O objetivo é atingir o oponente. Se ele a agarra, pode arremessá-la de volta, contra-atacando. Se tem o corpo atingido, sai da quadra (a partida termina quando um dos times tem todos os componentes eliminados). Aulas depois, Ivete percebeu quais eram as dificuldades dos alunos e iniciou a variação das regras. Nenhuma proposta foi feita à toa: "Vi no que a turma precisava melhorar e planejei as atividades".

 

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====

Continue lendo a reportagem

Página de > >|
Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 236, Outubro 2010. Título original: Mudanças no jogo
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.