Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Lutas na Educação Física

Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Conheça o portfólio do projeto realizado pela professora Joice Mayumi Nozaki, de São Paulo, vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, para trabalhar lutas com as turmas de 5ª e 7ª séries.

Compartilhe
  • 1º etapa: Diferença entre lutas e brigas

    1º etapa: Diferença entre lutas e brigas

    A professora de Educação Física Joice Mayumi Nozaki, de São Paulo, criou um projeto para trabalhar lutas com os alunos de 5ª e 7ª série. As atividades começaram com a diferenciação entre lutas e brigas. A professora propôs que os alunos analisassem algumas imagens (como as apresentadas) e organizou uma discussão com a turma.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 1º etapa: Diferença entre lutas e brigas

    1º etapa: Diferença entre lutas e brigas

    Em seu caderno, Joice registrou as atividades realizadas em sala. Por meio delas, os alunos perceberam que as lutas têm regras e objetivos próprios, fazem parte da cultura e são resultado de uma história - bem diferente das brigas comuns nos arredores da escola.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 2º etapa: Vivência dos elementos das lutas

    2º etapa: Vivência dos elementos das lutas

    Em seguida, a professora organizou atividades práticas para que a turma entendesse os elementos que estruturam as lutas: o equilíbrio e o desequilíbrio, a força, a rapidez, a atenção e a agilidade.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série

    3º etapa: Criação de lutas - 5ª série

    Além da vivência do movimento, a professora propôs que a turma da 5ª série inventasse brincadeiras aproveitando os elementos das lutas estudados. Um dos grupos inventou um jogo de conquista de território.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série

    3º etapa: Criação de lutas - 5ª série

    Outro grupo propôs um jogo de imobilizar e livrar-se

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 3º etapa: Criação de lutas - 5ª série

    3º etapa: Criação de lutas - 5ª série

    Os alunos representaram graficamente a quadra da escola para explicar melhor o jogo

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 3º etapa: Pesquisa sobre lutas - 7ª série

    3º etapa: Pesquisa sobre lutas - 7ª série

    Para a 7ª série, a atividade consistiu em uma pesquisa sobre técnicas, histórias, vestimentas e países em que são praticados o judô, a esgrima e a capoeira.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 4º etapa: Apresentação dos trabalhos e troca de experiências

    4º etapa: Apresentação dos trabalhos e troca de experiências

    Quando os alunos terminaram as atividades, uma turma montou uma apresentação para a outra, sistematizando o que aprendeu e marcando o fim do projeto.

    Reprodução: arquivo pessoal
  • 5º etapa: Avaliação dos grupos

    5º etapa: Avaliação dos grupos

    Ao final das apresentações, os alunos de uma turma avaliaram os trabalhos dos colegas da outra. Nesta ficha, eles dão notas aos grupos, dizem o que mais gostaram e apresentam sugestões de melhorias.

    Reprodução: arquivo pessoal
Compartilhe
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.