Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Índice da edição especial - Junho 2011

 

  • REPORTAGENS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS

PANORAMA

Formação continuada ainda é ficção no país

Pesquisas apontam que, para avançar, é preciso investir em programas de capacitação dentro das unidades escolares

 

POLÍTICAS PÚBLICAS

Formação oferecida pelas secretarias precisa melhorar

Apesar dos esforços feitos pelas Secretarias de Educação para oferecer formação continuada aos educadores, pesquisa aponta que há muito que avançar

8 iniciativas para aprimorar a formação de professores

Cabe às Secretarias de Educação garantir as boas condições para o aprimoramento profissional dos docentes

 

PERFIL

Coordenador pedagógico vive crise de identidade

Cheio de atribuições dadas pela direção e por outros agentes, profissional deixa em segundo plano a formação docente

O coordenador pedagógico em números 

Quem são os coordenadores pedagógicos da rede pública, segundo amostra com 400 entrevistados de todas as regiões do país

Coordenadores pedagógicos que fazem formação

Três coordenadoras pedagógicas contam como organizam a rotina de modo a manter o foco na formação continuada dos professores

Coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer

Veja quais atribuições o coordenador pedagógico precisa encarar como prioridade e quais ele não deve

 

FORMAÇÃO 

Coordenador pedagógico também precisa de formação

Além de aumentar a oferta de formação continuada para os coordenadores pedagógicos, deve-se investir na qualidade dos conteúdos

10 conteúdos indispensáveis à formação do coordenador pedagógico

 

TENDÊNCIA

Secretarias apostam em centros de formação para coordenadores pedagógicos

Centros concentram prática de atualização profissional sem deixar de lado os horários de trabalho coletivo na escola

 

ISABEL ALARCÃO

Isabel Alarcão fala sobre formação docente e a escola reflexiva

Educadora portuguesa defende uma formação voltada ao diálogo e às práticas que sejam colaborativas de fato

 

VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO 

Vera Placco fala sobre a relação entre o coordenador pedagógico e o diretor

A pesquisadora afirma que a experiência e o tipo de relação com o diretor contribuem para a eficiência do trabalho do coordenador

 

DENISE VAILLANT

Percalços da formação na América Latina

A educadora uruguaia Denise Viallant, presidente do Observatório Internacional da Profissão Docente, com sede na Universidade de Barcelona, escreve sobre a situação da formação continuada na América Latina

 

JOSÉ CERCHI FUSARI 

O papel do coordenador pedagógico na concepção do projeto político-pedagógico

José Cerchi Fusari, professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo escreve sobre como a clareza conceitual e teórica da função do coordenador gera um projeto político-pedagógico mais eficiente

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.