Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Índice da edição especial

Perfil do Coordenador Pedagógico

 

  • REPORTAGENS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS

PANORAMA

Formação continuada ainda é ficção no país

Pesquisas apontam que, para avançar, é preciso investir em programas de capacitação dentro das unidades escolares

 

POL√ćTICAS P√öBLICAS

Formação oferecida pelas secretarias precisa melhorar

Apesar dos esforços feitos pelas Secretarias de Educação para oferecer formação continuada aos educadores, pesquisa aponta que há muito que avançar

8 iniciativas para aprimorar a formação de professores

Cabe √†s Secretarias de Educa√ß√£o garantir as boas condi√ß√Ķes para o aprimoramento profissional dos docentes

 

PERFIL

Coordenador pedagógico vive crise de identidade

Cheio de atribui√ß√Ķes dadas pela dire√ß√£o e por outros agentes, profissional deixa em segundo plano a forma√ß√£o docente

O coordenador pedag√≥gico em n√ļmeros¬†

Quem s√£o os coordenadores pedag√≥gicos da rede p√ļblica, segundo amostra com 400 entrevistados de todas as regi√Ķes do pa√≠s

Coordenadores pedagógicos que fazem formação

Três coordenadoras pedagógicas contam como organizam a rotina de modo a manter o foco na formação continuada dos professores

Coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer

Veja quais atribui√ß√Ķes o coordenador pedag√≥gico precisa encarar como prioridade e quais ele n√£o deve

 

FORMAÇÃO 

Coordenador pedagógico também precisa de formação

Al√©m de aumentar a oferta de forma√ß√£o continuada para os coordenadores pedag√≥gicos, deve-se investir na qualidade dos conte√ļdos

10 conte√ļdos indispens√°veis √† forma√ß√£o do coordenador pedag√≥gico

 

TENDÊNCIA

Secretarias apostam em centros de formação para coordenadores pedagógicos

Centros concentram prática de atualização profissional sem deixar de lado os horários de trabalho coletivo na escola

 

ISABEL ALARCÃO

Isabel Alarcão fala sobre formação docente e a escola reflexiva

Educadora portuguesa defende uma formação voltada ao diálogo e às práticas que sejam colaborativas de fato

 

VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO 

Vera Placco fala sobre a relação entre o coordenador pedagógico e o diretor

A pesquisadora afirma que a experiência e o tipo de relação com o diretor contribuem para a eficiência do trabalho do coordenador

 

DENISE VAILLANT

Percalços da formação na América Latina

A educadora uruguaia Denise Viallant, presidente do Observatório Internacional da Profissão Docente, com sede na Universidade de Barcelona, escreve sobre a situação da formação continuada na América Latina

 

JOS√Č CERCHI FUSARI¬†

O papel do coordenador pedagógico na concepção do projeto político-pedagógico

José Cerchi Fusari, professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo escreve sobre como a clareza conceitual e teórica da função do coordenador gera um projeto político-pedagógico mais eficiente

 

Assine j√° a sua revista!
Nova Escolar
  Patroc√≠nio     Edi√ß√Ķes SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.