Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

E agora, Telma? - INTERAÇÃO

A relação professor/aluno interfere no aprendizado e no desempenho?

Telma Vinha. Foto: Marina PiedadeE agora, Telma?

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Luiz Gonzaga Bento Rodrigues, Itajubá, MG

Inúmeras pesquisas comprovam o que nós, professores, já sabemos: o bom relacionamento entre professor e aluno é o fator que mais favorece a aprendizagem e o bom desempenho, entre todos os demais elementos envolvidos - como condições de trabalho, tempo que os pais passam com os filhos, número de alunos por classe etc. Esses estudos indicam também que os educadores mais eficientes são, em geral, os que sabem acolher os estudantes (vendo-os como são e não como deveriam ser), que buscam identificar e trabalhar interesses, acreditando que todos podem progredir. É preciso lembrar ainda, Luiz, a importância de dominar os conteúdos da matéria, organizar bem o trabalho e a forma de lidar com a indisciplina. Construir essa relação pode demorar, mas garanto que jamais será perda de tempo.

Compartilhe

ADRIANA DE SOUSA RODRIGUES - Postado em 01/09/2012 10:28:36

Boa interação professor-aluno é a peça chave para se ter um bom aprendizado, e concordo que tem que saber acolher o alunado de acordo com a sua especificidade e também como primordial que um bom planejamento com todas as suas competencias e interdisciplinaridades juntas seguem numa perfeita harmonia no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 240, Março 2011.
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.