Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Higiene: os cuidados essenciais na creche

Na creche/Pré-escola Saúde SAS/USP, do momento da escovação à hora das atividades, tudo é planejado pelos educadores para garantir um ambiente limpo e organizado. Isso contribui para que os momentos da rotina dos bebês resultem em saúde e aprendizagens

Noêmia Lopes

Página de > >|
=== PARTE 1 ====
Higiene - Cuidados especiais na creche. Foto: Patrícia Stavis

Especialistas são unânimes ao dizer que no dia dos pequenos os cuidados e a Educação devem ser articulados. "Cuida-se ao educar e educa-se ao cuidar", explica Zilma de Oliveira, docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto.

Para que os bebês estejam bem acolhidos e preparados para uma rotina cheia de descobertas, desafios e aprendizagens, é preciso um olhar atento às questões de higiene. E isso não tem a ver só com a limpeza do ambiente, dos objetos e dos brinquedos. Envolve também o modo como as crianças se relacionam com elas mesmas, com as outras, com o espaço ao redor e com as tarefas cotidianas. Isso inclui a hora do banho e de dormir.

A permanência em ambientes fechados (que aumenta a concentração de germes) e as mãos mal lavadas (que disseminam agentes causadores de doenças) estão entre os principais problemas das creches hoje, segundo Damaris Maranhão, docente da pós-graduação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), ambos localizados em São Paulo.

Para ajudá-lo a cuidar dessas e de outras questões, NOVA ESCOLA selecionou hábitos simples, porém importantes, que precisam fazer parte do dia a dia (leia as próximas páginas). Eles ajudam a prevenir gripe, diarreia, piolho e outros males. Em todos os casos, é importante que as tarefas sejam divididas entre o professor e o auxiliar. Embora seja importante trabalhar a questão da higiene com zelo, vale lembrar que nenhum tipo de exagero é bem-vindo. "Alguns fatos podem escapar do controle vez ou outra. Nesse caso, nada de desespero", explica Damaris.

Colocar em prática todos esses hábitos ensina comportamentos adequados aos bebês. "Ao cuidar deles, transmitimos valores sobre os cuidados consigo mesmo e com o outro", explica Mariana Exposito, diretora da Creche/Pré-Escola Saúde SAS/USP, na capital paulista.

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====

Página de > >|
Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 255, Setembro 2012.
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.