Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

O lixo e o homem

Objetivos
- Relacionar consumo e geração de resíduos em diferentes escalas.
- Reconhecer que a coleta de resíduos em larga escala favorece a organização social em grandes metrópoles.

Conteúdo
- Reciclagem.

Tempo estimado
Sete aulas.

Anos
8º e 9º.

Material necessário
Computador com acesso à internet, poema O Bicho, de Manuel Bandeira (1886-1967), fotografia de Sebastião Salgado mostrando catadores de lixo, imagens de uma cooperativa de coletores e de um processo de reciclagem de resíduos industriais e vídeo sobre reciclagem de tubos de creme dental.

Coletores trabalham na Coopere, uma cooperativa de materiais reaproveitáveis, no centro da cidade de São Paulo. Foto: Fernando Moraes/Veja SP
Coletores trabalham na Coopere, uma cooperativa de materiais reaproveitáveis,
no centro da cidade de São Paulo. Foto: Fernando Moraes/Veja SP

 

Máquina utilizada pela Tetra Pak para cortar papel reciclado. Foto: Gladstone Campos/Veja
Máquina utilizada pela Tetra Pak para cortar papel reciclado.
Foto: Gladstone Campos/Veja

 

Flexibilização
Para que alunos com deficiência visual possam participar desta atividade, providencie imagens em alto relevo e uma cópia do poema O Bicho em braile. Ao longo da discussão sobre a produção de resíduos, proponha que os alunos façam um breve teatro sobre a reciclagem. Um aluno representa o consumidor; outro, o responsável pela coleta e separação de resíduos; outro, o intermediador da usina de reciclagem; alguns alunos interpretam os responsáveis pelo processo de reciclagem; e outros fazem as vezes de mediadores para que os produtos reciclados voltem ao mercado e o ciclo recomece. Isso vai ajudar o aluno cego a compreender as noções de reaproveitamento e reciclagem. Exiba as imagens do processo com áudio e faça com que o aluno também anote suas impressões com auxílio de uma máquina braile. O estudante com deficiência visual poderá acessar a Internet para pesquisa da sala de recursos, no contraturno. Há softwares especializados para garantir a acessibilidade dos cegos à rede. O projeto de reciclagem do grupo ao qual pertence o aluno cego pode ser estruturado na forma de um programa de rádio, por exemplo.

Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha que os alunos reflitam sobre os objetos que consomem e o quanto geram de resíduos. Quais são recicláveis? Que tipo de processo cada um propõe para reciclá-los? Peça que anotem as respostas no caderno e socialize as informações. Se necessário, discuta e explique os conceitos de reaproveitamento e reciclagem.

2ª etapa
Divida os alunos em grupos e entregue cópias do poema O Bicho. Apresente a foto de Salgado, as imagens da cooperativa de coletores e do processo de reciclagem. Eles devem analisar as diferentes escalas, as implicações sociais e estruturais e os resultados de cada situação. Qual é mais interessante do ponto de vista ambiental? Como a coleta profissional ajuda a melhorar a qualidade de vida dos coletores e minimiza os impactos ambientais? Solicite que registrem as respostas novamente e socialize-as.

3ª etapa
Em grupos, peça que eles retomem as anotações da 1ª etapa e destaquem os itens mais comuns. Cada grupo deve escolher um e, como tarefa de casa, calcular quanto as famílias dos integrantes gastam mensalmente e fazer uma projeção anual.

4ª etapa
Oriente-os a pesquisar, em relação ao item escolhido na etapa anterior, como utilizar os resíduos em escala industrial. Indique sites especializados, como o da Bolsa de Resíduos, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp). Também vale usar como exemplo o vídeo sobre os tubos de creme dental: os que não passam pelo controle de qualidade dos fabricantes (e são jogados no lixo) são usados para fabricar telhas.

Avaliação
Considerando os dados de consumo dos grupos e a pesquisa realizada, os estudantes devem propor modelos de reciclagem para serem implementados no município em que vivem.

Consultoria: Edward Zvingila
Biólogo e professor da Escola Castanheiras, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.