Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Estados físicos da água

Objetivos
- Reconhecer as diferenças entre os estados físicos da água.
- Saber que a água está presente no corpo humano e que é um componente importante para sua sobrevivência.
- Compreender que a água é fundamental para a manutenção da própria saúde.

Conteúdo
- Água.

Anos
3º e 5º.

Tempo estimado
Seis aulas.

Material necessário
Um pedaço de pano velho, água, pote plástico, termômetro (-10°C a 50°C) e o congelador de uma geladeira da escola. 

Flexibilização para deficiência visual
Vídeo e livros em braile ou alto-relevo sobre o tema.

Desenvolvimento
1ª etapa
Flexibilização para deficiência visual
Na 1ª etapa, avalie o repertório do aluno. Ofereça-lhe a oportunidade de participar das atividades em nível semelhante de hipóteses e conhecimentos que seus colegas do grupo. Se necessário, oriente o AEE a pesquisar, na biblioteca da escola, vídeos e livros que tratem do assunto.

Comece perguntando aos alunos onde encontramos água no planeta. "Qual é a primeira forma de água que vem à cabeça?" Rios, lagos, mares e oceanos, piscinas etc. Primeiro, as crianças tendem a associar água a estado líquido, e só depois elas começam a associá-la a estado sólido (geleiras, por exemplo) e gasoso (nuvens ou vapor). Depois de conversar sobre os lugares onde existe água e seus estados físicos, questione-as sobre a água presente nas roupas quando acabamos de laválas e as colocamos no varal. Depois de um tempo, as roupas ficam secas. "Onde a água foi parar?" Molhe um pedaço de pano e deixe-o secando na sala até o final do período. Os alunos devem registrar o que acham que vai acontecer logo no início, com o pano molhado. E também o que de fato aconteceu no fim da observação (se a umidade do ar não permitir que o pano seque significativamente, você pode deixar para analisar o resultado no dia seguinte). Enquanto o pano seca, peça que eles imaginem uma panela cheia de água fervendo no fogão. "Por que a quantidade de água na panela diminui depois de ferver por um tempo?" De novo: "Onde a água que estava ali foi parar? E se fervêssemos água em um recipiente fechado, como uma panela com tampa? Por que ocorre um acúmulo de água no fundo da panela durante a fervura?". Os estudantes devem entender que a água líquida pode mudar de estado físico e passar à forma gasosa. Ao final da etapa, é importante sistematizar os dados obtidos na observação do pano úmido, relacionando-os à presença de água na tampa da panela. Nos dois casos a água evaporou. Na panela destampada, ela se dissipou no ambiente. Já na panela tampada, ela retornou ao estado líquido quando encontrou pela frente a superfície mais fria da tampa. 

Flexibilização para deficiência visual 
Demonstre para o aluno o que está sendo realizado deixando que toque o pano quando ele estiver molhado e seco ou quase seco. Pode ser que a criança tenha vivenciado ainda uma experiência de água em ebulição. Se for esse o caso, verifique a possibilidade de fazer o experimento em classe ou junto ao AEE.

2ª etapa
"Se a água líquida pode virar gás quando aquecida, o que acontece se baixarmos a temperatura?". Peça que os alunos coloquem um pouco de água em um pote plástico e levem ao congelador por três horas. Usando um termômetro, eles devem aferir a temperatura da água a cada 30 ou 45 minutos, até o congelamento. Caso não saibam fazer essa leitura, ensine-os a interpretar a escala do termômetro. Todos terão de registrar os dados obtidos em uma tabela que deve conter: 1) Temperatura inicial; 2) Temperaturas intermediárias; 3) Temperatura final (quando já há cristais de gelo no pote); 4) Características da água em cada etapa.

3ª etapa
Após verificar com os alunos que a água está presente em três estados físicos na natureza, questione-os sobre a presença de água no corpo humano. Em quais partes do corpo ela pode ser encontrada? Peça que os estudantes registrem suas hipóteses em uma folha e apresente o seguinte problema: "Se uma pessoa estivesse perdida em um local sem água, o que poderia acontecer com seu corpo?". De novo, eles devem registrar suas ideias. Auxilie na elaboração das hipóteses fazendo perguntas do tipo: "Por que suamos? O que compõe a urina? De que é feito o sangue?". Esses questionamentos levarão as crianças a perceber que a água está na composição de quase tudo em nosso organismo. Torne a perguntar onde podemos encontrar água no corpo e peça que voltem ao registro inicial (agora, para fazer eventuais correções e justificá-las de acordo com o que foi aprendido nesta etapa. 

Flexibilização para deficiência visual
Na terceira etapa, crie uma dupla para o estudante com deficiência e peça para o colega registrar as hipóteses dos dois.

Avaliação
Proponha uma avaliação por escrito com base nas seguintes questões: 1) Um menino solicita ao pai que compre água para que possa preparar um suco em pó. Mas o pai, em vez de comprar água uma garrafa de água mineral (estado líquido), acabou comprando um saco de gelo (estado sólido). O que o garoto precisa fazer para conseguir preparar o suco em pó?; 2) Quando fervemos água em uma panela, por que seu volume diminui? 3) Determinada criança costuma beber pouca água por dia, mesmo quando anda muito de bicicleta. Ela terá sua saúde prejudicada? Por quê?

Flexibilização para deficiência visual
Aplique a avaliação oralmente ou trabalhe com áudio. O aluno com deficiência visual pode ouvir as perguntas pelo fone de ouvido e gravar suas respostas em seguida.

Consultoria: Carolina Luvizoto
Formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.