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Ciências

Sequência Didática Ensino Fundamental I

A energia que move o mundo

Planeta Sustentável

Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais

Conteúdo
Educação Ambiental

Está é a primeira de uma série de quatro sequências sobre a questão da energia no Brasil e no mundo.  O foco inicial será a oferta e o consumo de energia por fonte no Brasil e no mundo. Mais adiante são discutidas as opções energéticas e os impactos delas nas mudanças climáticas e no aquecimento global, provocados pela queima de combustíveis fósseis. Por fim, é examinada a importância para o planeta das chamadas fontes alternativas e renováveis de energia. 

Objetivos
- Identificar e analisar a composição da matriz energética mundial e brasileira e sua associação com a produção e o consumo de energia. 
- Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos disponíveis. 

Conteúdos específicos
Energia: matriz energética; fontes de energia; consumo de energia.

Anos
1º ao 5º ano

Tempo estimado
Três aulas

Desenvolvimento das atividades

Primeira aula

Como se configura a matriz energética brasileira e mundial? Que alterações vêm ocorrendo nos últimos anos em relação à oferta e ao consumo de energia? Como se pode economizar energia na vida cotidiana e qual a importância disso? Essas e outras questões podem ser objeto de planos de aula, projetos de trabalho na escola e sequências didáticas sobre energia.

Uma atividade interessante para iniciar o debate com as turmas dessa faixa etária é propor que listem situações da vida diária que implicam em consumo de energia – seja elétrica ou de outras fontes, como os combustíveis fósseis, etanol etc. A garotada deve criar um quadro e tentar associar cada situação ao tipo de atividade (doméstica, industrial, agrícola, transportes etc.) e à fonte de energia usada. Por exemplo, aparelhos e instalações da casa estão na coluna do uso doméstico da energia, onde se gasta eletricidade. Deslocamentos diários estão na coluna de transporte e utilizam combustíveis fósseis. Os alunos podem identificar também quais bens consumidos são produzidos localmente e aprender a optar por eles, em vez de comprar produtos que vêm de fora do país. Explique que isso já representa economia energética. Aproveite para conversar com a garotada sobre a adoção do horário de verão, estipulado no Brasil e em outros países com o objetivo de poupar energia. Peça que complementem as informações conversando com familiares.

Segunda aula
Faça uma rodada de discussão com a turma sobre os resultados encontrados em relação ao consumo de energia na vida diária. Esclareça que algumas atividades que gastam energia são imprescindíveis, como o uso doméstico da luz elétrica. Do mesmo modo, os deslocamentos entre a casa e o trabalho dos adultos e a energia gasta para produzir alimentos e bens de primeira necessidade. Posto isso, ressalte que em todas as atividades pode haver economia (para outros dados, consulte a reportagem Energia sob controle, no Planeta Sustentável). Um exemplo é evitar tomar banhos demorados ou deixar luzes acesas desnecessariamente; outra opção é preferir, sempre que possível, deslocamentos a pé ou em veículos não motorizados, como a bicicleta. Também podemos preferir o transporte coletivo ao particular, privilegiar a compra de alimentos e outros bens produzidos localmente etc. De posse dessas informações, a garotada pode preparar cartazes ou folhetos informativos com dicas sobre economia de energia. Os resultados dos trabalhos podem ser apresentados a outras turmas da escola e para a comunidade.

Avaliação
Leve em conta a participação dos estudantes nas tarefas coletivas e individuais. Examine com atenção os cartazes ou folhetos preparados por eles e a participação de cada um nas rodas de conversa.

Quer saber mais?

Bibliografia
Dossiê Terra - O Estado do Planeta 2010, National Geographic, Ed. Abril, tel. (11) 3037-6004.
Atlas da Situação Mundial, Dan Smith, Cia. Editora Nacional, tel. (11) 2799-7799.

Internet 
-
Balanço Energético Nacional 2008 - Balanço publicado pelo Ministério das Minas e Energia e pela Empresa de Pesquisa Energética com dados sobre produção, consumo e oferta por fonte de energia no país.
Atlas da Energia Elétrica, da Aneel - Atlas do órgão com tabelas, mapas e gráficos sobre as fontes de energia do Brasil.

Consultor Roberto Giansanti
Geógrafo, autor de livros didáticos e consultor educacional

Abril CPFL BUNGE SABESP PETROBRS CAMARGO CORREA CAIXA

Professor, dê suas opiniões, críticas e sugestões sobre este Plano de Aula: planetasustentavel@abril.com.br

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GEMA GALGANI MACHADO DA SILVA - Postado em 22/06/2010 08:50:01

MUITO BOM DIA! ÓTIMO ENFOQUE! MAS SE FOSSE PARA DAR ESTA AULA NO MÉTODO TECNICISTA, QUAL SERIA A ABORDAGEM? GEMA.

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