Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Projeto

Conservação e preservação

Objetivos
- Diferenciar conservação de preservação.
- Compreender a dependência do homem em relação à natureza.
- Entender a responsabilidade de cada um na conservação do ambiente.
- Descobrir formas de usufruir recursos naturais sem destruir.
- Identificar ações de conservação.
- Conhecer o entorno e identificar impactos da ação do homem.

Conteúdos
- Conservação e preservação.
- Desenvolvimento sustentável.
- Impactos ambientais.

Anos
3º a 5º.

Tempo estimado
Um mês.

Material necessário
Computadores com acesso à internet.

Flexibilização
Para trabalhar este projeto com o aluno com deficiência auditiva (que faz leitura labial e está em processo de alfabetização), providencie vídeos, livros com muitas ilustrações, cartazes e tradutor automatizado. Na 1ª etapa, antecipe o tema, encaminhando atividades que o aluno possa realizar no AEE ou em classe, de modo que ele fique bem preparado para elaborar e expressar suas ideias. Deixe alguns livros ilustrados e cartazes sobre o tema disponíveis na sala de aula para ampliar e estimular seu interesse.
Na segunda etapa, baseie-se em situações concretas para fazer os questionamentos. Por exemplo: apresente uma imagem que retrate conservação e outra que faça referência à preservação e solicite que os alunos as diferenciem entre si.
Na terceira etapa, oriente o aluno a trabalhar em dupla, escolha um colega que interaja bem com ele, estimulando sua expressão e atuação sobre o trabalho.
Para o produto final, faça um recorte do debate de modo que ele possa acompanhar o que está sendo argumentado pelos colegas e peça sua posicão diante das opiniões.

Desenvolvimento
1ª etapa
Faça um levantamento dos conhecimentos que os alunos têm sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência e a qualidade de vida do ser humano. Para isso, você pode lançar algumas perguntas: "O que já ouviram falar sobre recursos naturais? Como acham que podemos utilizá-los? Quais cuidados julgam ser necessários para conservar esses recursos?". Espera-se que as crianças sejam capazes de identificar alguns deles, como madeira, algodão, água e alimentos, entre outros. Estimuleos a pensar sobre a utilização de recursos naturais em nosso dia a dia. Peça que eles olhem ao redor e identifiquem objetos feitos com matéria-prima retirada da natureza, como um lápis (feito de madeira) ou uma blusa (feita de algodão). Para finalizar a etapa, discuta se há ou não necessidade de preservarmos os recursos naturais. Você pode usar como exemplo a disponibilidade de água doce e potável no planeta. Embora a água seja um recurso infinito, o volume potável desse recurso é limitado.

2ª etapa
Investigue se, para os alunos, os termos "conservação" e "preservação" têm o mesmo significado. Peça que exemplifiquem situações em que tais termos se aplicam. Preservação e conservação são conceitos distintos, errônea e frequentemente utilizados como sinônimos na maioria das vezes. O primeiro diz respeito à proteção integral da natureza, sem que haja interferência do homem (entendido aqui como o causador do desequilíbrio). Exemplo de preservação ambiental são os parques e reservas onde nem a visitação turística é permitida - como o Atol das Rocas, no litoral do Nordeste brasileiro. Já o segundo tem a ver com desenvolvimento sustentável, ou seja, o homem interage com o ambiente (extraindo recursos naturais, por exemplo), mas o faz de maneira racional e criteriosa para que as próximas gerações também possam usufruir a natureza. Exemplo disso são as comunidades estabelecidas na Amazônia que vivem da coleta de castanhas para a indústria de cosméticos (elas extraem recursos naturais, mas não destroem o meio ambiente) ou as populações litorâneas que sobrevivem da venda de caranguejos (sem destruir os manguezais e respeitando o período reprodutivo dos crustáceos). Em ambos os casos, observase o homem conservando o ambiente que lhe garante o sustento. Leve os alunos para a sala de informática e solicite que pesquisem em fontes confiáveis na internet parques, instituições ou indústrias que tenham como meta a conservação ambiental. O objetivo dessa atividade é coletar informações sobre a conservação de recursos que, mais tarde, serão usadas na elaboração de tabelas.

3ª etapa
Esta fase do trabalho precisa ser organizada de modo que cada aluno use os conhecimentos apresentados na construção de uma tabela sobre conservação e utilização sustentável de recursos naturais. Diga que a tabela deverá conter quatro tipos de recursos e suas utilizações no dia a dia - seja de forma direta, como a água que usamos para beber, seja de forma indireta, como a madeira utilizada na fabricação de uma cadeira. Cada tabela deverá informar de que maneira podemos utilizar esses recursos de modo que os mesmos não acabem, ou seja, utilizálos de forma sustentável.

Produto final
Organize as ideias contidas nas tabelas no quadro. Em seguida, desenvolva com a classe um debate, cujo objetivo é a socialização dos conhecimentos. Estimule os alunos a trocarem ideias entre si. Por fim, peça que a classe aponte cinco recursos naturais que, na opinião deles, devem receber maior atenção por parte do homem, justificando suas escolhas.

Avaliação
Avalie as tabelas analisando se os alunos levantaram os termos abordados em sala de aula e se eles conseguiram compreender os conceitos de conservação e desenvolvimento sustentável.

Consultoria: Thiago Tassinari Lopes
Professor de Ciências pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.