Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Células e divisão celular

Objetivos
- Relacionar divisão celular e desenvolvimento corporal.
- Compreender que os sistemas do corpo humano trabalham de forma integrada e respondem conjuntamente a estímulos do ambiente.
- Saber que o alimento é fonte de matéria e energia para o crescimento e a manutenção do corpo.
- Conhecer etapas da reprodução.

Conteúdos
- Células e divisão celular.
- Sistemas do corpo humano e sua interdependência.
- Sistema reprodutor e etapas da reprodução.

Anos
3º ao 5.

Tempo estimado
Oito a dez aulas.

Material necessário
Papel sulfite e os vídeos Etapas da Reprodução Humana e Viagem Fantástica: Nascimento do Ser Humano.

Flexibilização
Para trabalhar com um aluno com deficiência intelectual, na 1ª etapa, quando fizer perguntas para ele, encare-o sempre de frente. Entregue-lhe o registro da discussão coletiva digitado, para que seja colado em seu caderno.
Na segunda etapa, reescreva o texto, adaptando-o à capacidade de compreensão do aluno. Se necessário, leia para ele.
Na terceira etapa, combine antecipadamente com o estudante quais são as regras de comportamento para essa atividade.
Na quarta etapa, para o aluno com deficiência, desenho é a melhor opção de registro.
Por fim, reduza a avaliação a uma só pergunta.

Desenvolvimento
1ª etapa
Para trabalhar com o conceito de crescimento, é importante ajudar os alunos a organizar o que eles já sabem sobre o tema. Faça algumas perguntas. "Como é possível crescer?". Provável resposta dos estudantes: se alimentando bem. "Por que é preciso se alimentar?". Provável resposta: porque precisamos de energia para viver. "Para que precisamos de energia?". Provável resposta: para fazer as tarefas do dia a dia. O objetivo é investigar o conhecimento prévio da turma (em geral, os alunos associam o crescimento à alimentação, não à divisão celular).

2ª etapa
Peça aos alunos que leiam o texto a seguir, sobre células e divisão celular.
"Nosso corpo inteiro é formado por células. Até na ponta da unha? Isto mesmo, nas unhas, no cabelo, na pele, nos ossos, nos músculos, nos diversos órgãos do corpo, no sangue etc. Essa história começa muito cedo, ou melhor, antes mesmo de você sair do útero da sua mãe. O corpo de todo ser humano começa com uma única célula, que é formada no encontro de um óvulo com um espermatozóide, no útero, dando origem a um embrião. Essa primeira célula se divide em outras duas iguais. Um dia depois, essas duas células também se dividem, formando quatro. E assim sucessivamente, durante toda a gravidez, possibilitando o crescimento de um bebê (que, apesar de pequeno, já tem bilhões de células). Cada tipo de célula formará uma parte do nosso corpo - células de pele, do cérebro, do sangue etc. Depois do nascimento, elas continuam se dividindo. E assim, a cada dia, o corpo vai ganhando mais e mais células, levando ao crescimento. Algumas seguem se dividindo até quando o indivíduo para de crescer, como as que formam o cabelo e as unhas. Mas as células também morrem. As do sangue, por exemplo, duram cerca de quatro meses e depois dão lugar a outras novas." Peça que os alunos representem por meio de desenho as informações sobre divisão celular contidas no texto. Outra possibilidade é pedir que eles usem uma folha de papel para desenhar uma célula. Em seguida, as crianças dividem a folha ao meio, dando origem a duas novas células. E assim por diante, até chegarem a 64 células. Investigue o que elas compreenderam e qual é a relação que agora fazem de crescimento e divisão celular.

3ª etapa
Antecipe aos alunos o conteúdo do vídeo Etapas da Reprodução Humana e informe que, depois da exibição, eles terão de fazer um registro (além de promover a sistematização do conteúdo e a apropriação de vocabulário, ele servirá de fonte de consulta à medida que o estudo avança). O ideal é que as crianças assistam ao vídeo duas vezes - a primeira, sem interrupções; a segunda, com pausas breves para você destacar informações sobre reprodução e fecundação ou explicar termos como ovários, óvulos, tuba uterina, espermatozóides e zigoto, entre outros que são citados no vídeo.

4ª etapa
Apresente o vídeo Viagem Fantástica: Nascimento do Ser Humano. Peça que os alunos anotem, sob a forma de tabela, o nome das células e órgãos citados (crie um modelo de tabela antecipadamente). Depois, discuta com a turma o conteúdo, garantindo que as crianças compreendam que os sistemas do corpo humano trabalham de forma integrada e respondem conjuntamente a estímulos do ambiente. Solicite, então, que elas reflitam sobre a relação entre alimentação com desenvolvimento saudável do corpo. Por fim, peça que os estudantes registrem as principais ideias discutidas.

Avaliação
Individualmente, faça perguntas envolvendo situações cotidianas e peça que os alunos registrem suas explicações com base no estudo realizado. Exemplos: "Quebrei o braço. Como o osso se regenera?"; "Cortei o dedo. Como o corte fecha?". Incentiveos a usar as anotações como fonte de consulta. Para avaliar a aprendizagem no tema reprodução, organize as crianças em duplas. Solicite que expliquem como ocorre a fecundação e que façam um desenho indicando onde o embrião se desenvolve. Verifique se o vocabulário é adequado nas explicações de cada dupla.

Consultoria: Elaine Peres Ávila
Professora de Ciências da Escola Projeto Vida, em São Paulo.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.