Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Microbiologia

Quais as principais diferenças entre vírus e bactéria?

Beatriz Vichessi

Bactéria

Foto: Science Photo Library

ESTRUTURA  Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.
MODO DE VIDA  Algumas são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera (veja a foto acima). Outras mantêm uma relação harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digestão. Há ainda as que se alimentam de matéria orgânica morta.
TAMANHO  O diâmetro da maioria varia entre 0,2 e 2 micras (unidade que representa 1 milésimo de milímetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas são visíveis a olho nu (se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS?  Sim.

Vírus 

Foto: Science Photo Library

ESTRUTURA  Microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético - o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).
MODO DE VIDA  Todos são parasitas intracelulares. Alguns causam doenças em seres vivos, como a aids (veja a imagem acima, que representa o modelo do vírus HIV criado em computador), a gripe, o sarampo e a rubéola.
TAMANHO  Geralmente, eles são menores que as bactérias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 namômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). São visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.
SENSÍVEL A ANTIBIÓTICOS?  Não.


Consultoria Glaucia Inglez, coordenadora do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo, e Olga Santana, autora de livros didáticos de Ciências. Pergunta enviada por Fabíola Torres, São Paulo, SP 


Na dúvida? NOVA ESCOLA responde

Comentários

 

Publicado em NOVA ESCOLAEdição 217, Novembro 2008, Atualizado em 2008/11/01

Fundação Victor Civita © 2015 - Todos os direitos reservados.