Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Alimentação

O que é caloria?

Editado por Beatriz Vichessi

Foto: Bolotha
 

Sinalizada com a abreviatura cal, é uma unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água. Por exemplo, para aquecer 250 mililitros de água (aproximadamente 1 copo) de 20ºC para 21ºC, é necessário fornecer 250 calorias de energia. A caloria também é usada para mensurar o valor energético de um alimento.

Para isso, observa-se o aumento de temperatura que sua queima é capaz de provocar na água, usando aparelhos chamados calorímetros e bombas calorimétricas.

É importante notar que muitas tabelas nutricionais usam, equivocadamente, o termo caloria, quando deveriam trabalhar com quilocalorias (kcal), pois a medida de água usada nos cálculos está em quilo. Se a queima de uma porção de 100 gramas de certo prato provocar o aumento de 10ºC em 1 quilo (1 litro) de água, isso significa que o valor energético da porção é de 10 mil calorias (10 kcal) e não só 10 calorias. Outro desencontro ocorre com a informação da quantidade de energia diária que uma dieta requer. Não se trata de 2.500 cal, mas de 2.500 kcal. Ou seja, o valor correto é 2.500.000 calorias.


Consultoria Julio Cesar Foschini Lisboa, autor de livros didáticos de Ciências.

Pergunta enviada por Giselle Almeida Santo, Nilópolis, RJ.

Comentários

 

Publicado em NOVA ESCOLAEdição 221, Abril 2009,

Fundação Victor Civita © 2015 - Todos os direitos reservados.