30 mil educadores conectados no Gente que Educa!

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30 mil usuários cadastrados no Gente que Educa!

O Gente que Educa, rede profissional de aprendizagem, está fechando janeiro com números incríveis: mais de 30 mil educadores cadastrados de todo o Brasil, 3.800 posts e comentários, 1.000 planos de aula criados ou adaptados por usuários e 185 grupos de estudo ou discussão. Sucesso, hein!? \o/

Fica aqui nosso agradecimento para todos os participantes, em especial para os embaixadores AlessandraAnnaFláviaIvaneteJorge, MaiannaPriscila e Victor, que contribuem diariamente com a rede. Quer saber mais sobre eles? Confira aqui e participe! Os próximos embaixadores serão escolhidos no início de fevereiro. Outro grande destaque é o grupo de discussão Planejamento 2015, que visa esclarecer dúvidas de quem está envolvido na tarefa de realizar o planejamento da escola, especialmente os coordenadores pedagógicos. Mediado por Débora Rana, formadora do Instituto Avisa Lá e coordenadora pedagógica de Educação Infantil da Escola Projeto Vida, o grupo já conta com mais de 50 participantes e muita interação. Vale a pena checar!

Com o ano letivo batendo à porta, tem crescido também a visita dos professores à área de planos de aula. Só neste mês, foram mais de 100 planejamentos criados ou adaptados, incluindo atividades permanentes, projetos e sequências didáticas. Está precisando de uma ajudinha para iniciar as aulas com o pé direito? Então, use e abuse de nossa ferramenta exclusiva e, na dúvida, solicite auxílio dos colegas no Gente que Educa.

Entre os preparativos para o educador voltar à ativa também está a busca por vagas e oportunidades na área. Para tanto, vale relembrar o grupo atualizado periodicamente pelo embaixador Pedro Annunciato, que fazer parte da equipe do site. A seção de Eventos é outra boa fonte de notícias, especialmente sobre cursos e premiações. Lá, por exemplo, você encontra informações sobre cinco cursos a distância oferecidos gratuitamente pela USP e sobre o prêmio Barco a Vapor, que está com inscrições abertas somente até 31 de janeiro.

Para finalizar, uma dica de uso! A Equipe Gente que Educa publicou recentemente dois rápidos tutoriais sobre a ferramenta de inclusão de mídia nos posts. Clique aqui para aprender a fazer upload de imagens e vídeos que estão em seu computador e aqui para divulgar um filme originalmente publicado no Youtube, Vimeo ou outro site de compartilhamento de vídeo.

Agora é com você! Aproveite todos os recursos oferecidos pelo Gente que Educa e aprimore sua prática profissional. E se tiver alguma crítica ou sugestão, não deixe de escrever aqui nos comentários. O feedback dos usuários é fundamental para tornarmos a rede cada dia mais bonita e fácil de usar.

Um abraço e até o próximo post!


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Gente que Educa: novos grupos, eventos e a participação dos embaixadores

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Grupos de discussão do Gente que Educa

Grupos de discussão do Gente que Educa

Mais uma semana de novidades no Gente que Educa! Temos mudanças para facilitar a navegação dos usuários e criamos novos grupos e eventos imperdíveis para educadores. Além disso, os embaixadores continuam discutindo temas do universo da Educação. Vale a pena acompanhar!

Todos os posts agora têm data, privacidade e geram um link permanente com todas as informações necessárias para a interação entre os usuários. Isso significa que fica indicado se a publicação é visível para todos ou apenas para amigos. Assim, é possível enviar o que foi postado por meio do e-mail ou do Facebook, com os devidos créditos. Assim, os conteúdos não ficam restritos ao Gente que Educa, podendo ser divulgados de outras maneiras \o/

Também foram criados novos grupos de discussão na rede! Um deles é o Temas Transversais em Educação. Outro bem interessante é o Edgar Morin e o Pensamento Complexo. Acompanhe o primeiro post e os comentários aqui! Indicamos mais dois: o Registro de Aula e o Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas à Educação. Não deixe de participar!

A agenda também está recheada de novidades! Para conferir todas elas, você pode clicar aqui. Separamos algumas que já podem ser aproveitadas e que são gratuitas! A primeira é a inscrição para os mais de dez cursos gratuitos sobre recursos hídricos da ANA (Agência Nacional de Águas). Outro evento bacana é o 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero. As inscrições vão só até dia 31 de janeiro. É uma boa oportunidade para quem tem algum projeto relacionado ao tema :)

Além disso tudo, os embaixadores continuam participando ativamente da rede. Essa semana a diretora escolar Flavia Cardoso fez uma postagem interessante sobre o porquê dos maus resultados nas redações do Enem. Veja ele aqui e não deixe de opinar! A coordenadora Anna Silva escreveu sobre a importância dos jogos no aprendizado das crianças. Não deixe de conferir e comentar!

A última dica de hoje é adicionar os perfis oficiais da Fundação Victor Civita lá no Gente que Educa, para não ficar por fora de nenhuma novidade! São o Gente que Educa, Nova Escola, Gestão Escolar, Estudos e Pesquisas Educacionais e o Prêmio Educador Nota 10. Até mais! ;)


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Gente que Educa: nas férias, ninguém ficou parado

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Seja em embaixador Gente que Educa
O período de férias significa mais que descanso. É o momento de aproveitar o tempo livre para se divertir e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre Educação e planejar o próximo ano. Foi com esse espírito que muitas pessoas chegaram ao Gente que Educa no fim de 2014 e neste comecinho de 2015. E a primeira novidade deste ano é a escolha dos Embaixadores do Gente que Educa. Ao longo das últimas três semanas, a equipe do site acompanhou de perto tudo o que rolou na timeline e elegeu os oito usuários mais ativos! São eles Alessandra Torres Mendes, Anna Silva, Flávia Cardoso, Ivanete Nunes de Oliveira, Jorge Cezar Barboza Coelho, Maianna Miranda, Priscila Araujo e Victor Augusto Guerra Cardoso. Cada embaixador recebeu um selo (imagem acima) e a tarefa de incentivar mais educadores a participarem.

Entre os embaixadores, também há destaques. Dedicada principalmente a Educação Infantil, Alessandra sugere diversas atividades que podem ser feitas com a turma. Já Ivanete se preocupa com assuntos relativos ao comportamento adolescente, tanto que criou o grupo Selfie, mais moda ou mais autoafirmação?, que discute essa nova mania que tomou conta das redes sociais. Outros grupos também fizeram sucesso. No Férias!, criado pela Equipe Gente que Educa, há dicas de exposições, filmes e livros. Em Vagas e Oportunidades em Educação, os usuários divulgaram empregos em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de cursos a distância oferecidos pela USP.

E de olho na volta às aulas, a embaixadora Maianna criou o grupo REGISTRO DE AULA: como, quando, onde e por que fazer?, que concentrou várias discussões. Os educadores também aproveitaram para opinar sobre temas atuais. A Dulcinéia Mainardi Rosentalski, professora do Ensino Fundamental I, escreveu sobre o lema do segundo governo Dilma Rousseff (“Brasil, pátria educadora”) e a A Ana Carolina Robles, que atua no Ensino Fundamental II, questionou os colegas sobre a escolha do novo ministro da Educação. E ainda tem mais Eventos na agenda: a Equipe Gente que Educa, por exemplo, divulgou os Cursos de Verão da Escola da Vila, em São Paulo, que ocorrerão no fim de janeiro.

Ufa! Com tanta novidade assim, já dá para ver que 2015 promete no Gente que Educa. ;)



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Gente que Educa: novidades e tutoriais facilitam a participação

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rede social Gente que Educa

A Equipe do Gente que Educa preparou vários tutoriais para facilitar a navegação na rede! Como o site ainda está em desenvolvimento, sempre aparecem novidades que podem deixar você pouco perdido. É por isso que vamos explicá-las e dar uma ajudinha a todos que estão participando dessa nova iniciativa!

As novidades mais recentes foram as notificações e a possibilidade de compartilhar conteúdos. Elas ainda serão aprimoradas, mas já significa uma grande melhora para que você acompanhe a repercussão de suas postagens e possa divulgar os assuntos mais interessantes.

Agora também é possível escolher se seus posts serão visíveis apenas para seus amigos ou para todos os usuários do site. Como a ideia é disseminar conhecimentos, recomendamos a segunda opção, pois assim dá para conhecer pessoas novas e sugerir discussões interessantes para todos.

Agora vamos aos tutoriais! Para quem acaba de se cadastrar, criamos um passo a passo básico sobre a timeline  e a página de perfil, a fim de que todos possam aproveitar todo o potencial do site.

Também fizemos algumas orientações para ferramentas específicas da rede. Para quem tem dúvidas sobre como explorar a área de grupos, explicamos tudo aqui. A agenda também está sendo aprimorada, mas você já pode publicar seus próprios eventos e conferir os que já estão atualizados. É só clicar aqui.

Não sabe como incluir ou trocar sua foto de perfil? É muito fácil! Basta seguir os três passos indicados nesta imagem. Já a ferramenta “Encontrar amigos do Facebook” ajuda a descobrir quais de seus contatos já estão no Gente que Educa.

Você que está interessado em pesquisar e criar planos de aula pode encontrar ajuda nos tutoriais sobre definição de direitos autorais e de dicas práticas. Mas se a ideia for aprender a adaptar os planos que já estão disponíveis em nosso acervo, confira esta página, que apresenta um exemplo real.

Ufa! São muitas coisas rolando por lá. Mas se você ainda tem dúvidas ou tem uma sugestão para melhorar o site, mande um e-mail para gentequeeduca@gmail.com ou uma mensagem privada para o perfil da Equipe.

Esta é uma rede com e para educadores. Vamos juntos. Somos Gente que Educa! ;)

 

Até a próxima!


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Videoaulas do MIT com legendas em português desvendam a Ciência por trás do cotidiano

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Reprodução de página do projeto BLOSSOMSs

Temas como a formação de bolhas de sabão são parte das videoaulas do projeto BLOSSOMSs, do MIT

Não é de hoje que os recursos audiovisuais são importantes aliados dos professores em sala de aula. Mas, atualmente, com o dinamismo dos recursos multimídia que marcam a era da internet, exibir vídeos muito longos para os alunos – por mais interessante que seja o assunto – pode ser um convite à dispersão. Imagine ainda se o tema das produções forem assuntos tradicionalmente considerados “difíceis”, como conteúdos ligados à Matemática, Física, Química e Biologia?

Foi pensando em despertar o interesse da turma para as aplicações práticas dos conhecimentos destas disciplinas na vida cotidiana que o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT – sigla em inglês), nos Estados Unidos, criou o projeto BLOSSOMSs (Blended Learning Open Source Science or Math Studies – algo como Fonte Aberta Mista de Aprendizagem para o Estudo de Matemática e Ciências, em tradução livre).

Com um acervo de mais de 40 vídeos com legendas em português e duração de cerca de 30 minutos, a plataforma reúne aulas que relacionam conhecimentos abstratos do Universo à aplicações práticas destes conceitos no dia a dia, como o que a que explica a Ciência por trás das bolhas de sabão. É possível ver toda a programação no próprio site. Além disso, desde novembro de 2014, ela também é exibida pelo canal Futura e na conta do Youtube da emissora.  Cada programa é acompanhado por um guia para os professores (ainda sem tradução para o português), com instruções sobre sua exibição e a indicação de materiais, experimentos e discussões a serem conduzidas em sala.

De acordo com as instruções do site, as aulas são estruturadas de modo que os alunos assistam a trechos de, no máximo, cinco minutos de duração, sucedidos por momentos em que o apresentador do vídeo, em geral um pesquisador do MIT ou de uma instituição parceira, convida o professor a fazer intervenções em sala ou a realizar alguma atividade. Desta forma, a alternância entre diferentes modalidades de interação garante o dinamismo da aula e permite a verificação da aplicação prática dos princípios científicos apresentados.

Quer participar?
Nascido de uma parceria entre pesquisadores da universidade americana e educadores de outras instituições, o site funciona como uma plataforma colaborativa. As contribuições, no entanto, devem ser apresentadas previamente aos administradores do projeto. Eles dão algumas dicas sobre como estruturar uma videoaula nos padrões da plataforma.

 


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Top 10 Gente que Educa: novas funcionalidades e mais interação

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Reprodução de página da rede GENTE QUE EDUCA

Reprodução de página da rede GENTE QUE EDUCA

Os últimos dias foram repletos de novidades para os usuários do Gente que Educa. Além das trocas de conhecimento e experiência, a rede ganhou funcionalidades que vão aumentar (muito!) as possibilidades de interação.

O site passou a avisar, na própria rede ou por e-mail, quando alguém curte ou comenta seus posts, escreve nos grupos em que você participa, além de outras atividades. Assim, fica mais fácil acompanhar o que está rolando. As notificações aparecem na barra superior, simbolizadas por um sininho. E se você leu alguma postagem bacana e quer que seus amigos a vejam, o botão “Compartilhar” chegou para isso.

É possível também acrescentar um comentário. Outro recurso interessante que entrou no ar é o que permite definir quem vai ler seus posts. É só escolher entre as opções “Publicar para seus amigos” e “Publicar para toda a rede”, que aparecem abaixo da caixa de texto.

Nesta semana, houve polêmica no Gente que Educa. O professor Ricardo Fernandes Gonçalves criticou a campanha publicitária da prefeitura do Rio de Janeiro, que associa políticas educacionais a uma linha de produção. A grande notícia dos últimos dias foi a entrega do prêmio Nobel da Paz, especialmente à Malala Yousafzai, por sua luta pelo direito universal à Educação. A Editora de NOVA ESCOLA, Elisa Meirelles, divulgou um vídeo emocionante sobre o assunto.

Entre os usuários mais ativos está Priscila Araújo. Ela sugeriu um site com obras de grandes estudiosos da Educação que estão em domínio público. Quem também postou uma boa dica foi a Amélia Borba, que divulgou um post sobre a Google Play for Education, a loja de apps para Educação do Google.

#DICA: Já tem programa para o recesso? O perfil oficial da Equipe Gente que Educa criou o grupo Férias!, em que serão divulgadas boas opções de diversão para esse período de descanso. E tem mais grupo bacana para acompanhar! A Clarissa Paz de Menezes criou o Alfabetização Audiovisual. Nele, todos que trabalham com esse tipo de recurso podem aprender e compartilhar novidades da área.

#ÚLTIMADICA! O Gente que Educa publicou um post com regras e boas práticas que devem ser seguidas na hora de interagir em sites e páginas nas redes sociais. Assim, o debate fica mais sadio e produtivo! ;-)


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TOP 10 Gente que Educa: os melhores planos de aula e outras novidades

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Planos de aula recomendados

Planos de aula recomendados

No TOP 10 desta semana, destacamos os primeiros planos de aula publicados por usuários do Gente que Educa que receberam o selo “Recomendado por Nova Escola”. Eles foram avaliados pela coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC), Regina Scarpa, e vão inspirar outros educadores. Fique por dentro também das últimas novidades do site e dos conteúdos mais quentes por lá!

O projeto Livro de Contos de Animais, criado por Bianca de Paula, foi o primeiro a receber o selo “Recomendado por Nova Escola”! O objetivo é trabalhar a leitura, a reescrita e a revisão de contos com turmas do 2º do Ensino Fundamental.

Outro plano a receber o selo foi Conjunções e período composto com textos opinativos, proposto por Wellington Soares, repórter de NOVA ESCOLA e educador popular do Redigir, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. São seis etapas para trabalhar gramática com estudantes do Ensino Médio.

Já Luiza Portela adaptou uma sequência original de NOVA ESCOLA para suas turmas de 4º e 5º anos do Fundamental. Revisando pontuação e repetição em produções textuais, traz como conteúdo o uso dos discursos direto e indireto e dos verbos de elocução.

#DICA: fique atento aos comentários que você recebe em seu post. O recurso de notificação está em desenvolvimento. Enquanto isso, não esqueça de acessar seu perfil e conferir se seus posts receberam comentários. Assim, ninguém fica sem resposta! ;)

Entre os conteúdos mais acessados está o post de Darwin Ianuskiewtz, que comenta a importância do professor para a formação dos alunos. Já Joseane Amancio publicou uma questão que dá o que pensar: “Olá colegas! Quero saber mais como trabalhar com alunos autistas na Educação Infantil”. Tem alguma sugestão? Clique aqui e comente no post dela.

“Finlândia irá trocar letra cursiva por digitação nas escolas primárias. O que vocês acham dessa medida?”, pergunta Hádila Aguiar no grupo Mídias Digitais na Educação. Quer ouvir a opinião dos colegas e também comentar o assunto? Acesse diretamente o post da Hádila.

Vocês já conhecem o grupo O que vimos e aprendemos sobre Educação. Sua líder, Priscila Araújo, já está compartilhando diversas dicas de filmes, cursos e sites para educadores. Entre lá! Já a Bárbara Nepomuceno adora tecnologia e publicou várias dicas bacanas no Gente que Educa. Visite o perfil dela para ler seus posts e solicitar sua amizade. #SIGAJÁ!

#ÚLTIMADICA! Colocar sua foto no Gente que Educa é muito simples: basta entrar em sua página de perfil, clicar na aba Privacidade e, na sequência, no botão “Escolher arquivo”. Busque a imagem no seu computador e clique em “Salvar”. Pronto!


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Como ensinar programação (mesmo sem saber )

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Garoto programando

Garoto programando

Escolas do mundo inteiro se comprometeram a dedicar, durante esta semana, uma hora da rotina escolar para o ensino de programação – a habilidade de desenvolver, por exemplo, programas de computador e aplicativos. A iniciativa é parte da Hora do Código (Hour of Code, no original em inglês), criado pela organização sem fins lucrativos Code.org para democratizar o acesso a esse tipo de conhecimento.

O mais bacana dessa ação é que ela é aberta a todos, mesmo a quem não sabe  programar! O site oficial do evento oferece diversos tutoriais que ensinam habilidades básicas de programação e tem um guia exclusivo para professores. Lá também é possível encontrar uma lista com informações sobre como participar “oficialmente” do evento. Está tudo disponível em http://br.code.org/

MAS O QUE É PROGRAMAÇÃO E POR QUE ENSINAR ISSO?

Programar é basicamente criar comandos para que computadores os processem. É por meio dela que são criados todos os softwares utilizados em computadores, jogos de videogame e aplicativos para celular.

Alguns movimentos defendem que seja ensinada nas escolas tanto porque envolve habilidades de lógica quanto porque ela possibilita entender como são construídos os objetos aos quais todos nós temos acesso o tempo inteiro. A iniciativa é apoiada por grandes nomes da indústria de computação, como Bill Gates e Mark Zuckerberg.

No Brasil, não existem indicações oficiais que determinem o ensino ou não dessas habilidades. Portanto, cabe a cada escola optar por abordar o tema ou não, de acordo com seu projeto pedagógico.


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Conheça a Superbusca, o Google da Educação

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Superbusca da Educação

Superbusca da Educação

É difícil imaginar a vida sem Google, né? Usamos tanto o dito cujo que aprendemos até macetes de como se virar bem com ele. Agora, imagine uma ferramenta criada para quem precisa encontrar material qualificado e relevante sobre o ensino. Pois ela já existe e se chama Superbusca da Educação :O

Funciona assim: a equipe do Gente que Educa faz uma curadoria de conteúdo, selecionando os melhores sites. Com base nas palavras-chave inseridas pelo usuário, a Superbusca vasculha essa lista utilizando o potente motor de pesquisa do Google. Já são mais de mil endereços. Estão lá as páginas de todas as universidades públicas do país; os portais do Ministério da Educação (MEC), das Secretarias Estaduais da Educação e de todas as capitais brasileiras; 30 revistas acadêmicas renomadas; publicações sobre Educação e áreas afins; instituições do terceiro setor e muito mais. E você ainda pode indicar para a curadoria outros sites que não estão lá, clicando aqui.

Ao procurar o termo “jogos” , por exemplo, a Superbusca traz uma série de atividades lúdicas que você pode trabalhar com a turma. Nas páginas seguintes, aparecem trabalhos acadêmicos que estudam as brincadeiras na Educação, como um artigo que aborda a questão a partir da Teoria Crítica. Já no Google, a palavra-chave é entendida pelo algoritmo de maneira muito mais ampla, trazendo resultados que pouco têm a ver com a sala de aula.

O mesmo acontece com “contos” . O Google traz 23 milhões de resultados, na maior parte irrelevante para quem trabalha com Educação (a primeira página, por exemplo, só traz textos de teor erótico). Já a Superbusca devolve mais de 28 milhões de links com estudos acadêmicos, planos de aula e até páginas com diversas obras disponíveis para download, como textos de James Joyce. Já na pesquisa por “EJA” , encontramos os cadernos de Educação de Jovens e Adultos do MEC, que traz diversas orientações sobre o perfil dos alunos desse segmento e como os educadores contribuir para o ensino deles. São ao todo cinco cadernos, que vale a pena conferir! Dê uma olhada no Caderno 1 .

Pesquisando pelo tema “língua estrangeira”, achamos artigos interessantes, como Práticas de Tradução para Aula de Língua Estrangeira  e A Linguagem de Sala de Aula na Formação do Professor de Língua Estrangeira na Superbusca. Outro bom exemplo é a expressão “avaliação escolar”.  Foram localizados artigos sobre o tema que não estavam nas primeiras páginas do Google, como Avaliação do Rendimento Escolar: Estudos e Concepção.

E ai, gostou? O Gente que Educa e a Superbusca da Educação foram desenvolvidos com o intuito de unir a teoria e a prática para contribuir com a formação de educadores de todo o Brasil. Vem conhecer a nova ferramenta e Conte para gente o que achou!


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Enquete: os leitores opinam sobre tecnologia

Dificuldade de acesso ao computador é entrave em escolas brasileiras | Crédito: Vilmar Oliveira

Há duas semanas, mostramos aqui no blog os resultados da TIC Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). O estudo indicou que a maioria das escolas públicas do país tem computador e acesso à internet, mas eles continuam fora do alcance da comunidade escolar ou, na melhor das hipóteses, restritos aos laboratórios de informática. Pensando nisso, questionamos: onde estão as máquinas de sua escola? Nossa enquete foi respondida por 141 pessoas e os dados reproduzem o que foi encontrado na pesquisa: 36% dos participantes disse que os computadores estão no laboratório, mas há pouco incentivo para usá-los. Chama atenção também o número de docentes que admite: as máquinas ficam trancadas em uma sala a que ninguém tem acesso (17%). Felizmente, porém, logo em seguida vêm os que garantem que eles são usados de forma adequada (16%).  Nesses casos, um profissional é responsável por propor atividades diversificadas, como a produção de jornais, blogs e vídeos, em colaboração com o professor titular da turma. Os demais respondentes disseram que as máquinas estão no laboratório e um monitor é responsável por ensinar a usar programas e aplicativos (14%), que levam seus notebooks à sala (8%), que há máquinas disponíveis em classe (quase 8%) e, por fim, que os alunos têm laptops e os levam para onde forem (menos de 1%).


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