Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Aprender com Jogos e Situações-Problema

Aprender com Jogos
120 págs, 16 x 23 cm

Lançado há pouco mais de uma década, o livro Aprender com Jogos e Situações-Problema, de Lino de Macedo, Ana Lúcia Petty e Norimar Christe Passos, continua atual e importante. Os autores revelam de maneira clara e objetiva como utilizar os recursos do título em sala de aula. Mas não espere encontrar aqui um manual prático. Solidamente alicerçada em conceitos teóricos, a obra é muito mais que um receituário.

Baseando-se em pressupostos de Jean Piaget (1896-1980) - o defensor da ideia de que, "para aprender, o sujeito precisa conhecer o objeto, agir sobre ele e transformá-lo" -, Macedo, Petty e Passos relatam propostas desenvolvidas no Laboratório de Psicopedagogia da Universidade de São Paulo (LaPp-USP) com alunos da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. Em todas elas, percebe-se como as crianças precisam ser ativas ao jogar, assumindo uma postura responsável diante de seu próprio percurso de aprendizagem.

No total, o livro aborda seis jogos: Quiles, Sjoebalk, Caravana, Resta Um, Traverse e Quarto. Cada qual tem sua história brevemente comentada e as regras descritas em detalhes. Nenhum deles é tratado como simples recurso, mas como projetos pedagógicos com potencial de levar a um aprendizado diferenciado e significativo - desde que estejam devidamente inseridos numa proposta que contemple objetivos claros, público definido, materiais previamente selecionados, tempos e espaços bem planejados e avaliações pertinentes.

As situações-problema merecem atenção especial por parte do leitor. Na concepção dos autores, elas devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, apresentando sempre algum obstáculo ou impasse e exigindo construir procedimentos, que as crianças decidam qual é a melhor ação a ser adotada. Tal perspectiva favorece o domínio cada vez maior da estrutura do jogo, propicia debates e questionamentos sobre o ato de jogar e faz com que os alunos deixem de contar apenas com a sorte ou a tentativa-e-erro como estratégia. Durante a leitura, é possível perceber quais são os melhores momentos para propor um problema e as questões capazes de promover avanços significativos na aprendizagem. Em suma: este livro é um convite a todos que buscam garantir às crianças um ensino pleno de sentido e significado.

CAMILLA SCHIAVO RITZMANN, autora desta resenha, é mestre em Educação e formadora de professores.

De 9 de maio a 10 de junho

Quem entrar em contato com a Editora Artmed e mencionar a parceria com a NOVA ESCOLA ganhará 15% de desconto na compra de um exemplar.

Comentários
Publicado em NOVA ESCOLA, Edição 242, Maio 2011, com o título Teoria e prática de jogos para usar em sala de aula
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.