Região Nordeste

Alagoas
Ver PNBE. Mais informações: tel. (82) 3315-1230.

Bahia
Ver PNBE. Mais informações: tel. (71) 3115-1401.

Ceará
Coleção PAIC Prosa e Poesia
A Secretaria de Educação abre um edital para que autores locais enviem seus trabalhos literários para apreciação de uma comissão técnica, composta por profissionais da própria Secretaria. Os livros editados fazem parte de uma coleção de prosa e poesia, enviada a todas as escolas da rede pública.
Mais informações: Márcia Campos, Coordenadora de Cooperação com os Municípios, responsável pelo PAIC, tel. (85) 3101-3942.

Maranhão
Ver PNBE. Mais informações: tel. (98) 3221-8537 ou pelo e-mail educacao@educacao.ma.gov.br.

Paraíba
Ver PNBE. Mais informações: tel. (83) 3218-4289.

Pernambuco
Programa Pernambuco Lendo
A Secretaria de Educação garante obras literárias ao acervo de 900 bibliotecas escolares; 96 bibliotecas comunitárias e a Biblioteca Pública do Estado. Os acervos são atualizados a cada dois anos. Os gestores escolares, assim como professores, coordenadores pedagógicos e até os técnicos administrativos recebem crédito para adquirir os títulos na Bienal Internacional do Livro. No caso de bibliotecas escolares recém-criadas, a Secretaria envia kits com 1,5 mil livros cada – de gêneros variados e autores locais, nacionais ou estrangeiros.

Mais informações: tel. (81) 3183-8200.

Piauí
As escolas podem solicitar livros diretamente à Secretaria de Educação. Os diretores devem entrar em contato pelo telefone (86) 3216-3312 com a lista de livros desejados em mãos, para efetuar um pedido formal.

Rio Grande do Norte
Programa Cheque-Livro
A Secretaria de Educação oferece a professores e alunos das escolas da rede estadual um “cheque-livro” para que todos possam adquirir títulos literários durante a Feira do Livro de Mossoró e do Seridó. Os livros são incorporados aos acervos das escolas, inclusive os adquiridos pelos estudantes. O evento conta, ainda, com debates e palestras com autores e oficinas literárias gratuitas e abertas ao público.

Biblioteca para Todos
O programa organiza mutirões para implementar, até o final deste ano, 121 bibliotecas comunitárias em todo o estado. Recursos da Secretaria de Educação são empregados para a aquisição de livros, com destaque para a valorização de títulos regionais, como a literatura de cordel.

Mais informações: tel. (84) 3232-1331.

Sergipe
Projeto Biblioteca Escolar
Desde 2008, a Secretaria de Educação de Sergipe distribuiu 113, 5 mil volumes entre livros e periódicos, para todas as escolas da rede. Os livros são selecionados conforme os níveis de ensino, por uma equipe de técnicos da própria Secretaria e enviados anualmente às escolas de Ensino Fundamental.
Para o Ensino Médio, a Secretaria distribuiu 10 mil livros indicados nos vestibulares da Universidade Federal de Sergipe para 17 escolas da rede pública. Uma parceria com a Secretaria da Cultura do Estado também levou 1200 exemplares de obras sobre arte e cultura regionais às bibliotecas escolares.
O projeto envolve, ainda, a implantação de bibliotecas escolares nas instituições que ainda não dispõem desses espaços de leitura.

Projeto Livro Vivo
Desenvolvido em parceria com a Editora Paulus e a Secretaria da Cultura do Estado, o projeto distribuiu, em dois anos, 8 mil kits literários, com 48 mil títulos infantis, e juvenis para os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, das escolas estaduais.

Mais informações: tel. (79) 3179-8907.