Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Atividade Permanente

Ilustração de texto

Objetivo
- Criar ilustrações inéditas para um texto.

Material necessário
Letras das músicas do CD Pequeno Cidadão, canetas hidrocor coloridas, lápis de cor, lápis grafite preto, borrachas e sulfite.

Flexibilização
Para que alunos com deficiência física nos membros superiores criem suas próprias ilustrações, o primeiro passo é apresentar boas referências de obras e utilizações de materiais. Assim, ele poderá compreender quais dessas referências podem ajudá-lo a construir suas próprias marcas pessoais. Discutir sobre as letras das músicas que serão ilustradas é outro bom ponto de partida. Ofereça papeis maiores e mais espessos, como a cartolina. Outra sugestão é fixar o papel na carteira, com fita adesiva, ou colocá-lo em uma prancheta. Se a criança for capaz de fazer o movimento de pinça, ofereça giz de cera, canetas piloto ou cola colorida. As tintas mancham e costumam escapar do controle da criança, prejudicando o resultado da ilustração. No caso de alunos incapazes de realizar o movimento de pinça, mesmo com apoios, sugira que a ilustração seja feita com os pés, utilizando tinta. É possível, ainda, trabalhar com figuras previamente preparadas por você ou pelos demais colegas, que possam ser fixadas pelo aluno com deficiência física em um painel feito com tiras de velcro. Assim, ele trabalha as noções de composição.

Desenvolvimento
Disponibilize as letras e convide a turma a ouvir o CD. Peça que seja eleita uma música para ser ilustrada. Liste as possíveis técnicas que podem ser usadas com o material. Defina com cada aluno se o trabalho será referente a uma estrofe ou a um refrão ou se vai representar toda a música. Durante a produção, apoie o grupo em relação à técnica e converse sobre os trabalhos, mas evite dar indicações sobre o que deve ser feito ou posto na ilustração.

Avaliação
Peça que os estudantes justifiquem a técnica que escolheram. Avalie o uso das cores e o estilo de cada um, perguntando se as opções têm a ver com a canção. No caso de quem optou por ilustrar uma estrofe ou um refrão, observe o quanto esse recorte associado à melodia está presente e quais informações foram adicionadas pela ilustração. Para quem escolheu ilustrar uma canção inteira, peça que explicite o sentido da música.

Consultoria: Rosa Iavelberg
Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.